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CarolineIltchencoZanetti_DISSERT.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Verbos modais universais no discurso científico : um estudo sobre argumentatividade e subjetividade em dissertações de Mestrado |
Autor(es): | Zanetti, Caroline Iltchenco |
Orientador(es): | Lunguinho, Marcus Vinícius da Silva |
Assunto: | Verbos modais universais Discurso científico Subjetividade Discurso Argumentatividade |
Data de publicação: | 19-Fev-2025 |
Data de defesa: | 23-Abr-2024 |
Referência: | ZANETTI, Caroline Iltchenco. Verbos modais universais no discurso científico: um estudo sobre argumentatividade e subjetividade em dissertações de Mestrado. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta dissertação trata do papel da modalidade no discurso científico. Assumindo que o discurso científico se vale de diferentes estratégias textuais para a expressão de subjetividade, sendo a modalidade uma dessas estratégias, estudam-se o uso e o comportamento dos verbos modais universais “dever” e “ter de” com uma análise documental que investiga as seções de Metodologia e de Resultados e Discussão de seis dissertações de Mestrado das áreas: Linguística, Antropologia, Ciência da Informação, Agronomia, Engenharia Elétrica e Ciências da Reabilitação. Para isso, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa e um quadro teórico híbrido. Para o estudo do gênero dissertação de Mestrado, combinamos a abordagem sociorretórica dos gêneros (Swales, 1990; Biasi-Rodrigues, 1999, 2005; Motta-Roth e Hendges, 2010) com a abordagem discursiva dos gêneros (Coracini, 1991). E, para o estudo dos verbos modais, combinamos a análise formal (Kratzer, 1991, 2012) com a análise funcional (Olbertz, 2008). Ainda, usamos uma perspectiva textual (Coracini, 1991; Nascimento, 2009, 2010, 2018; Koch, 2011) para analisar como os modais constroem sentidos nos textos. Assim, em um primeiro momento, fizemos uma análise para saber como as dissertações se organizavam quanto ao uso dos verbos modais. Constatamos que, em todas elas, os verbos modais universais eram usados: o verbo “dever” é muito mais produtivo, aparecendo em todas as dissertações, enquanto “ter de” aparece em apenas três usos de uma única dissertação (da área de Linguística). No tocante às seções do texto em que esses verbos aparecem, constatamos que, em quatro das seis dissertações, os verbos modais só ocorrem na seção de Resultados e Discussão. Contudo, na única dissertação em que “ter de” ocorre, os modais universais só aparecem na seção de Metodologia. Em relação às áreas do conhecimento, constatamos que as dissertações das áreas de Linguística e Antropologia foram as que mais apresentaram verbos modais universais (42 de um total de 61 usos). Em um segundo momento, analisamos a semântica dos modais “dever” e “ter de” e apontamos os efeitos de sentido que eles criavam nos textos: enquanto “dever” é utilizado predominantemente nos domínios deôntico e volitivo, criando efeitos de sentido como recomendação, realce, posicionamento e atribuição de responsabilidade; “ter de” é utilizado predominantemente no domínio inerente extrínseco, criando o efeito de sentido de autojustificativa. Desse modo, nossos dados nos levaram a concluir que, enquanto “dever” contribui principalmente para a expressão de subjetividade em Resultados e Discussão, seção em que o discurso é predominantemente envolvente, “ter de” contribui para que o discurso da Metodologia, predominantemente envolvido, caminhe para um discurso envolvente, a partir de uma maior expressão de subjetividade. Tendo isso em vista, são necessários mais estudos para entender como esses verbos constroem sentidos em outros gêneros textuais acadêmicos. |
Abstract: | This thesis addresses the role of modality in scientific discourse. Assuming that scientific discourse uses different textual strategies to express subjectivity, with modality being one of these strategies, we study the use and the behavior of Brazilian Portuguese universal modal verbs “dever” (‘must’) and “ter que” (‘have to’) with a documentary analysis that investigates the sections of Methodology and Results and Discussion of six Master's theses in the areas: Linguistics, Anthropology, Information Science, Agronomy, Electrical Engineering and Rehabilitation Sciences. To achieve this, a qualitative methodological approach and a hybrid theoretical framework were adopted. To study the Master's thesis genre, we combined the sociorhetorical approach to genres (Swales 1990; Biasi-Rodrigues 1999, 2005; Motta-Roth and Hendges 2010) with the discursive approach to genres (Coracini 1991). And, to study modal verbs, we combined formal (Kratzer 1991, 2012) with functional analysis (Olbertz 2008). We still use a textual perspective (Coracini 1991; Nascimento 2009, 2010, 2018; Koch 2011) to analyze how modals construct meanings in texts. In the first moment of the investigation, we analyzed the data to understand how the theses were organized regarding the use of modal verbs. We found that, in all of them, universal modal verbs were used: the verb “dever” is much more productive, appearing in all dissertations, while “ter de” appears in only three uses of a single dissertation (in the area of Linguistics). Regarding the sections in the text where these verbs appear, we found that, in four of the six dissertations, modal verbs only occur in the Results and Discussion section. However, in the only dissertation in which “ter de” occurs, universal modals only appear in the Methodology section. In relation to the areas of knowledge, we found that dissertations in the areas of Linguistics and Anthropology were the ones in which there many examples of universal modal verbs (42 uses out of a total of 61 uses). In the second moment of the research, we analyzed the semantics of the modals “dever” and “ter de” and pointed out the meaning effects they created in the texts: while “dever” is predominantly used in deontic and volitional domains, creating meaning effects such as recommendation, highlighting, positioning and assigning responsibility; “ter de” is used predominantly in the domain of extrinsic nature, creating the effect of a sense of self-justification. Thus, our data led us to conclude that while “dever” mainly contributes to the expression of subjectivity in Results and Discussion, a section in which the discourse is predominantly engaging, “ter de” contributes to the discourse of Methodology, which is predominantly involved, moving towards an engaging discourse, based on a greater expression of subjectivity. Keeping this in mind, more studies are needed to understand how these verbs construct meanings in other academic textual genres. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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