Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pato, Claudia Márcia Lyra | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Licia Nunes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T20:40:49Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T20:40:49Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51655 | - |
dc.description.abstract | PertenSer propõe uma reflexão sobre a corporeidade, compreendendo o corpo
como uma instância de manifestação de subjetividades em constante
transformação, moldada pelas relações entre o sujeito e as outras existências,
incluindo o mundo mais que humano ao seu redor. Nessa perspectiva, o corpo
não é apenas uma manifestação da identidade em construção, mas também um
elo entre o ser humano e a natureza, elemento fundamental nesse processo
formativo. Este estudo, de caráter misto, exploratório e descritivo, foi
desenvolvido em três etapas, com o objetivo de investigar como a corporeidade
pode favorecer a conexão de crianças com a natureza, por meio de oficinas
ecopedagógicas em uma prática vivencial de educação ambiental. A primeira
etapa consistiu em um survey diagnóstico com estudantes do 4º ano do ensino
fundamental de uma escola pública na região periférica de Sol Nascente/DF
(N=62). A amostra foi composta por 40,3% de participantes do sexo feminino,
38,1% do sexo masculino, e 1,6% não respondeu à pergunta sobre gênero. A
média de idade foi de 9,71 anos, com desvio padrão de 0,61. Constatou-se que,
inicialmente, as crianças já se compreendiam conectadas com a natureza. O
survey incluiu um questionário de variáveis sociodemográficas e duas escalas:
a escala de Conectividade com a natureza (Inclusion of Nature in Self – INS) e a
escala de Conexão com a Natureza Infantil (Connection to Nature Index for
Children – CNC). Após essa etapa, foram realizadas oficinas ecopedagógicas
vivenciais com uma das turmas (N=21), nas quais as crianças vivenciaram
práticas corporais em um espaço verde da escola, incluindo respiração
consciente, atenção plena, posturas de yoga, brincadeiras e a criação de um
jardim sensorial. Além disso, uma saída de campo foi realizada, proporcionando
uma experiência imersiva em um parque ecológico da região. Após as oficinas,
o survey foi reaplicado, e os resultados indicaram que as crianças ainda se
compreendem conectadas à natureza. Essa temática, especialmente quando
voltada para o público infantil, ainda é pouco explorada. Considerando isso,
somado às complexas questões socioambientais do território onde vivem os
estudantes, o estudo ressalta a importância de processos formativos que
promovam a sensibilização ecológica, particularmente em contextos periféricos.
Além disso, é essencial que as políticas públicas ofereçam suporte às escolas
para que se tornem promotoras da cultura do cuidado: mental, social e ambiental,
sendo que a criação, a ampliação e a manutenção dos espaços verdes escolares
são fundamentais para o desenvolvimento biopsicossocial das crianças. Em um
cenário de crise ambiental e civilizatória, torna-se urgente que os seres humanos
resgatem, em sua própria natureza, o vínculo que nos conecta à grande teia
sistêmica e relacional da vida. O corpo, nesse contexto, emerge como a instância
sensível e concreta de transformação, sendo fundamental em processos
formativos de educação ambiental. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Perten(Ser) : corporeidade e conexão com a natureza na formação do cidadão ecológico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corporeidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Oficinas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sensibilização ecológica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Belonging [PertenSer] proposes a reflection on corporeality, understanding the
body as an instance of manifestation of subjectivities in constant transformation,
shaped by the relationships between the subject and other beings, including the
more-than-human world around them. From this perspective, the body is not only
a manifestation of identity in construction, but also a link between human beings
and nature, a fundamental element in this formative process. This mixed-method,
exploratory, and descriptive study was developed in three stages, with the
objective of investigating how corporeality can foster children's connection to
nature through ecopedagogical workshops within an experiential environmental
education practice. The first stage consisted of a diagnostic survey with 4th-grade
elementary school students from a public school in the peripheral region of Sol
Nascente/DF (N=62). The sample was composed of 40.3% female participants,
38.1% male, and 1.6% did not respond to the gender question. The average age
was 9.71 years, with a standard deviation of 0.61. It was found that, initially, the
children already perceived themselves as connected to nature. The survey
included a sociodemographic questionnaire and two scales: the Inclusion of
Nature in Self (INS) scale and the Connection to Nature Index for Children (CNC)
scale. After this stage, experiential ecopedagogical workshops were held with
one of the classes (N=21), where the children participated in bodily practices in a
green space at the school, including conscious breathing, mindfulness, yoga
postures, games, and the creation of a sensory garden. In addition, a field trip
was conducted, providing an immersive experience in an ecological park in the
region. After the workshops, the survey was reapplied, and the results indicated
that the children still perceived themselves as connected to nature. This theme,
especially when focused on children, is still underexplored. Considering this,
combined with the complex socio-environmental issues of the territory where the
students live, the study highlights the importance of formative processes that
promote ecological awareness, particularly in peripheral contexts. Moreover, it is
essential that public policies support schools in becoming promoters of a culture
of care—mental, social, and environmental—with the creation, expansion, and
maintenance of green school spaces being fundamental for children's
biopsychosocial development. In a scenario of environmental and civilizational
crisis, it becomes urgent for human beings to reclaim, within their own nature, the
bond that connects us to the great systemic and relational web of life. The body,
in this context, emerges as the sensitive and concrete instance of transformation,
being fundamental in formative processes of environmental education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|