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Título: Estudo empírico dos antecedentes de medidas de impacto do treinamento no trabalho
Outros títulos: An empirical study of the antecedents of training impact at work measures
Autor(es): Pilati, Ronaldo
Borges-Andrade, Jairo Eduardo
Assunto: Treinamento
Comportamento - análise
Psicologia do trabalho
Data de publicação: 2004
Referência: PILATI, Ronaldo; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Estudo empírico dos antecedentes de medidas de impacto do treinamento no trabalho. Psicologia. Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 20, n. 1, p. 31-38, jan./abr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v20n1/a05v20n1.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722004000100005.
Resumo: O foco dos pesquisadores no campo do Treinamento e Desenvolvimento (T&D) tem sido a mudança de comportamento no trabalho. O objetivo do presente estudo é comparar dois modelos de predição desta mudança, denominada, aqui, impacto do treinamento no trabalho. Participaram da pesquisa 426 ex-treinandos de quatro organizações. Foram utilizadas escalas validadas para a mensuração das variáveis de estudo e os dados obtidos foram submetidos a análises multivariadas. Os principais resultados apontaram uma diferença de predição entre impacto de treinamento em profundidade e impacto em largura. Além disso, uma variável situacional distal indicou uma relação preditiva com estes dois impactos, mediada por uma variável situacional proximal. Com base nesses resultados, argumenta-se que impactos em amplitude e em profundidade possuem preditores distintos, sendo facetas diferentes da mudança de comportamento no trabalho resultante de T&D.
Abstract: The focus of researchers in the Training and Development (T&D) field is behavior change at work. The objective of the present study is to compare two predictive models for this change, called here, training impact at work. The research participants were 426 ex-trainees from four organizations. Validated scales were used to measure the variables in this study and the collected data have been treated by multivariate analytical procedures. The main results have shown a difference in prediction between training impact in depth and impact in breadth. Furthermore, a distal situational variable showed a predictive relationship with these two impacts, mediated by a proximal situational variable. Based on these results, it is argued that training impacts in depth and in breadth have different predictors, being different facets of the behavior change at work resulting from T&D.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722004000100005
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