Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sousa, Carlos Alberto Lopes de | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Floraci Mariano de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T20:40:46Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T20:40:46Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-20 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Floraci Mariano de. Textos escritos híbridos por estudantes e inteligência artificial : o que pensam docentes de escola pública do Ensino Fundamental?. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51648 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa visa analisar, criticamente, percepções e prospectivas de docentes do 8º e do 9º ano
do Ensino Fundamental de uma rede pública municipal perante a realidade do uso da produção
de textos escritos híbridos por estudantes e IA. O estudo aborda pressupostos da educação e
comunicação numa perspectiva crítica (Freire, 1987, 1996, 2013, 2018), os conceitos de
pensamento prospectivo (António Junior; Oliveira; Kilimnik, 2010; Moritz; Pereira, 2005) e de
texto híbrido (Lopes; Forgas; Cerdà-Navarro, 2024). Trata-se de uma pesquisa exploratória e
descritiva com uma abordagem qualitativa, cujos procedimentos metodológicos utilizados
foram a análise de conteúdo de Bardin (1977) e a triangulação de dados de Triviños (1987).
Foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas com docentes de três escolas do município
de Novo Gama, Goiás. Nos resultados da pesquisa, destaca-se a categoria “implicações
negativas do uso da IA em textos escritos híbridos” que está associada às seguintes
subcategorias e respectivas frequências no conteúdo das dez entrevistas: maturidade ética e
moral [9], “plágio” [04], preguiça [04], dependência tecnológica [03], falta de análise crítica
[02], distanciamento das próprias capacidades [2] e desconfiança [1]. Na categoria “implicações
positivas do uso da IA em textos escritos híbridos”, emergem as subcategorias pesquisa [06],
enriquecimento do vocabulário [02], forma correta de escrita [02], fixação de conteúdo [1],
tempo [01], trabalho com o que gosta [01], velocidade [1] e tira-dúvidas [1]. Por sua vez a
categoria “aceitação condicionada” está associada às subcategorias autoria [05], participação
[3], pesquisa [02], debates [02], apropriação do vocabulário [1], reforço do conhecimento [1] e
estudar [1], houve um alinhamento nas dez respostas dos docentes quanto ao uso da IA
generativa, mediante admissibilidade condicionada a algum fator. Dos dez professores
entrevistados, dois demonstraram discordâncias no uso de ferramentas de IA em situações de
escrita de textos híbridos. Na categoria “medidas”, a fim de mitigar os efeitos negativos dos
riscos do mau uso da IA, são apresentadas as subcategorias orientação [07], produção em sala
de aula [02], regras [02], aula de ética e cidadania [01] e metodologias ativas [1], e com isso,
predomina a subcategoria “orientações” [7]. Destaca-se a necessidade de ampliar o
conhecimento dos docentes acerca do uso do ChatGPT em contexto de textos escritos híbridos
para fins educativos, mas os docentes estão abertos ao uso da ferramenta em atividade em sala
de aula. Em síntese, cabe ressaltar que é importante construir caminhos para o desenvolvimento
de uma escrita livre de vieses de desigualdades, levando em conta as transformações que a IA
generativa tende a oferecer de benefícios ao ensino. A escrita de textos possibilita uma gama
de possibilidades em que o indivíduo tem a oportunidade de usar a sua criatividade para um fim
proveitoso na autoria de textos. A criatividade é inerente ao ser humano, e a escrita de textos
deve estar contextualizada com as experiências da sua realidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Textos escritos híbridos por estudantes e inteligência artificial : o que pensam docentes de escola pública do Ensino Fundamental? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Texto híbrido | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | ChatGPT | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research aims to critically analyze the perceptions and perspectives of 8th and 9th grade
elementary school teachers in a municipal public school system regarding the reality of the use
of hybrid written texts by students and AI. The study addresses the assumptions of education
and communication from a critical perspective (Freire, 1987, 1996, 2013, 2018), the concepts
of prospective thinking (António Junior; Oliveira; Kilimnik, 2010; Moritz; Pereira, 2005) and
hybrid text (Lopes; Forgas; Cerdà-Navarro, 2024). This is an exploratory and descriptive
research with a qualitative approach, whose methodological procedures used were Bardin's
content analysis (1977) and Triviños' data triangulation (1987). Ten semi-structured interviews
were conducted with teachers from three schools in the municipality of Novo Gama, Goiás.
The research results highlight the category “negative implications of the use of AI in hybrid
written texts” and are associated with the following subcategories and their respective
frequencies in the content of the ten interviews: ethical and moral maturity [9], “plagiarism”
[04], laziness [04], technological dependence [03], lack of critical analysis [02], distancing from
one’s own capabilities [2], and distrust [1]. In the category “positive implications of the use of
AI in hybrid written texts”, the following subcategories emerge: research [06], vocabulary
enrichment [02], correct writing style [02], content retention [1], time [01], working with what
you like [01], speed [1], and doubt-solving [1]. In turn, the “conditional acceptance” category
is associated with the subcategories authorship [05], participation [3], research [02], debates
[02], vocabulary appropriation [1], knowledge reinforcement [1] and studying [1]. There was
an alignment in the ten responses of the teachers regarding the use of generative AI, through
admissibility conditioned on some factor. Of the ten teachers interviewed, two demonstrated
disagreement in the use of AI tools in situations of writing hybrid texts. In the “measures”
category, in order to mitigate the negative effects of the risks of misuse of AI, the subcategories
guidance [07], classroom production [02], rules [02], ethics and citizenship class [01] and active
methodologies [1] are presented, and with this, the subcategory “guidance” [7] predominates.
The need to expand teachers' knowledge about the use of ChatGPT in the context of hybrid
written texts for educational purposes is highlighted, but teachers are open to using the tool in
classroom activities. In summary, it is important to emphasize that it is important to build paths
for the development of writing free from inequality biases, taking into account the
transformations that generative AI tends to offer in terms of benefits to teaching. Writing texts
allows for a range of possibilities in which the individual has the opportunity to use their
creativity for a profitable purpose in the authorship of texts. Creativity is inherent to human
beings, and writing texts must be contextualized with the experiences of their reality. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|