Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Reses, Erlando da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Vandeir Gonçalves da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T20:40:51Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T20:40:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vandeir Gonçalves da. Análise do fenômeno da violência escolar em escola pública do Distrito Federal de 2017 a 2023. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51660 | - |
dc.description.abstract | Na atualidade, em muitas escolas brasileiras, vive-se um cotidiano caracterizado
por múltiplas manifestações de violência. Essa questão é constantemente
tornada pública, seja pelos diversos meios de mídia, seja no próprio cotidiano
dos estabelecimentos escolares. É público e notório que as escolas do Distrito
Federal, mais especificamente, sofrem com esse fenômeno. A violência escolar
pode ser subdividida em três formas ou modos de manifestação distintos; assim,
a expressão violência em âmbito escolar, ou apenas violência escolar,
caracteriza uma forma genérica, que engloba três diferentes formas: aquela que
se produz no espaço escolar; aquela direcionada à instituição e àqueles que a
representam; e a institucional, simbólica, da própria instituição escolar e de seus
diversos agentes. Há um cenário com aumento considerável das diferentes
manifestações de violência em âmbito escolar no Brasil, nos últimos anos, e, de
modo mais especial, a partir do ano de 2016 até os dias de hoje (2024), período
marcado de forma intensa no cenário político eleitoral brasileiro. Após o golpe
(impeachment) sofrido pelo governo Dilma em 2016, cresceram os números de
ataques à escola, incluindo ataques extremos, com aumento na incidência de
violência na escola e também contra a escola, manifestada por meio dos mais
diversos tipos e formas, abrangendo expressões que passam pela questão de
raça e gênero. O presente trabalho buscou investigar, por meio de entrevistas
abertas semiestruturadas com professores, professoras e equipe diretiva de uma
escola pública e periférica do Distrito Federal, as manifestações de violência
ocorridas na escola entre os anos de 2016 até 2024, em paralelo com ataques
sofridos por outras escolas, publicados em veículos de mídia diversos, o que
gerou ampla produção documental por setores da educação também analisada.
Diferentes condições sociais e políticas no período estudado fomentaram um
cenário particular de manifestações de violência em âmbito escolar, concluindo
ser necessário, para a mitigação desse quadro, um projeto societário mais
humano. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise do fenômeno da violência escolar em escola pública do Distrito Federal de 2017 a 2023 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Juventude - educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Nowadays, in many Brazilian schools, there is a daily life characterized by
multiple manifestations of violence. This issue is constantly made public, whether
through various media outlets or in the daily lives of school establishments. It is
public and well known that schools in the Federal District, more specifically, suffer
from this phenomenon. School violence can be subdivided into three distinct
forms or modes of manifestation. Thus, the expression violence in the school
environment, or just school violence, characterizes a generic form, which
encompasses three different forms: that which occurs in the school space; that
directed to the institution and those who represent it; and the institutional,
symbolic, of the school institution itself and its various agents. There is a scenario
with a considerable increase in different manifestations of violence in schools in
Brazil, in recent years, and, more especially, from the year 2016 to the present
day (2024), a period marked intensely in the scenario of Brazilian electoral
politician. After the impeachment suffered by the Dilma government, the number
of attacks on schools increased, including extreme attacks, with an increase in
the incidence of violence at school and against the school, manifested through
the most diverse types and forms, covering expressions that include issues of
race and gender. The present work sought to investigate, through open semistructured interviews with teachers and management team of a public and
peripheral school in the Federal District, the manifestations of violence that
occurred at the school between the years 2016 to the present day, in parallel with
attacks suffered by other schools, published in various media outlets, which
generated extensive documentary production by education sectors also
analyzed. Different social and political conditions in the period studied fostered a
particular scenario of manifestations of violence in schools, concluding that a
more humane societal project was necessary to mitigate this situation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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