http://repositorio.unb.br/handle/10482/5339
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Título: | Um estudo das narrativas cinematográficas sobre as ditaduras militares no Brasil (1964-1985) e na Argentina (1976-1983) |
Outros títulos: | A study of a cinematographic narratives about the military ditatorships in Brazil (1964-19885) and in Argentina (1976-1983) |
Autor(es): | Souza, Maria Luiza Rodrigues |
Orientador(es): | Azevedo, Ana Vicentini de |
Assunto: | Cinema Ditadura e ditadores Arquivos Memória |
Data de publicação: | 27-Jul-2010 |
Data de defesa: | 2007 |
Referência: | SOUZA, Maria Luiza Rodrigues. Um estudo das narrativas cinematográficas sobre as ditaduras militares no Brasil (1964-1985) e na Argentina (1976-1983). 2007. 234 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Resumo: | De que modo o cinema elabora a ditadura brasileira de 1964-1985 e a argentina de
1976-1983? Como os filmes constroem discursos imaginativos sobre a experiência
ditatorial nestes países? Neste trabalho, são discutidos e analisados filmes
brasileiros e argentinos produzidos entre 1985 e 2005 que focalizam os respectivos
períodos ditatoriais. Estes filmes são tomados como filmes-arquivo por abordar e
construir imaginativamente um passado que é, ao mesmo tempo, uma leitura do
presente. Na primeira parte, a partir de uma discussão sobre cinema, antropologia
e a questão da noção de contexto, é feita uma argumentação sobre a nação como
construção imaginativa, abrindo caminho para interrogar o papel das narrativas
fílmicas nos encadeamentos da vida social. Isso se dá, inicialmente, por meio de
uma abordagem da problemática política na produção cinematográfica brasileira e
argentina anterior às ditaduras, em contraponto com a da realização dos filmes a
partir da década de 1990. Em seguida, são discutidos aspectos das ditaduras no
Brasil e na Argentina e a importante questão dos arquivos ditatoriais: os dilemas
em torno de tornar públicos ou não os documentos da ditadura nestes países e o
trabalho social e histórico de interpretação que orbita tais arquivos são o horizonte
da noção de filmes-arquivo, a qual será retomada na conclusão. A segunda parte
apresenta os filmes argentinos tratados, assinalando sua ênfase na questão da
família e da nação por meio da análise de dois filmes – Garage Olimpo (Marco
Bechis, 1999) e Kamchatka (Marcelo Piñeyro, 2002) – que, a partir de opções
estéticas diferentes, dão destaque à temática dos desaparecidos políticos,
presente de várias maneiras no cinema argentino sobre a ditadura. Na terceira
parte, uma discussão sobre o grupo de filmes brasileiros permite ressaltar alguns
temas recorrentes nesta filmografia sobre a ditadura, destacando-se a análise de
Quase dois irmãos (Lúcia Murat, 2005) e Cabra Cega (Toni Venturi, 2005). Esses
filmes podem ser vistos como duas das principais maneiras de o cinema brasileiro
discutir, reconstruir e trabalhar os eventos do período ditatorial: de um lado, uma
ênfase mais detida nas histórias sobre a luta armada contra a ditadura; de outro, a
partir desse tipo de abordagem, a atenção à convivência entre setores antagônicos
na vida social brasileira. Na conclusão, retomando o tema da memória e do
arquivo, argumenta-se que os filmes analisados, como filmes-arquivo, insinuam
diferentes formas de reconhecimento das ditaduras, constituindo parte de uma
memória ativa, articulada politicamente à vida social, um arquivo suplementar aos
arquivos ditatoriais institucionais. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT How does the cinema elaborate the periods of dictatorship in Brazil (1964–1985) and in Argentina (1976–1983)? How do films build up imaginative discourses about the experience of dictatorship in these countries? In this study, the Brazilian and Argentine films produced between 1985 and 2005, focusing on their respective dictatorial periods, are discussed and analyzed. These films are taken as filmsarchive because they imaginatively approach and build up the past, which is, at the same time, a way to read the present. In the first part, starting with a discussion about cinema, anthropology and the notion of context, an argumentation about nation as an imaginative construction is carried out, opening the path to question the role of the film narratives in the social life enchainment. This occurs, initially, through an approach of the political matters in the Brazilian and Argentine film production before the dictatorships, in a counterpoint with the film making in the 1990s. After that, the aspects of the dictatorships in Brazil and in Argentine are discussed, as well as the important issue of the archives of the dictatorial period: the dilemmas whether making public the documents of this period in these two countries and the social and historical work of interpretation that surrounds the dictatorial archives, which are the horizon of the notion of films-archive, a subject that will be retaken in the conclusion of this study. The second part presents the Argentine films treated, signaling their emphasis on the matter of family and nation through the analysis of two films – Garage Olimpo (Marco Bechis, 1999) and Kamchatka (Marcelo Piñeyro, 2002) – which, from different esthetic options, enhance the theme of people that disappeared due to political reasons, present in a variety of ways in the Argentine cinema about the dictatorial period. In the third part, a discussion about the Brazilian group of films permits to point out some recurrent themes in this filmography enhancing the analysis of Quase dois irmãos (Lúcia Murat, 2005) and Cabra Cega (Toni Venturi, 2005). These films can be seen as two of the main ways in which the Brazilian cinema discusses, rebuilds and works the events of the dictatorial period: on one side, emphasizing the stories about the armed fight against the dictatorial government; on the other hand, from this kind of approach, giving attention to the presence of antagonistic sectors in the Brazilian social life. In the conclusion, returning to the theme of memory and archive, it is commented that the films analyzed, as films-archive, insinuate different forms to recognize the dictatorships, constituting part of an active memory, politically articulated to the social life, a supplementary archive to the institutional dictatorial archives. |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, 2007. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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