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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6073
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dc.contributor.authorMagalhães, Mônica Lemes-
dc.contributor.authorBorges-Andrade, Jairo Eduardo-
dc.date.accessioned2010-12-03T13:39:25Z-
dc.date.available2010-12-03T13:39:25Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Mônica Lemes; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Auto e hetero-avaliação no diagnóstico de necessidades de treinamento. Estudos de Psicologia, Natal, v. 6, n. 1, p. 33-50, 2001. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/epsic/v6n1/5331.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2010. doi: 10.1590/S1413-294X2001000100005.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6073-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivos: desenvolver uma metodologia de avaliação de necessidades de treinamento que incluísse atitudes; estudar a relação entre auto e hetero-avaliação, buscando avaliar conhecimentos, habilidades e atitudes; e avaliar a relação entre a auto-avaliação e algumas variáveis preditoras (tempo de trabalho na organização e na função, emprego anterior, gênero, estado civil, escolaridade e idade). Foram desenvolvidos questionários, de acordo com o método de análise de papel ocupacional. Esses questionários foram aplicados em 898 bancários e seus supervisores imediatos. Os resultados sugeriram que a metodologia parece ser adequada para analisar necessidades de treinamento. Mostraram também que existe relação significativa entre auto e hetero-avaliação de necessidades de treinamento, embora supervisores tendam a apontar maiores necessidades de treinamento, em seus subordinados, do que as auto-avaliações destes mesmos.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAuto e hetero-avaliação no diagnóstico de necessidades de treinamentoen
dc.title.alternativeSelf and hetero assessment in training needs diagnosticen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordTreinamentoen
dc.subject.keywordAvaliação de treinamentoen
dc.subject.keywordAutoavaliaçãoen
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2001000100005en
dc.description.abstract1The objectives of the present study were: to develop a training needs assessment methodology that included attitudes; to study the relationship between self and hetero assessment, by assessing knowledge, skills and attitudes; and to evaluate the relationship between self-assessment and some predicting variables (work experience at the organizational and occupational levels, prior job experience, gender, marital status, schooling and age). Questionnaires were developed, following the method of occupational role analysis. These questionnaires were applied in 898 bank employees and their immediate supervisors. Results have suggested that the methodology seems to be appropriate for analyzing training needs. They have also shown that there is a significant relationship between self and hetero assessments of training needs. However, supervisors tend to point higher training needs, in their subordinates, than the self-assessments made by the latter.-
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