http://repositorio.unb.br/handle/10482/51636
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
LeandroAlvesGarcia_TESE.pdf | 184,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Staatliche Kunsthalle Berlin Paralaxes críticas, projetos curatoriais e intercâmbios |
Autor(es): | Garcia, Leandro Alves |
Orientador(es): | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
Assunto: | Arte contemporânea Exposições de arte - história Intercâmbio artístico |
Data de publicação: | 18-Fev-2025 |
Data de defesa: | 11-Dez-2024 |
Referência: | GARCIA, Leandro Alves. Staatliche Kunsthalle Berlin Paralaxes críticas, projetos curatoriais e intercâmbios. 2024. 220 f. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A Staatliche Kunsthalle Berlin é uma galeria de arte estatal alemã, fundada em 1977, sem acervo próprio, que se destacou por desenvolver em sua sede, um programa de exposições temporárias com artistas convidados da cena local e internacional. Foram realizadas mais de 121 exposições até o seu fechamento em 1993. Em busca de maior projeção internacional, a Kunsthalle encontrou no Brasil um ambiente receptivo para a realização de intercâmbios culturais. Neste contexto, a tese tem por objetivo geral analisar as inserções da arte contemporânea nas exposições realizadas pela Kunsthalle em parceria com instituições brasileiras. Para isso, busca-se compreender o papel dos intercâmbios artísticos nos processos culturais e sociais em um momento de transformações políticas tanto no Brasil quanto na Alemanha. Entre as exposições mais relevantes abordadas estão: 15 Berliner Künstler in Brasilien (1986 – 1987), Momentaufnahme [Arte Atual de Berlim] (1987) e Workshop Berlim in São Paulo (1988). A metodologia utilizada na pesquisa parte de uma análise qualitativa de dados primários e secundários, como catálogos de exposições, correspondências entre diretores e organizadores, artigos e críticas de arte em jornais e revistas. A pesquisa se insere no campo da História das Exposições de Arte, oferecendo uma contribuição para a historiografia das exposições de arte e da curadoria no Brasil e na Alemanha. |
Abstract: | The Staatliche Kunsthalle Berlin is a German state art gallery, founded in 1977, with no permanent collection, which became renowned for developing a program of temporary exhibitions at its headquarters, featuring invited artists from the local and international art scene. Over 121 exhibitions were held until its closure in 1993. Seeking greater international projection, the Kunsthalle found in Brazil a receptive environment for conducting cultural exchanges. In this context, the thesis aims to analyze contemporary art insertions in the exhibitions organized by the Kunsthalle in partnership with Brazilian institutions. To this end, it seeks to understand the role of artistic exchanges in cultural and social processes during a period of political transformations in both Brazil and Germany. Among the most significant exhibitions discussed are 15 Berliner Künstler in Brasilien (1986 – 1987), Momentaufnahme [Current Art from Berlin] (1987), and Workshop Berlin in São Paulo (1988). The research methodology is based on a qualitative analysis of primary and secondary data, such as exhibition catalogs, correspondence between directors and organizers, and art articles and critiques in newspapers and magazines. The research is situated within the field of the History of Art Exhibitions, contributing to the historiography of art exhibitions and curatorship in Brazil and Germany. |
Resumo em outro idioma: | Die Staatliche Kunsthalle Berlin ist eine deutsche staatliche Kunstgalerie, die 1977 gegründet wurde und über keine eigene Sammlung verfügt. Sie zeichnete sich dadurch aus, dass sie an ihrem Sitz ein Programm temporärer Ausstellungen mit eingeladenen Künstlern der lokalen und internationalen Szene veranstaltete. Bis zu ihrer Schließung im Jahr 1993 wurden mehr als 121 Ausstellungen durchgeführt. Auf der Suche nach größerer internationaler Bekanntheit fand die Kunsthalle in Brasilien ein aufgeschlossenes Umfeld für die Durchführung kultureller Austausche. In diesem Zusammenhang zielt die Dissertation darauf ab, die Einbeziehung zeitgenössischer Kunst in die von der Kunsthalle in Zusammenarbeit mit brasilianischen Institutionen durchgeführten Ausstellungen zu analysieren. Dabei wird untersucht, welche Rolle der künstlerische Austausch in kulturellen und sozialen Prozessen in einer Zeit politischer Umbrüche sowohl in Brasilien als auch in Deutschland spielte. Zu den wichtigsten behandelten Ausstellungen gehören: 15 Berliner Künstler in Brasilien (1986 – 1987), Momentaufnahme [Aktuelle Kunst aus Berlin] (1987) und Werkstatt Berlin – São Paulo 1988. Die Methodik der Forschung basiert auf einer qualitativen Analyse von Primär- und Sekundärdaten wie Ausstellungskatalogen, Korrespondenzen zwischen Direktoren und Organisatoren sowie Kunstartikeln und Kritiken in Zeitungen und Zeitschriften. Die Forschung ist im Bereich der Ausstellungsgeschichte verortet und bietet einen Beitrag zur Historiografie der Kunstausstellungen und der Kuratorenschaft in Brasilien und Deutschland. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.