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dc.contributor.authorPires, Sergio Fernandes Senna-
dc.contributor.authorBranco, Angela Uchoa-
dc.date.accessioned2010-12-02T12:07:34Z-
dc.date.available2010-12-02T12:07:34Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationPIRES, Sergio Fernandes Senna; BRANCO, Angela Uchoa. Protagonismo infantil: co-construindo significados em meio às práticas sociais. Paidéia (Ribeirão Preto) [online], v. 17, n. 38, p. 311-320, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n38/v17n38a02.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S0103-863X2007000300002.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6052-
dc.description.abstractNeste artigo discutem-se as conceituações de protagonismo infantil e as possibilidades de participação das crianças na sociedade, diante das práticas sociais relacionadas à institucionalização da infância e à separação entre crianças e adultos. A partir da construção social do conceito de infância, baseado na pressuposição da incapacidade e da incompletude infantis, analisam-se os possíveis níveis de participação infantil nos processos decisórios. Conclui-se que uma abordagem socio-histórico-cultural permite compreender como o desenvolvimento do conceito de infância e a adoção de outros critérios poderão promover maior aproximação entre crianças e adultos e suas formas de compartilhar projetos, responsabilidades e compromissos.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleProtagonismo infantil : co-construindo significados em meio às práticas sociaisen
dc.title.alternativeChildren's participation : co-constructing meaning within social practicesen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordParticipação infantilen
dc.subject.keywordProtagonismo infantilen
dc.subject.keywordConceito de infânciaen
dc.subject.keywordVisibilidade infantilen
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300002en
dc.description.abstract1In this article, the meaning of child participation and his/her effective possibility to take initiatives concerning social practices are discussed considering the institutionalization of childhood and children's segregation from the "adult world". Starting from the social construction of the childhood concept, based on the assumption of children inabilities and incapacities, follows a discussion concerning the possible different levels of children participation in decision making. From a sociocultural-historical approach, it is possible to understand how the development of the 'childhood' concept and the adoption of different criteria may promote a closer approach between children and adults and the sharing of projects, responsibilities and commitments.-
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