Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51699
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RenaldetePereiraDosSantos_DISSERT.pdf3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Rosineide Magalhães dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Renaldete Pereira dospt_BR
dc.date.accessioned2025-02-20T17:20:12Z-
dc.date.available2025-02-20T17:20:12Z-
dc.date.issued2025-02-20-
dc.date.submitted2024-03-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Renaldete Pereira dos. A variação linguística das pessoas da Fazenda Maiadinha: desafios fora da Comunidade Kalunga vão do Moleque, Cavalcante-GO. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51699-
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda a variação linguística na Fazenda Maiadinha, mais especificamente, na Comunidade Kalunga Vão do Moleque, localizada em Cavalcante, em Goiás. O objetivo é investigar como a variação linguística afeta sua integração na sociedade quando saem da comunidade, enfrentando diversos desafios. A motivação para este estudo reside na valorização da diversidade linguística e na busca por meios de superar as dificuldades enfrentadas por estudantes da Comunidade Quilombola Kalunga Vão do Moleque, bem como por outras comunidades de povos tradicionais que enfrentam desafios relacionados à variação linguística. A abordagem metodológica é qualitativa,quanto aos procedimentos são de cunho etnográfico e autoetnográfico, utilizando a análise da experiência pessoal para compreender a cultura. A pesquisa fundamenta-se nas obras de Bortoni-Ricardo (2004) sobre educação em língua materna, Preti (1987) sobre Sociolinguística e níveis de fala, Bortoni-Ricardo (2008) relativamente a tipos e métodos de pesquisa, além do livro Educação Quilombola (Silva; Santos; Rocha, 2021), entre outros. Esta pesquisa é crucial para as comunidades tradicionais, especialmente, para a Comunidade Kalunga Vão do Moleque, pois proporciona reflexões e análises sobre as variações linguísticas e seu impacto na vida da maioria, muitas vezes, invisibilizadas pela minoria que ocupa o topo da hierarquia social.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA variação linguística das pessoas da Fazenda Maiadinha : desafios fora da Comunidade Kalunga vão do Moleque, Cavalcante-GOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordVariação linguísticapt_BR
dc.subject.keywordComunidades quilombolaspt_BR
dc.subject.keywordVariação do discursopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research addresses linguistic variation at Fazenda Maiadinha, more specifically in the Kalunga Vão do Moleque Community, located in Cavalcante, Goiás. The objective is to investigate how the linguistic variation of these residents affects their integration into society when they leave the community, facing various challenges. The motivation for this study lies in the appreciation of linguistic diversity and the search for ways to overcome the difficulties faced by students from the Kalunga Vão do Moleque Quilombola Community, as well as other communities of traditional peoples who face challenges related to linguistic variation. The methodological approach is qualitative, ethnographic and autoethnographic, using the analysis of personal experience to understand culture. The research is based on the works of Bortoni-Ricardo (2004) on education in mother tongue, Preti (1987) on Sociolinguistics and levels of speech, Bortoni-Ricardo (2008) on types and methods of research, in addition to the book Educação Quilombola (Silva; Santos; Rocha, 2021), among others. This research is crucial for traditional communities, especially for the Kalunga Vão do Moleque Community, as it provides reflections and analyzes on linguistic variations and their impact on the lives of the majority, often made invisible by the minority that occupies the top of the social hierarchy.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.