Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/5568
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDO AUGUSTO SCHIOCCHET O Que o Homem Proíbe na Terra, Deus Traz Pelo Mar.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O que o homem proíbe na Terra, Deus traz pelo mar: conhecimento, conflito e mito na Vila da Barra do Superagüi
Autor(es): Schiocchet, Leonardo Augusto
Orientador(es): Little, Paul Elliott
Assunto: Etnologia
Conflito socioambiental
Política ambiental
Comunidades tradicionais
Data de publicação: Abr-2005
Referência: SCHIOCCHET, Leonardo Augusto. O que o homem proíbe na Terra, Deus traz pelo mar: conhecimento, conflito e mito na Vila da Barra do Superagüi. 2005. 184 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
Resumo: "Nativos" e "ambientalistas", de acordo com uma terminologia aceita com algumas considerações por ambos os grupos, são os termos englobantes que abrangem os principais atores sociais da vila da "Barra do Superagüi". Meu objetivo central nesta dissertação é portanto "re-apresentar" (Latour 2004) a forma como ambos os grupos constróem seu conhecimento sobre aquilo que definem como Natureza, sobre si mesmos e sobre os principais outros aos quais definem; para que, com isso, possa re-apresentar então um panorama sobre o conflito sócio-ambiental na vila - tendo como estratégia discursiva justamente o contraste e o embate entre ao dois modelos de conhecimento distintos que emergem da minha apresentação inicial -, para finalmente concluir com algumas considerações teórico-antropológicas sobre os atores, o conflito sócio-ambiental na Barra do Superagüi, e sobre os modelos analíticos antropológicos para lidar com o tema.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2005.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.