Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/5666
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_PaulaBragaZacharias.pdf462,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come : investigações premiliares sobre o jogo : o ensino das Artes Cênicas e os tradicionais jogos populares para a infância
Autor(es): Zacharias, Paula Braga
Orientador(es): Matsumoto, Roberta Kumasaka
Assunto: Jogos educativos
Educação especial
Data de publicação: 2008
Referência: ZACHARIAS, Paula Braga. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come: investigações premiliares sobre o jogo: o ensino das Artes Cênicas e os tradicionais jogos populares para a infância. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Nascida da práxis esta dissertação submete o universo do jogo a análise imaginária em busca de novos significados para as relações que se estabelecem entre o sujeito que conhece e o mundo que tenta conhecer. Os tradicionais jogos populares, Polícia e Ladrão, Pique-bandeira e o Garrafão são vistos como atos comunicantes espontâneos onde a linguagem cênica é predominante. O primeiro capítulo, traz em primeiro tempo, uma extensa experiência prática com crianças de 7 a 10 anos de idade e a revisão crítica necessária sobre a bibliografia disponível no Brasil para o teatro na infância. Em um segundo momento, no segundo capítulo, analiso a obra de Jean- Jacques Rousseau e Paulo Freire, marcos fundamentais no desenvolvimento dos conceitos jogo e educação, para posteriormente, no terceiro capítulo, sistematizar as relações entre estética e jogo tendo como pano de fundo o pensador Roger Caillois e o filósofo Walter Benjamin. A análise praxiológica de Claudine de France estrutura a pesquisa e os resultados alcançados na análise dos jogos. Gaston Bachelard redimensiona a própria estrutura do “saber fazer” e da ciência. A importância deste trabalho ecoará não só nas desgastadas tentativas educacionais brasileiras para a infância como também nas relações estéticas despojadas e carentes de reflexões acerca do Drama. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research work was originated from praxis (practice) and it analyses the universe of games under the imaginary view in order to find new meanings for the relations established between the individual that knows the world and that one who tries to know. The traditional popular games in Brazil Polícia e Ladrão, Pique-Bandeira and Garrafão are seen as spontaneous communicative acts where the theatrical language rules. The first chapter brings a great practical experience within children between 7 and 10 years old and the critical review of the available bibliography in Brazil about the theatre on childhood. On the second chapter, I analyse Jean-Jacques Rousseau and Paulo Freire works, which where fundamental on developing game and education concepts. Then, on the third chapter, I make a system with the relations between aesthetics and games, taking into account the sociologist Roger Caillois and the philosopher Walter Benjamin. The practical analyses of Claudine de France structures the research and the results reached in the games’ analysis. Gaston Bachelard redimensions the structure itself of the “know how” and of the science. The relevance of this research will have an impact not only on the tiring educational Brazilian tentative for the childhood, but also on the lazy and shallow aesthetical relations about the Drama.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2008.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.