Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5979
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_MemoriaIdososTarefasComplexas.pdf117,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorVan Erven, Terezinha de Jesus Cordeiro Galvão-
dc.contributor.authorJanczura, Gerson Américo-
dc.date.accessioned2010-11-23T11:43:02Z-
dc.date.available2010-11-23T11:43:02Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationVAN ERVEN, Terezinha de Jesus Cordeiro Galvão; JANCZURA, Gerson Américo. A memória dos idosos em tarefas complexas. Psic.: Teor. e Pesq. [online], v.20, n.1, p.59-68, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v20n1/a08v20n1.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722004000100008.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/5979-
dc.description.abstractDois experimentos compararam o desempenho de jovens e idosos nos testes de recuperação livre, recuperação com pista extra-lista e recuperação com pista intra-lista. No primeiro experimento, foi avaliada a influência da complexidade da tarefa, do tempo de apresentação dos estímulos e da faixa etária sobre a recuperação livre de palavras apresentadas no contexto de sentenças. No segundo, jovens e idosos foram comparados para verificar os efeitos da complexidade da tarefa, do tipo de teste, do tamanho do conjunto do alvo e da força associativa da pista sobre a memória de palavras no contexto de sentenças do teste de recuperação com pista extra-lista e intra-lista. Os resultados mostraram uma redução na evocação em função do aumento da idade dos participantes. Também indicaram que a magnitude da diferença variou, dependendo do tipo de teste de memória aplicado e da presença de contexto relacionado ao alvo durante a codificação. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractTwo experiments tested young and elderly participants in free recall, intra-list and extra-list cued recall. The first study investigated the effects of task complexity, age and stimulus presentation rate on free recall of words presented within sentences. In the second experiment cued recall for words were investigated as a function of age, type of memory test, target set size and associative strength. The results revealed poorer recall for older than younger people. This difference varied according to the type of memory test and to the presence of context related to targets during encoding.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA memória dos idosos em tarefas complexasen
dc.title.alternativeAging and memory in complex tasksen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordMemória de idososen
dc.subject.keywordComplexidade da tarefaen
dc.subject.keywordTeste de memóriaen
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722004000100008en
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/5979/statistics">



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons