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Título: "Ni vue, ni connue" : a contrução da nação na Guiana Francesa
Autor(es): Cleaver, Ana Julieta Teodoro
Orientador(es): Suárez, Mireya
Assunto: Identidade social
Guiana Francesa
Geopolítica
Data de publicação: 6-Jun-2005
Referência: CLEAVER, Ana Julieta Teodoro. "Ni vue, ni connue": a contrução da nação na Guiana Francesa. 2005. 168 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia)-Universidade de Brasília,Brasília,2005.
Resumo: Esta dissertação propõe-se a analisar o modo pelo qual os créoles do departamento ultramarino francês da Guiana Francesa constroem a nação. Em um sentido estritamente administrativo e geopolítico, não se esperaria que os créoles buscassem construir uma nação, uma vez que são franceses. No entanto, a construção da comunidade imaginada guianesa é legitimada por sua especificidade e pela busca da realização dos valores da República francesa, a saber, liberdade, igualdade e fraternidade. Nesse sentido, examino dados que me pareceram relevantes para a compreensão e reflexão sobre a temática. Assim, em um primeiro momento, analiso a gênese da identidade créole. Nesse ponto, discuto como idéias coloniais sobre o negro e como o processo de galicização foram fundamentais na gênese dessa identidade. Mais: o créole constitui-se, nesse contexto, como uma identidade normal, produzindo discursos, com efeito de verdade, sobre si próprio e sobre os demais grupos sociais da sociedade guianesa. Em um segundo momento, analiso os discursos e imagens metropolitanos sobre a Guiana. Tragédias e fracassos informaram esse olhar, transformando a Guiana em um memorial da sociedade metropolitana. Contudo, as ações governamentais da atualidade, notadamente as contendas envolvendo a questão ambiental, parecem indicar uma possibilidade de descontaminação desse lugar reputado por ser a "sepultura do homem branco". Nesse tocante, uma análise sobre a organização político-espacial também se faz necessária para uma maior compreensão das questões em jogo. Em seguida, apresento a configuração social guianesa. A existência de comunidades de base descontínuas caracteriza essa sociedade plural. Os imigrantes, por sua vez, representam a possibilidade de realização do projeto nacional, pois são incorporados a partir da síntese créole. Por fim, discuto como o projeto emancipatório aponta para construção de uma comunidade imaginada e como essa construção é informada pela perspectiva moderna. A reflexão sobre a instituição escolar e sobre o carnaval nos serve para compreender esse duplo movimento. De fato, o movimento e o trânsito são constitutivos da sociedade guianesa. A construção da nação na Guiana Francesa apresenta-se, dessa forma, como uma possibilidade de surgimento de uma sociedade efetivamente baseada na igualdade e no respeito à diferença. _____________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Ce mémoire se propose d'analyser la manière dont les Créoles du département français d'outre-mer de la Guyane construisent la nation guyanaise. Dans un sens strictement administratif et géopolitique, il n'y a pas lieu de s'attendre à ce que les Créoles chechent à construire une nation, puisqu'ils sont français. Néanmoins, la construction de la communauté imaginée guyanaise est légitimée par sa spécificité et par une volonté de réalisation des valeurs de la République Française, à savoir, liberté, égalité et fraternité. En ce sens, j'examine des données qui m'ont paru importantes pour la compréhension et la réflexion sur ce sujet. Ainsi, dans un premier moment, j'analyse la genèse de l'identité créole. Je discute comment certaines idées coloniales sur le Noir et le processus de gallicisation ont joué un rôle fondamental dans la genèse de cette identité. En outre, le Créole se constitue, dans ce contexte, comme une identité normale, en produisant des discours, qui ont un effet de vérité, sur lui-même et sur les autres groupes sociaux de la société guyanaise. Dans un second temps, j'analyse les discours et les images métropolitains sur la Guyane. Des tragédies et des échecs informent ce regard sur la Guyane, qui représente un mémorial de la société métropolitaine. Les actions gouvernementales de l'actualité, notamment les disputes concernant la question environnementale, indiquent cependant une possibilité de décontamination de cet endroit, réputé être le "tombeau de l'homme blanc". Au moment présent, une analyse de l'organisation politico-spatiale est également nécessaire pour une plus grande compréhension des enjeux. Ensuite, je présente la configuration sociale guyanaise. L'existence de communautés de base discontinues caractérise cette société plurielle. Les immigrants, à leur tour, représentent la possibilité de réaliser le projet national guyanais, puisqu'ils y sont incorporés à partir de la synthèse créole. Finalement, je discute comment le projet émancipateur suggère la construction de la communauté imaginée et comment cette construction est informée par la perspective moderne. La réflexion sur l'institution scolaire et sur le carnaval nous aide à comprendre ce double mouvement. En effet, le mouvement et le transit sont constitutifs de la société guyanaise. La construction de la nation en Guyane se présente donc comme une possibilité d'émergence d'une société effectivement basée sur l'égalité et sur le respect de la différence.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2005.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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