Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51630
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
NataliaMaiaBrazSilveira_DISSERT.pdf6,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTenenblat, Nitzapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Natália Maia Brazpt_BR
dc.date.accessioned2025-02-18T17:36:13Z-
dc.date.available2025-02-18T17:36:13Z-
dc.date.issued2025-02-18-
dc.date.submitted2025-01-10-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Natália Maia Braz. A PARTICIPAÇÃO DE ATORES E ATRIZES NA SIMULAÇÃO REALÍSTICA, EM MEDICINA - Uma experiência com pacientes simulados em Brasília/DF. 2025. 126 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51630-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como propósito investigar a participação de atores e atrizes profissionais, dentro do contexto da área de Simulação Realística em Medicina, com foco em pacientes simulados, em Brasília-DF a partir de estudos tanto nas áreas das Artes Cênicas, quanto nas Áreas da Saúde e Educação. A metodologia utilizada engloba revisão bibliográfica, uma análise qualitativa e comparativa pelo viés pedagógico de uma atividade prática de Treinamento em Simulação Realística enquanto projeto de extensão universitário, além dos anos de prática da autora realizando a atividade profissionalmente (2017 a 2024). Casos e experiências citados utilizam a Medicina Narrativa, de Rita Charon. Nas Artes Cênicas a dissertação se baseia nos estudos de atuação de Constantin Stanislavski e Eleonora Fabião para explicitar termos específicos desta área, incluindo ação performativa e ação cênica; Raquel Júlio Mastey para comparar termos na área de medicina e contextualizar atores e atrizes na Simulação Realística, bem como na dissertação de Emerson de Barros Rossini para relacionar situações de artistas dentro do contexto médico de ensino. Nos estudos sobre educação Adilson Ledubino e Letícia Fructuoso relacionam a importância entre educação-médica e atuação. Nas áreas da saúde Marcelo Schweller, Saionara Nunes de Oliveira e Mateus Henrique Meska explanam o funcionamento das atividades dentro do campo da Simulação Realística em Medicina. Os principais resultados desta investigação incluem a valorização da profissão do ator dentro das áreas da saúde e a humanização do atendimento em saúde.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA participação de atores e atrizes na simulação realística, em medicina : uma experiência com pacientes simulados em Brasília/DFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSimulação realísticapt_BR
dc.subject.keywordPaciente simuladopt_BR
dc.subject.keywordMedicinapt_BR
dc.subject.keywordHumanizaçãopt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to investigate the participation of professional actors and actresses, within the context of the area of Realistic Simulation in Medicine, with a focus on simulated patients, in Brasília-DF based on studies in both the areas of Performing Arts and in the Health Areas, interspersed with Education. The methodology used includes a bibliographic review, qualitative and comparative analysis from the pedagogical perspective of a practical activity of Realistic Simulation Training as a university extension project, in addition to the author's years of practice carrying out the activity professionally (2017 to 2024). Cases and experiences cited use Narrative Medicine, by Rita Charon. In the Performing Arts, the dissertation is based on the acting studies of Constantin Stanislavski and Eleonora Fabião to explain specific terms of this area, including performative action and scenic action; Raquel Júlio Mastey to compare terms in the medical field and contextualize actors and actresses in Realistic Simulation, as well as in Emerson de Barros Rossini's dissertation to relate situations of artists within the medical teaching context. In studies on education, Adilson Ledubino and Letícia Frutuoso relate the importance between medical education and acting. In the health area, Marcelo Schweller, Saionara Nunes de Oliveira and Mateus Henrique Meska explain how activities work within the field of Realistic Simulation in Medicine. The main results of this investigation include the valorization of the profession of actor and actress within the health area and the humanization of health care.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Cênicas (IdA CEN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.