http://repositorio.unb.br/handle/10482/51634
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
AnaMariaBernalCortes_TESE.pdf | 39,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | El salón desbordado : controversias entre la curaduría y la mediación de arte contemporáneo en el programa Salón Nacional de Artistas en Colombia entre el 2008 y el 2022 |
Autor(es): | Cortes, Ana Maria Bernal |
Orientador(es): | Silva, Cayo Vinícius Honorato da |
Assunto: | Colômbia - cultura mediação Curadoria educacional Colômbia - arte |
Data de publicação: | 18-Fev-2025 |
Data de defesa: | 26-Set-2024 |
Referência: | CORTES, Ana Maria Bernal. El salón desbordado: controversias entre la curaduría y la mediación de arte contemporáneo en el programa Salón Nacional de Artistas en Colombia entre el 2008 y el 2022. 2024. 500 f. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa doutoral procura rever e conceitualizar a “mediação”, suas relações ou contradições com os assuntos “curatoriais” e “pedagógicos”, no âmbito das últimas seis (6) versões do programa Salón Nacional de Artistas de Colômbia, realizadas entre 2008 e 2022. Tomando como caso principal o 46 Salão Nacional de Artistas de Colômbia Inaudito Magdalena. É importante considerar que este programa é - ainda hoje - o principal evento de mecenato estatal das artes neste país, e o evento onde o campo da arte é revisto, confrontado e regulamentado - em parte -. Tomaremos como referência a missão deste programa, que teve origem na década de 1940, como um exercício de democratização cultural e de promoção da função social da arte. Ao longo da sua história, foram verificados fatos relevantes a fim de se pensar na participação e agência dos atores, instituições e condições que atuaram na sua modificação gradual, e que produziram o enfoque pedagógico deste programa. A abordagem da pesquisa se localiza desde a perspectiva da museologia post-critica (Dewdney et al., 2013) e da Teoria do Ator-Rede -TAR- (Latour, 2008). A pesquisa traze elementos da museologia crítica (Llorente, 2003, 2022), das pedagogias críticas e disruptivas (Acaso 2018, Ellsworth, 2005, 2013), a semiótica da cultura (De Souza Martínez, 2007) que foram insertadas gradualmente como elementos operacionais e teóricos a partir dos quais se buscou rever o fenômeno ou o fenômeno foi teorizado em seu momento. Metodologicamente a investigação foi abordada desde uma perspectiva qualitativa e descritiva, utilizando ferramentas como diários de campo, observação, conversações, complementadas pela análise crítica de documentos, bibliografia, arquivos institucionais, arquivos pessoais, catálogos, peças em vídeo e documentos relacionados com a política cultural colombiana. Ao mesmo tempo, o objetivo é destacar a relação deste evento com as tendências no campo da tensão “arte-comunidade” como a Museologia Social e a Curadoria Educativa (Vergara 1996, 2023; Hoff, 2006, 2022; Camnitzer, 2022; Mörsch .2011, 2015, 2020) a Educational Turn (O’Neil &Wilson, 2010), entre outras abordagens. |
Abstract: | This doctoral research seeks to review and conceptualize “mediation”, its relationship or contradictions with the “curatorial” and the “pedagogical”, in the framework of the last six (6) versions of the program Salón Nacional de Artistas de Colombia, carried out between 2008 and 2022. Taking as a main case the 46th National Salon of Artists of Colombia Inaudito Magdalena This program is considered the most important of state patronage of the visual arts in this country and the event where the field of art is reviewed, confronted, and regulated. We will take as a reference the mission of this program originated in the 1940s, as an exercise that origing of a one policy cultural democratization and the possibility of the social function of art. Throughout its history, relevant facts will be verified in order to think about the participation and agency of actors, institutions and conditions that acted in its gradual modification and that produced "the educational turn" of this program. The research approach is situated from the perspective of post-critical museology (Dewdney et al., 2013) and Actor-Network Theory (Latour, 2008). The research brings elements of critical museology (Llorente, 2003, 2022), critical and disruptive pedagogies (Acaso 2018, Ellsworth, 2005, 2013), semiotics of culture (De Souza Martínez, 2007) that were inserted as operational and theoretical elements from which the phenomenon was sought to be reviewed or theorized that at the time. Methodologically, the research was approached from a qualitative and descriptive perspective, using tools such as field diaries, observation, conversations, complemented with the critical analysis of documents, bibliography, institutional archives, personal archives, catalogs, video pieces and documents related to Colombian cultural policy. At the same time, the relationship of this event with trends in the field of the arts, in tension with the “art-community” perspective, such as Social Museology and Pedagogical Curatorship (Vergara 1996, 2023; Hoff, 2006, 2022; Camnitzer, 2022; Mörsch .2011, 2015, 2020; ) the Educational Turn (O'Neil & Wilson, 2010), among other approaches. |
Resumen: | Esta investigación doctoral busca revisar y conceptualizar la «mediación», su relación o contradicciones con lo «curatorial» y lo «pedagógico», en el marco de las últimas seis (6) versiones del programa Salón Nacional de Artistas de Colombia, realizadas entre 2008 y 2022. Tomando como caso principal el 46 Salón Nacional de Artistas de Colombia Inaudito Magdalena. Es de considerar que este programa, es -aún hoy en día-el principal evento de mecenazgo estatal de las artes en este país y el evento dónde se revisa, se confronta y también se regula -en parte- el campo del arte. Se tomará de referencia la misión de este programa originado en la década de los 40, como ejercicio de fomento a una política de democratización cultural y de puesta en práctica de una “función social del arte”. Se verificará a largo de su historia hechos relevantes para pensar la participación y agencia de actores, instituciones y condiciones que actuaron en su gradual modificación y que produjeron “el giro educativo” de este programa. El enfoque de la investigación se sitúa desde la perspectiva de la museología postcrítica (Dewdney et al., 2013) y la Teoría del Actor-Red (Latour, 2008). La investigación trae elementos de la museología crítica (Llorente, 2003, 2022), las pedagogías críticas y disruptivas (Acaso 2018, Ellsworth, 2005, 2013), la semiótica de la cultura (De Souza Martínez, 2007) que se fueron insertando como elementos operativos y teóricos a partir de los cuales se buscó revisar el fenómeno o se teorizó el fenómeno en su momento. Metodológicamente, la investigación se abordó desde una perspectiva cualitativa y descriptiva, utilizando herramientas como diarios de campo, observación, conversaciones, complementadas con el análisis crítico de documentos, bibliografía, archivos institucionales, archivos personales, catálogos, piezas de video y documentos relacionados con la política cultural colombiana. Paralelamente se destaca la relación de este evento con tendencias en el campo de las artes, en tensión de la perspectiva del «arte-comunidad», como la Museología Social y el Comisariado Pedagógico (Vergara 1996, 2023; Hoff, 2006, 2022; Camnitzer, 2022; Mörsch .2011, 2015, 2020; ) el Giro Educativo (O'Neil & Wilson, 2010), entre otros enfoques. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.