Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da | pt_BR |
dc.contributor.author | Gasparin, Fernanda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T20:40:45Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18T20:40:45Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-27 | - |
dc.identifier.citation | GASPARIN, Fernanda. A Constituição Epistemológica da/na Formação de Professores: Pressupostos dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Presenciais de Licenciatura da Universidade de Brasília (UnB) - Campus Darcy Ribeiro e Planaltina.. 2024. 356 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51647 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objeto a epistemologia na formação de professores, com o foco
nas concepções e perspectivas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) de Licenciatura
da Universidade de Brasília (UnB) no campus Darcy Ribeiro e Planaltina. Financiada pela
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O trabalho
dissertativo justifica-se devido ao movimento de discussão sobre as epistemologias na formação
de professores, aprofundado no Brasil a partir de 1990, com a inserção dos estudos na
epistemologia da prática. Momento histórico das reformas educacionais no Brasil em que se
inicia um período de profunda apropriação e absorção de perspectivas educacionais nas
políticas públicas propagadas pelos organismos multilaterais. Diante desse contexto, nos
propomos a investigar a seguinte questão: Quais são as concepções epistemológicas da/na
formação de professores que fundamentam os Projetos Pedagógicos dos Cursos presenciais de
licenciatura da Universidade de Brasília no campus Darcy Ribeiro e Planaltina? Para responder
a esta questão, esse estudo visa compreender as concepções epistemológicas da/na formação de
professores nos Projetos Pedagógicos dos Cursos presenciais de licenciaturas da Universidade
de Brasília no campus Darcy Ribeiro e Planaltina. Para chegar às sucessivas aproximações com
objeto, foram elencados os objetivos específicos: I) Analisar as produções científicas em
periódicos, dissertações e teses que abordam a temática com um recorte temporal entre os anos
de 2015 a 2021; II) Identificar as concepções epistemológicas da/na formação de professores
expressos nos PPC’s presenciais de licenciatura da UnB com a temporalidade de 2015 a 2022;
e III) Analisar as concepções epistemológicas da/na formação de professores expressos nos
PPC’s presenciais de licenciatura da UnB com a temporalidade de 2015 a 2022. Com base nos
princípios teóricos-metodológicos do Materialismo Histórico-dialético, que nos possibilitam
compreender o movimento histórico-social e a essência do fenômeno manifestado na realidade
concreta, caminhamos com os seguintes instrumentos metodológicos: Estado do
Conhecimento, análise documental e categorial. A busca pela compreensão do processo de
formação de professores, por meio da análise dos PPC’s, revelou sete unidades estruturantes
que desempenham um papel mediador nesse contexto do objeto de pesquisa: i) Função e
objetivos; ii) Relação teoria e prática; iii) Princípios formativos; iv) Proposta de desenho
curricular; v) Metodologia do processo de ensino-aprendizagem; vi) Trabalho docente; vii)
Competências e habilidades. Concluímos que os PPC’s apontam pouca definição
epistemológica, caracterizada por “ausência” de clareza. A maioria dos PPC’s tende a se basear
na epistemologia da prática, mas existe exceções, como o PPC da Educação do Campo, que
demonstra uma definição mais precisa ao se fundamentar na epistemologia da práxis.
Observamos também a presença de contradições epistêmicas na discussão entre uma teoria de
ensino e uma teoria da formação, sugerindo um antagonismo ou ecletismo nas teorias que
refletem as condições materiais de seu tempo e espaço. Para compreender essas organizações,
é essencial reconhecê-las como construções históricas e sociais, cuja diversidade teórica é
influenciada por concepções variadas e, por vezes, contraditórias sobre o ser humano e a
sociedade. Essa pluralidade prioriza diferentes aspectos dos fenômenos estudados e oferece
princípios explicativos de natureza distinta, resultando em implicações variadas conforme a
abordagem adotada. Notamos, dentre os desafios, a necessidade de estudos mais aprofundados
para discutir a práxis sob uma perspectiva crítica, autônoma e emancipadora na formação dos
professores à vista de um devir filosófico e ontológico, na luta por um novo projeto de
sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A constituição epistemológica da/na formação de professores: pressupostos dos projetos pedagógicos dos cursos presenciais de licenciatura da Universidade de Brasília (UnB) - Campus Darcy Ribeiro e Planaltina | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação - ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research addresses epistemology in teacher training as its object, with a focus on
the concepts and perspectives in the Pedagogical Projects of the Degree Courses (PPCs) at the
University of Brasília (UnB) on the Darcy Ribeiro and Planaltina campuses. Funded by the
Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The dissertation
work is justified due to the movement of discussion about epistemologies in teacher training,
deepened in Brazil since 1990, with the insertion of studies in the epistemology of practice.
Historical moment of educational reforms in Brazil in which a period of profound appropriation
and absorption of educational perspectives into public policies propagated by multilateral
organizations begins. Given this context, we propose to investigate the following question:
What are the epistemological conceptions of/in teacher training presented in the Pedagogical
Projects of the in-person undergraduate courses at the University of Brasília on the Darcy
Ribeiro and Planaltina campuses? To answer this question, this study aims to understand the
epistemological conceptions of/in teacher training in the Pedagogical Projects of in-person
undergraduate courses at the University of Brasília on the Darcy Ribeiro and Planaltina
campuses. To achieve successive approximations of the object, specific objectives were listed:
I) Analyze scientific productions in journals, dissertations and theses that address the topic with
a time frame between the years 2015 and 2021; II) Identify and analyze the epistemological
conceptions of/in teacher training expressed in in-person undergraduate PPCs with a
temporality of 2015 to 2022; and III) Analyze the epistemological conceptions of/in teacher
training expressed in face-to-face undergraduate PPCs with a temporality of 2015 to 2022.
Based on the theoretical-methodological principles of Historical-dialectical Materialism, which
enable us to understand the historical-social movement and the essence of the phenomenon
manifested in concrete reality, we walk with the following methodological instruments: State
of Knowledge, documentary and categorical analysis. The search for understanding the teacher
training process, through the analysis of PPCs, revealed seven structuring units that play a
mediating role in this context of the research object: i) Function and objectives; ii) Relationship
between theory and practice; iii) Training principles; iv) Curriculum design proposal; v)
Methodology of the teaching-learning process; vi) Teaching work; vii) Skills and abilities. We
conclude that PPCs indicate little epistemological definition, characterized by an “absence” of
clarity. Most PPCs tend to be based on the epistemology of practice, but there are exceptions,
such as the Rural Education PPC, which demonstrates a more precise definition by being based
on the epistemology of praxis. We also observed the presence of epistemic contradictions in the
discussion between a teaching theory and a training theory, suggesting an antagonism or
eclecticism in theories that reflect the material conditions of their time and space. To understand
these organizations, it is essential to recognize them as historical and social constructions,
whose theoretical diversity is influenced by varied and, at times, contradictory conceptions
about human beings and society. This plurality prioritizes different aspects of the phenomena
studied and offers explanatory principles of a different nature, resulting in varied implications
depending on the approach adopted. We note, among the challenges, the need for more in-depth
studies to discuss praxis from a critical, autonomous and emancipatory perspective in the
training of teachers in view of a philosophical and ontological becoming, in the fight for a new
project of society. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|