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Título: Formação de professores de Língua Portuguesa em foco : uma proposta de relação entre Gramática Gerativa, Inteligência Artificial e competências das bases curriculares contemporâneas
Autor(es): Gomes, Cintya Cardoso de Oliveira Brito
Orientador(es): Vicente, Helena da Silva Guerra
Assunto: Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Gramática gerativa - língua portuguesa
Inteligência artificial
Habilidades
Data de publicação: 19-Fev-2025
Referência: GOMES, Cintya Cardoso de Oliveira Brito. Formação de professores de Língua Portuguesa em foco: uma proposta de relação entre Gramática Gerativa, Inteligência Artificial e competências das bases curriculares contemporâneas. 2024. 220 f. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A delimitação do tema desta pesquisa diz respeito às questões de formação por competências numa perspectiva gerativista, em sincronia com as Bases Curriculares contemporâneas, tendências educacionais e os avanços tecnológicos. O objetivo é descrever as principais características de formação por competências linguístico-socioemocionais e tecnológicas da Base Nacional Comum Curricular/BNCC (BRASIL, 2018e) e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica/BNC (BRASIL, 2020a) e de suas relações com as noções de soft skills e hard skills e a Inteligência Artificial para propor uma releitura dessas Bases sob a perspectiva gerativista. Especificamente objetiva-se: a) identificar o modo pelo qual os aspectos linguístico-socioemocionais e tecnológicos das competências gerais dessas Bases Curriculares se organizam para mobilizar os conhecimentos prévios, protagonismo, engajamento com o outro, a emoção, as noções de hard skills e soft skills e as soluções criativas (inclusive tecnológicas) em função do desenvolvimento humano integral; b) apresentar o modelo teórico de descrição estrutural das sentenças pelo sistema de geração gramatical e seus efeitos no processamento de linguagem natural das máquinas para argumentar que o uso das tecnologias dos sistemas da Inteligência Artificial depende da competência linguística humana e c) explicitar os fundamentos inatos da aquisição da linguagem, o conceito de competência linguística e a criatividade sob o viés gerativista, relacionando-os às noções soft e hard skills, para entender a forma pela qual as competências gerais dessas Bases podem ser adquiridas. O corpus desta pesquisa constitui-se de dez competências gerais da BNCC (BRASIL, 2018e) e de dez competências gerais da BNC (BRASIL, 2020a), totalizando vinte competências. Trata-se de uma abordagem de cunho descritivo-interpretativo. Os enunciados foram analisados qualitativamente com base nas fundamentações teóricas e documentais. Os documentos de caráter normativo nos quais esta pesquisa se fundamentou foram as propostas de formação por competências da BNCC (BRASIL, 2018e) e BNC (BRASIL, 2020a). Os pressupostos teóricos desta pesquisa tiveram respaldos nas discussões histórico-teóricas sobre o conhecimento no estudo de Humboldt (1999), Platão (1973, 2001) e Descartes (1996); na formulação e entendimento de Chomsky (1957,1959a, 1959b, 1962, 1963, 1965, 1966, 1968, 1975, 1976, 1981, 1982, 1986, 1995, 1997, 1999, 2000a, 2000b, 2002a, 2002b, 2002c, 2004, 2005, 2006a, 2006b, 2009, 2014, 2015, 2017, 2021, 2023a, 2023b) sobre os fundamentos inatos da aquisição da linguagem, o conceito de competência linguística, a criatividade e o modelo teórico de geração de línguas naturais; na abordagem sobre o conceito de hard skills e soft skills de Babić e Slavković (2011); na pesquisa de Guerra-Vicente, Lunguinho e Gomes (2021) sobre o papel das soft skills e hard skills na formação docente e, por fim, na investigação de Menezes (2011), Morato (2019), Kovacs ([2021]), Catarino (2023) e Juratsky e Martin (2024) sobre a concepção de processamento de linguagem natural das máquinas e os efeitos do modelo de geração de línguas naturais no uso de tecnologias. Conclui-se que é possível uma formação baseada em competências linguístico-socioemocionais e tecnológicas, aliada às hard e soft skills e à Inteligência Artificial, com a incumbência de não apenas valorizar o protagonismo e pensamento científico, crítico e reflexivo, mas envolver os aparatos inatos da aquisição da linguagem, o conceito da competência linguística e a criatividade. Cabe ao professor capacitar o aprendiz a tomar a consciência da complexidade linguística humana como poder do conhecimento sobre as competências linguístico-socioemocional e tecnológicas das Bases Curriculares.
Abstract: The delimitation of the subject of this research concerns issues of competency-based training from a generative perspective, in sync with contemporary Curriculum Bases, educational trends and technological advances. The aim is to describe the main characteristics of training in linguistic-socioemotional and technological skills in the National Common Curriculum Base/BNCC (BRASIL, 2018e) and the National Common Base for the Initial Training of Basic Education Teachers/BNC (BRASIL, 2020a) and their relationship with the notions of soft skills and hard skills and Artificial Intelligence in order to propose a re-reading of these Bases from a generative perspective. Specifically, the aim is to a) identify the way in which the linguistic-socio-emotional and technological aspects of the general competences of these Curricular Bases are organized in order to mobilize prior knowledge, protagonism, engagement with others, emotion, hard skills and soft skills notions and creative solutions (including technological ones) in order to achieve integral human development; b) present the theoretical model of the structural description of sentences by the grammar generation system and its effects on the processing of natural language by machines, in order to argue that the use of Artificial Intelligence system technologies depends on human linguistic competence and c) explain the innate foundations of language acquisition, the concept of linguistic competence and creativity from a generative point of view, relating them to the notions of soft and hard skills, in order to understand the way in which the general competences of these Bases can be acquired. The corpus of this research consists of ten general competencies from the BNCC (BRASIL, 2018e) and ten general competencies from the BNC (BRASIL, 2020a), totaling twenty competencies. This is a descriptive-interpretative approach. The statements were analyzed qualitatively based on theoretical and documentary foundations. The normative documents on which this research was based were the proposals for competency-based education in the BNCC (BRASIL, 2018e) and BNC (BRASIL, 2020a). The theoretical assumptions of this research were supported by the historical-theoretical discussions on knowledge in the study of Humboldt (1999), Plato (1973, 2001) and Descartes (1996); in the formulation and understanding of Chomsky's (1957, 1959a, 1959b, 1962, 1963, 1965, 1966, 1968, 1975, 1976, 1981, 1982, 1986, 1995, 1997, 1999, 2000a, 2000b, 2002a, 2002b, 2002c, 2004, 2005, 2006a, 2006b, 2009, 2014, 2015, 2017, 2021, 2023a, 2023b) innate foundations of language acquisition, the concept of linguistic competence, creativity and the theoretical model of natural language generation; in the approach to the concept of hard skills and soft skills by Babić and Slavković (2011); in the research by Guerra-Vicente, Lunguinho and Gomes (2021) on the role of soft skills and hard skills in teacher training and, finally, in the research by Menezes (2011), Morato (2019), Kovacs ([2021]), Catarino (2023) and Juratsky and Martin (2024) on the conception of machine natural language processing and the effects of the natural language generation model on the use of technologies. The conclusion is that training based on linguistic-socio-emotional and technological skills, combined with hard and soft skills and Artificial Intelligence, is possible with the task of not only valuing protagonism and scientific, critical and reflective thinking, but also involving the innate apparatus of language acquisition, the concept of linguistic competence and creativity. It is up to the teacher to enable the learner to become aware of human linguistic complexity as the power of knowledge about the linguistic-socio-emotional and technological competencies of the Curricular Bases.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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