Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5627
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_RejaneMariaBarbosa.pdf899,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Psicologia escolar nas equipes de atendimento/apoio à aprendizagem de Samambaia/DF : a atuação institucional a partir da abordagem por competências
Autor(es): Barbosa, Rejane Maria
Orientador(es): Araújo, Claisy Maria Marinho
Assunto: Aprendizagem
Data de publicação: 11-Out-2010
Referência: BARBOSA, Rejane Maria. Psicologia escolar nas equipes de atendimento/apoio à aprendizagem de Samambaia/DF: a atuação institucional a partir da abordagem por competências. 2008. xiii, 191 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar a atuação dos psicólogos escolares que compõem as Equipes de Atendimento/Apoio à Aprendizagem (EAAA) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF), mais especificamente na cidade de Samambaia, visando conhecer as concepções dos participantes em relação à sua atuação em Psicologia Escolar e os indicadores de competências que estes vêm desenvolvendo em seu contexto de trabalho. Utilizaram-se, como pressupostos teóricos, as bases conceituais da abordagem histórico-cultural do desenvolvimento psicológico humano, voltadas à especificidade dos sujeitos adultos e reflexões pautadas no desenvolvimento por competências. Como base metodológica, utilizou-se a epistemologia qualitativa. A construção dos dados ocorreu em três momentos: (a) construção de dados para caracterização dos participantes, por meio de um questionário; (b) investigação das concepções de atuação em Psicologia Escolar, por meio da realização de Memorial, e (c) investigação dos indicadores de desenvolvimento de competências, por meio de entrevistas coletivas. Os resultados obtidos indicaram que a atuação dos participantes tem se coadunado ao trabalho institucional em Psicologia Escolar, caracterizado pela criação de espaços de reflexão coletiva e de mediações junto aos diversos atores da escola. Nessa direção, os psicólogos escolares de Samambaia - DF têm desenvolvido competências de reflexão sobre suas próprias intervenções junto à escola, de análise dos processos intersubjetivos que ali ocorrem, e de atuação junto ao grupo de professores para a promoção do desenvolvimento adulto. Evidenciou-se, por meio deste estudo, a necessidade de se estabelecer uma sistematização das atividades já instaladas com vistas ao favorecimento da atuação institucional de forma mais consolidada. Diante, destas conclusões, sugeriu-se que, no âmbito da atuação da Psicologia Escolar na cidade de Samambaia/DF sejam contempladas estratégias do trabalho institucional junto aos próprios profissionais das EAAA em três dimensões de atuação, a saber: dimensão intra-equipe, ou seja, do psicólogo junto ao profissional que com ele compõe uma equipe local de apoio à aprendizagem; dimensão inter-equipes, isto é, atuação psicológica no grupo de EAAA de Samambaia - DF; e na dimensão extra-equipe, junto aos atores da escola. A formação continuada em serviço também surgiu como um dos desdobramentos apontados pela pesquisa, de forma a favorecer, nos próprios psicólogos escolares e nos atores da escola, o desenvolvimento de competências que viabilizem o sucesso da ação educativa. Ao final, relacionou-se algumas possibilidades de articulações administrativo-pedagógicas, no âmbito da SEDF, que favoreçam o trabalho do psicólogo com vistas à a promoção de uma cultura de sucesso no contexto educacional. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this work was to investigate the performance of the school psycologists that are part of the Team of Service/ Support to learning (EAAA) of the secretary of the state of the Federeal District (SEDF), more especificaly in the city of Samambaia, aiming to know the conceptions of the participants in relations of their performance of school psycology and the indicators of the competents that they have been developing in the conext of their performance in work. There were used as theorical pressuppositions that are in favor of the reflections about the human psycology development especificaly the adults, the bases of the concepts of approachment of the historical-culture and the development from the competences. As a metodological base, a quality epistemology was used. The construction of the data happened in three moments : (a) construction of the data to caracterize the participants, made by questionnaire; (b) investigation of the conceptions of the performance of shcool psycology, made by a memorial, and (c) investigation of the indicators of the developmente of the competences done by group interviews. The results founded indicates that the performance of the participants have been combined to the institucional work in school psycology, meaning that, characterized by criation of spaces of reflection to promote the adult development, together with the diferent actors of the school. In this direction, the school psycologists of the district - DF, have developed competences of refelction about their intervention with the school, of analization of the intersubjective procedures that has happened, and of the performance together with the group of teachers for the promotion of the adult development. From this study, there were evidence that there was a necessity to estabilish a sistematication of the activities already installed, with visions in favour of the performance of the institution in more consolidated way. In front of these conclusions, it is sugested that in the range of the performance from the school psycology in the city of Samambaia - DF that strategies of the sistematization of the institucional work should be contemplated together with the professionals of the EAAA, in three dimensions of performance, to know : dimension intra-team,that is, the psycologist together with the professional that with him/her forms a local team of support to learning; dimension inter-teams, that is, performance psycological together in the EAAA group of Samambaia - DF and, even in the dimension extra-team, together with the actors of the school. The formation continued in service has also came up as one of the consequences of the research, to bennefit the promotion of the continues formation in service of the selfsame school psycologists and of the actors of the school aiming the development of the competences that viabilize the success of the educative action. At the end there are related some possibilities of articulations educationals-administrative in the range of SEDF, that bennefit the psycologist´s work to achive the overcome of the school failure and to promote a culture of success in the educational context.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2006.
Informações de Acesso e Conteúdo: Dissertação apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, área de concentração Psicologia Escolar.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.