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Título: Análise de comportamentos do odontólogo no contexto de atendimento infantil
Outros títulos: The dentist's behavior analysis in the context of children treatment
Autor(es): Rolim, Gustavo Sattolo
Moraes, Antônio Bento Alves de
Costa Júnior, Áderson Luiz
César, José
Assunto: Comportamento - análise
Cirurgião-dentista
Atendimento odontológico
Odontologia
Data de publicação: 2004
Referência: ROLIM, Gustavo Sattolo; MORAES, Antônio Bento Alves de; CÉSAR, José; COSTA JÚNIOR, Áderson Luiz. Análise de comportamentos do odontólogo no contexto de atendimento infantil. Estud. psicol. (Natal) [online], v.9, n.3, p.533-541, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v9n3/a16v09n3.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2010. doi: 10.1590/S1413-294X2004000300016.
Resumo: A pesquisa comportamental em odontologia tem permitido reconhecer padrões de interação do cirurgião-dentista com seu cliente, assim como, propor formas de intervenção sistemática que contribuam para a facilitação do atendimento clínico. Este trabalho teve como objetivo analisar funcionalmente os comportamentos do cirurgião-dentista em uma seqüência de sessões de atendimento odontológico de uma criança. Todas as sessões foram registradas em vídeo e os episódios de interação comportamental profissional-cliente descritos na íntegra. Os comportamentos foram classificados em categorias conforme sua funcionalidade. Os resultados mostraram que o tratamento odontológico envolve um controle bidirecional entre seus participantes ativos. O dentista utiliza-se da instrução e distração, enquanto estratégias de manejo de comportamentos colaborativos, assim como, de contenção física e punição verbal para o controle de eventos não-colaborativos. Os resultados permitiram supor que o que leva o dentista a atuar de modo particular, parece ser o padrão comportamental da criança, assim como sua história de aprendizagem ao contexto de tratamento.
Abstract: Behavioral research in Dentistry has created possibilities of knowing different patterns of interaction between dentist and patient as well as procedures to improve dental care. The aim of the present study was to analyze the behavior of two dentists and a five-year old child, during clinical dental treatment. Dental treatment events were recorded and then described based on a functional analysis framework. Behaviors were classified into categories and analyzed in terms of actions antecedent and consequential events. Results showed that dental treatment involves a bi-directional control of patient and dentists' behavior. Instruction and distraction were the main management procedures of cooperative behavior. Physical restraint and verbal punishment were often used to control uncooperative behaviors. The results showed that what leads a dentist to have such behavior might be closely related to how the patient behaves as well as how much expertise the dentist has on dental treatment for children.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2004000300016
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