Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6046
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PesquisaQualitativaDesenvolvi.pdf455,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Pesquisa qualitativa e desenvolvimento humano : aspectos históricos e tendências atuais
Outros títulos: Qualitative inquiry and human development : historical aspects and contemporary trends
Autor(es): Souza, Tatiana Yokoy de
Branco, Angela Uchoa
Oliveira, Maria Claudia Santos Lopes de
Assunto: Psicologia do desenvolvimento
Pesquisa qualitativa
Entrevista narrativa
Análise de pequenas histórias
Data de publicação: 2008
Referência: SOUZA, Tatiana Yokoy de; BRANCO, Angela Uchoa; OLIVEIRA, Maria Claudia Santos Lopes de. Pesquisa qualitativa e desenvolvimento humano: aspectos históricos e tendências atuais. Fractal, Rev. Psicol. [online], v. 20, n. 2, p. 357-376, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/fractal/v20n2/04.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S1984-02922008000200004.
Resumo: Este trabalho constitui uma revisão da construção histórica da psicologia do desenvolvimento até chegar à epistemologia qualitativa, para verificar a relação historicamente constituída entre princípios epistemológicos e orientação metodológica. Discute-se o papel da entrevista narrativa na pesquisa qualitativa do desenvolvimento e apresenta-se um trecho de uma entrevista de pesquisa, a fim de expressar uma linha de análise do desenvolvimento por meio da interpretação de pequenas estórias. A epistemologia qualitativa resgatou a dimensão cultural nas pesquisas psicológicas, valorizando a mediação semiótica na construção do conhecimento e considerando as práticas discursivas como importantes ferramentas de interpretação dos fenômenos subjetivos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper reviews the historical construction of developmental psychology up to the moment when a qualitative epistemology re-emerged and discusses the historical links between epistemological principles and methodological guidelines. The role of narrative interviews, taking a qualitative approach in human development, is discussed and an excerpt from a research interview is presented to exemplify the analytical possibilities of the method designated as interpretation of small stories. The qualitative epistemology re-introduced culture in psychological research, emphasizing the role of semiotic mediation in knowledge construction processes and acknowledging discursive practices as important tools to interpreting subjective phenomena.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922008000200004
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons