http://repositorio.unb.br/handle/10482/6046
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_PesquisaQualitativaDesenvolvi.pdf | 455,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Pesquisa qualitativa e desenvolvimento humano : aspectos históricos e tendências atuais |
Outros títulos: | Qualitative inquiry and human development : historical aspects and contemporary trends |
Autor(es): | Souza, Tatiana Yokoy de Branco, Angela Uchoa Oliveira, Maria Claudia Santos Lopes de |
Assunto: | Psicologia do desenvolvimento Pesquisa qualitativa Entrevista narrativa Análise de pequenas histórias |
Data de publicação: | 2008 |
Referência: | SOUZA, Tatiana Yokoy de; BRANCO, Angela Uchoa; OLIVEIRA, Maria Claudia Santos Lopes de. Pesquisa qualitativa e desenvolvimento humano: aspectos históricos e tendências atuais. Fractal, Rev. Psicol. [online], v. 20, n. 2, p. 357-376, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/fractal/v20n2/04.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S1984-02922008000200004. |
Resumo: | Este trabalho constitui uma revisão da construção histórica da psicologia do desenvolvimento até chegar à epistemologia qualitativa, para verificar a relação historicamente constituída entre princípios epistemológicos e orientação metodológica. Discute-se o papel da entrevista narrativa na pesquisa qualitativa do desenvolvimento e apresenta-se um trecho de uma entrevista de pesquisa, a fim de expressar uma linha de análise do desenvolvimento por meio da interpretação de pequenas estórias. A epistemologia qualitativa resgatou a dimensão cultural nas pesquisas psicológicas, valorizando a mediação semiótica na construção do conhecimento e considerando as práticas discursivas como importantes ferramentas de interpretação dos fenômenos subjetivos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper reviews the historical construction of developmental psychology up to the moment when a qualitative epistemology re-emerged and discusses the historical links between epistemological principles and methodological guidelines. The role of narrative interviews, taking a qualitative approach in human development, is discussed and an excerpt from a research interview is presented to exemplify the analytical possibilities of the method designated as interpretation of small stories. The qualitative epistemology re-introduced culture in psychological research, emphasizing the role of semiotic mediation in knowledge construction processes and acknowledging discursive practices as important tools to interpreting subjective phenomena. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922008000200004 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons