Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Ormezinda Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Erildo Fernandes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T20:39:30Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19T20:39:30Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-12 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Erildo Fernandes de. Ternos e Bandeiras: um estudo sócio-histórico do Letramento na Comunidade Kalunga Vão de Almas. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51689 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar os letramentos presentes na Folia de Reis
da Comunidade Kalunga Vão de Almas. Adotamos uma abordagem etnográfica com
concepção qualitativa, permitindo-nos registrar e analisar os fatos culturais dessa
comunidade, particularmente a Folia de Reis, um festejo tradicional significativo. O
estudo é fundamentado nos trabalhos de Marcuschi (2008), Street (2014), Kleiman
(2008), Rojo (2012) et al, entre outros, e utiliza as metodologias de Bortoni-Ricardo
(2008) e Creswell (2010). Para a geração de dados, realizamos entrevistas com
membros de diferentes idades da comunidade, incluindo jovens e idosos, que
desempenham papéis significativos nesta prática cultural. A pesquisa revelou que a
Folia de Reis é um gênero discursivo predominantemente oral que promove
letramentos e revela aspectos culturais e identitários da comunidade Kalunga.
Observamos a importância das narrativas orais, da música e dos instrumentos
tradicionais, que carregam significados culturais e letrados. Os resultados destacam
como a prática da Folia de Reis contribui para a preservação da identidade cultural e
para a conscientização sobre a relevância dos letramentos nas manifestações
religiosas. Esperamos que este estudo contribua para a compreensão dos letramentos
na tradição cultural Kalunga e inspire outras comunidades a valorizarem seus próprios
letramentos e culturas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ternos e bandeiras : um estudo sócio-histórico do letramento na Comunidade Kalunga Vão de Almas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros orais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to analyze the literacies present in the Folia de Reis of the Kalunga
Community of Vão de Almas. We adopted an ethnographic approach with a qualitative
conception, allowing us to record and analyze the cultural facts of this community,
particularly the Folia de Reis, a significant traditional festivity. The study is based on
the works of Marcuschi (2008), Street (2014), Kleiman (2008), Rojo (2012), among
others, and utilizes the methodologies of Bortoni-Ricardo (2008) and Creswell (2010).
For data generation, we conducted interviews with community members of different
ages, including both young and elderly individuals, who play significant roles in this
cultural practice. The research revealed that the Folia de Reis is a predominantly oral
discourse genre that promotes literacies and reveals cultural and identity aspects of
the Kalunga community. We observed the importance of oral narratives, music, and
traditional instruments, which carry cultural and literate meanings. The results highlight
how the practice of the Folia de Reis contributes to the preservation of cultural identity
and awareness of the relevance of literacies in religious manifestations. We hope that
this study contributes to the understanding of literacies in Kalunga cultural tradition and
inspires other communities to value their own literacies and cultures. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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