Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51689
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ErildoFernandesDeSouza_DISSERT.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Ormezinda Mariapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Erildo Fernandes dept_BR
dc.date.accessioned2025-02-19T20:39:30Z-
dc.date.available2025-02-19T20:39:30Z-
dc.date.issued2025-02-19-
dc.date.submitted2024-07-12-
dc.identifier.citationSOUZA, Erildo Fernandes de. Ternos e Bandeiras: um estudo sócio-histórico do Letramento na Comunidade Kalunga Vão de Almas. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51689-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar os letramentos presentes na Folia de Reis da Comunidade Kalunga Vão de Almas. Adotamos uma abordagem etnográfica com concepção qualitativa, permitindo-nos registrar e analisar os fatos culturais dessa comunidade, particularmente a Folia de Reis, um festejo tradicional significativo. O estudo é fundamentado nos trabalhos de Marcuschi (2008), Street (2014), Kleiman (2008), Rojo (2012) et al, entre outros, e utiliza as metodologias de Bortoni-Ricardo (2008) e Creswell (2010). Para a geração de dados, realizamos entrevistas com membros de diferentes idades da comunidade, incluindo jovens e idosos, que desempenham papéis significativos nesta prática cultural. A pesquisa revelou que a Folia de Reis é um gênero discursivo predominantemente oral que promove letramentos e revela aspectos culturais e identitários da comunidade Kalunga. Observamos a importância das narrativas orais, da música e dos instrumentos tradicionais, que carregam significados culturais e letrados. Os resultados destacam como a prática da Folia de Reis contribui para a preservação da identidade cultural e para a conscientização sobre a relevância dos letramentos nas manifestações religiosas. Esperamos que este estudo contribua para a compreensão dos letramentos na tradição cultural Kalunga e inspire outras comunidades a valorizarem seus próprios letramentos e culturas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTernos e bandeiras : um estudo sócio-histórico do letramento na Comunidade Kalunga Vão de Almaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGêneros oraispt_BR
dc.subject.keywordCultura popularpt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordIdentidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to analyze the literacies present in the Folia de Reis of the Kalunga Community of Vão de Almas. We adopted an ethnographic approach with a qualitative conception, allowing us to record and analyze the cultural facts of this community, particularly the Folia de Reis, a significant traditional festivity. The study is based on the works of Marcuschi (2008), Street (2014), Kleiman (2008), Rojo (2012), among others, and utilizes the methodologies of Bortoni-Ricardo (2008) and Creswell (2010). For data generation, we conducted interviews with community members of different ages, including both young and elderly individuals, who play significant roles in this cultural practice. The research revealed that the Folia de Reis is a predominantly oral discourse genre that promotes literacies and reveals cultural and identity aspects of the Kalunga community. We observed the importance of oral narratives, music, and traditional instruments, which carry cultural and literate meanings. The results highlight how the practice of the Folia de Reis contributes to the preservation of cultural identity and awareness of the relevance of literacies in religious manifestations. We hope that this study contributes to the understanding of literacies in Kalunga cultural tradition and inspires other communities to value their own literacies and cultures.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.