Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/5285
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_MariliaFloresSeixasOliveira.pdf12,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Bebendo na raiz : um estudo de caso sobre saberes e técnicas medicinais do povo brasileiro
Autor(es): Oliveira, Marília Flores Seixas de
Orientador(es): Bartholo Junior, Roberto dos Santos
Assunto: Cultura popular - Brasil
Medicina popular
Data de publicação: 19-Jul-2010
Referência: OLIVEIRA, Marília Flores Seixas de. Bebendo na raiz: um estudo de caso sobre saberes e técnicas medicinais do povo brasileiro. 2008. 282 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Embora a diversidade cultural seja um traço fundante da cultura brasileira, a relação com saberes, técnicas e conhecimentos medicinais oriundos de comunidades não-hegemônicas ainda é preconceituosa, orientada pelo viés redutor da ciência moderna, gerando um empobrecimento do acervo cultural e a imposição de modelos exógenos, sem vínculos de pertencimento com os povos dos lugares. Neste trabalho, são discutidas as relações do homem com a saúde e o corpo - resultantes das interações entre cultura e natureza -, que manifestam epistemologias e técnicas singulares, historicamente situadas, cuja compreensão torna-se enriquecedora para a humanidade. Aborda-se, também, a pluralidade das misturas etno-culturais sobre o corpo, sob o ponto de vista da produção cultural brasileira e das tradições históricas presentes no processo histórico de sua constituição. São analisados fundamentos do paradigma médico dominante e das medicinas populares brasileiras, organizadas por princípios e referências culturais diferentes do modelo padrão. Fundamentando-se em outras visões de mundo e representações de corpo, muitas vezes distintas daquelas canonizadas pela ciência positivista, tais conhecimentos sobre o corpo reportam a culturas não-européias, aludem a saberes construídos a partir de divisões, cisões e dissensões internas do próprio modelo ocidental hegemônico, ou, ainda, referem-se a saberes mestiços, tradicionais, populares, híbridos, originados em culturas nascidas dos processos de colonização e de desbordamento da cultura européia, como foi o caso do Brasil. Acredita-se que o estudo das alternativas de saúde apresentadas por medicinas não-hegemônicas pode vir a ser repertório para a rediscussão dos paradigmas contemporâneos, considerando a centralidade das questões relacionadas ao corpo e a seus processos na vida social. Como forma de apresentar um exemplo maior da diversidade biológica presente nas tradições medicinais do povo brasileiro, foi elaborado um catálogo com cerca de quinhentas plantas de uso terapêutico no Brasil, partindo-se de fontes bibliográficas publicadas. Conclui-se que o conhecimento e a discussão de outros ethos podem contribuir para o surgimento de uma nova produção de saberes, geradora de formas mais prudentes e responsáveis de atuação frente à natureza e às sociedades: a partir de uma mudança de enfoque no plano epistemológico e cultural podem-se valorizar conhecimentos alternativos, não-hegemônicos e saberes locais de promoção e atenção à saúde.
Abstract: Although cultural diversity is a defining aspect of the Brazilian culture, its relation with medicinal knowledge, techniques and practices from non-hegemonic communities is still full of prejudice, ruled by modern science’s diminishing point of view, leading to a depletion of the cultural knowledge and to the enforcement of exogenous models, with no belonging links with people around regions. Here, man’s relations with health and body – the ones that result from the interaction between culture and nature – are put under discussion. They manifest singular epistemologies and techniques, historically situated, which understanding shows to be aggrandizing for humanity. There’s also an approach to the plurality of ethno-cultural mixtures about the human body, under the perspective of Brazilian’s cultural production and historic traditions present in the historical process of its constitution. Fundaments of the dominant medical paradigm and Brazilian popular medicines are analyzed, organized by principles and cultural references different from the standard model. Based on alternative ideologies and human body representations, many times different from the ones canonized by the positivist science, such knowledge about the human body report to non-European cultures, allude to knowledge built from intern divisions, ruptures and dissensions of the hegemonic occidental model itself, or, still, refer to traditional, popular, hybrid knowledge, which originate from cultures resulting from the colonization and overflowing processes of the European culture, as it happened in Brazil. It is believed that the study of health alternatives presented by non-hegemonic medicines might become discussion issues for the contemporary paradigms, considering the centrality of matters related to the human body and its processes in social life. Knowledge and discussion of other ethos might contribute to the arising of a neoproduction of knowledge, which would generate more prudent and responsible ways of acting before nature and societies: starting from a focus change on the cultural and epistemological plan, alternative and non-hegemonic knowledge an local techniques of health promotion and attention might gain value.
Résumé: Bien que la diversité culturelle soit un aspect définissant de la culture brésilienne, la relation avec la connaissance, des techniques et des pratiques médicinales des communautés nonhégémoniques est encore pleine du préjudice, régné par le point de vue diminuant de la science moderne, menant à un épuisement de la connaissance culturelle et à l'application des modèles exogènes, sans des liens appartenants avec des personnes autour des régions. Ici, les relations de l'homme avec la santé et le corps - celui qui résultent de l'interaction entre la culture et la nature - sont mis à l'étude. Ils manifestent des épistémologies singulières et des techniques, historiquement situées, que l'arrangement montre agrandir pour l'humanité. Il y a également une approche à la pluralité de mélanges ethno-culturels au sujet du corps humain, sous la perspective de la production culturelle et des traditions historiques du Brésilien actuelles dans le processus historique de sa constitution. Des fondements du paradigme médical dominant et les médecines populaires brésiliennes sont analysés, organisé par des principes et des références culturelles différents du modèle standard. Basé sur des idéologies alternatives et des représentations de corps humain, beaucoup de fois différentes de celles canonisées par la science de positivist, une telle connaissance au sujet du rapport de corps humain aux cultures non-européennes, font référence à la connaissance établies des divisions d'interne, des ruptures et des dissensions du modèle occidental hégémonique elle-même, ou, distillateur, se rapportent à la connaissance traditionnelle, populaire, hybride, qui proviennent des cultures résultant de la colonisation et des processus de débordement de la culture européenne, comme ce a été le cas du Brésil. On le croit que l'étude des solutions de rechange de santé présentées par les médecines non-hégémoniques pourrait devenir des questions de discussion pour les paradigmes contemporains, vu la centralité des sujets liés au corps humain et à ses processus dans la vie sociale. Pour présenter un exemple plus grand de la diversité biologique présente dans les traditions médicinales du peuple brésilien, a été élaboré un catalogue avec environ cinq cents plantes d'utilisation thérapeutique au Brésil, en se partant de sources des biliográficas publiées. Il se conclut que la connaissance et la discussion d'autres ethos pourraient contribuer à surgir d'une nouvelle production de la connaissance, qui produirait des manières plus prudentes et plus responsables de l'action devant nature et sociétés, à partir d'un changement de foyer sur le plan culturel et epistemological, la connaissance alternative et non-hégémonique des techniques locales de la promotion et de l'attention de santé.
Unidade Acadêmica: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2008.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.