Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sousa, Rosineide Magalhães de | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Genildo Fernandes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T20:39:31Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19T20:39:31Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-26 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Genildo Fernandes. Variação linguística na Comunidade Kalunga Vão de Almas, Cavalcante-Goiás: uma análise do processo de transição da oralidade da língua materna para a norma padrão. 2024. 85 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51691 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo Investigar o processo de transição da oralidade da língua
materna para a norma padrão e o processo de letramento entre a variedade falada e a norma
padrão dos estudantes do 6º ano do Colégio Estadual Calunga I (antiga sede), moradores
da comunidade quilombola Kalunga Vão de Almas, município de Cavalcante, Goiás,
Fazenda Coco. Ela não visa privilegiar uma variedade linguística em detrimento de outra,
mas promover o desenvolvimento de conhecimentos que permitam a preservação das
tradições, cultura, costumes e identidades locais. A pesquisa está fundamentada nos
conceitos da Sociolinguística, com destaque para autores como Bortoni-Ricardo (2008),
Sousa (2006), Creswell (2007), Bagno (2007), Vellasco e Sousa (2007), entre outros. A
metodologia está pautada na (auto)etnografia e na Sociolinguística. A dissertação está
dividida em quatro capítulos, que tem como fio contudor a narrativa autoetnográfica do
pesquisador quilombola. Os resultados revelados demonstraram um perfil sociolinguístico
complexo entre os estudantes, marcado por uma interação dinâmica entre aspectos do
ambiente rural e urbano, da linguagem oral e escrita. A variedade linguística apresentada
pelos alunos abrange expressões típicas da região, variações fonético-fonológicas e
preferências estilísticas, contribuindo para enriquecer o cenário sociolinguístico da
comunidade. Espera-se, com este trabalho, contribuir com os estudos das sociolinguística e
da etnografia no contexto quilombola e trazer dados da pesquisa sociolinguística na escola
que possa contribuir com políticas linguísticas para a educação quilombola. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Variação linguística na Comunidade Kalunga Vão de Almas, Cavalcante-Goiás : uma análise do processo de transição da oralidade da língua materna para a norma padrão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunidades quilombolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Etnografia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to investigate the transition process from the orality of the mother tongue
to the standard norm and the literacy process between the spoken variety and the standard
norm of 6th year students at Colégio Estadual Calunga I (former headquarters), residents of
the community quilombola Kalunga Vão de Almas, municipality of Cavalcante, Goiás,
Fazenda Coco. It does not aim to privilege one linguistic variety over another, but to promote
the development of knowledge that allows the preservation of traditions, culture, customs and
local identities. The research is based on the concepts of Sociolinguistics, with emphasis on
authors such as Bortoni-Ricardo (2008), Sousa (2006), Creswell (2007), Bagno (2007),
Vellasco and Sousa (2007), among others. The methodology is based on (auto)ethnography
and Sociolinguistics. The dissertation is divided into four chapters, which have as their thread
the autoethnographic narrative of the quilombola researcher. The revealed results showed a
complex sociolinguistic profile among the students, characterized by a dynamic interaction
between aspects of rural and urban environments, oral and written language. The linguistic
variety presented by the students includes typical regional expressions, phoneticphonological variations, and stylistic preferences, contributing to enriching the sociolinguistic
scenario of the community. This work is expected to contribute to the studies of
sociolinguistics and ethnography in the quilombola context and to bring data from
sociolinguistic research at school that can contribute to linguistic policies for quilombola
education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|