http://repositorio.unb.br/handle/10482/51625
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_JardimInfanciaTreinamento.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Um jardim de infância para “treinamento das professoras” : as práticas docentes no jardim anexo à Escola Normal (Brasília, década de 1970) |
Outros títulos: | Un jardín de infancia para “formación de profesores” : prácticas docentes en el jardín adjunto a la Escuela Normal (Brasilia, años 1970) A kindergarten for “teachers’ training” : teaching practices in the kindergarten attached to the Normal School (Brasilia, 1970s) Un jardin d’enfant pour “former des professeurs” : pratiques pédagogiques dans le jardin attaché à l’École Ordinaire (Brasilia, années 1970) |
Autor(es): | Barbosa, Etienne Baldez Louzada |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0001-6780-3148 |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília |
Assunto: | Jardim de infância - Brasília (DF) Educação pré-escolar Professoras - educação básica |
Data de publicação: | 27-Jan-2025 |
Editora: | Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
Referência: | BARBOSA, Etienne Baldez Louzada. Um jardim de infância para “treinamento das professoras”: as práticas docentes no jardim anexo à escola normal (Brasília, década de 1970). História da Educação, [ S. l. ], v. 29, e129303, 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/129303. Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/RqNcjMqvwh6gY99jjsJS5BN/?lang=pt. Acesso em: 17 fev. 2025. |
Resumo: | Neste artigo o foco se volta para a constituição do Jardim de Infância anexo à Escola Normal de Brasília (ENB) para as práticas engendradas pelas professoras, na década de 1970. Desde 1966 é possível encontrar a menção da construção da Escola Normal de Brasília no jornal Correio Braziliense, apontando a existência de uma creche, um jardim de infância e uma unidade maternal. Pouco se sabe sobre esses espaços pelos estudos que se voltaram para a história da educação em Brasília desde a constituição da capital, em 1960. Por meio do cotejamento de publicações científicas, pela perspectiva da Histórica Cultural, e documentos oficiais, notícias no jornal, e vestígios de práticas que também comparecem em cadernos de crianças que estiveram matriculadas nesse jardim, é possível apontar um diálogo entre as práticas docentes no Jardim de Infância da ENB e as que circulavam em manuais voltados para professoras do pré-escolar durante o período. |
Abstract: | In this article, the focus turns to the constitution of the Kindergarten attached to the Escola Normal de Brasília (ENB) for the practices engendered by the teachers in the 1970s. Since 1966, it has been possible to find mention of the construction of the Escola Normal de Brasília in the newspaper Correio Braziliense, pointing out the existence of a daycare center, a kindergarten, and a nursery unit. Little is known about these spaces from studies that have focused on the history of education in Brasília since the capital’s constitution in 1960. Through the comparison of scientific publications, from the perspective of Cultural History, official documents, news in the newspaper, and traces of practices that also appear in notebooks of children who were enrolled in this kindergarten, it is possible to point out a dialogue between teaching practices in the kindergarten of ENB and those that circulated in manuals aimed at pre-school teachers during the period. |
Resumen: | En este artículo la atención se centra en la creación del Jardín de Infantes adscrito a la Escuela Normal de Brasilia (ENB) para las prácticas engendradas por los profesores en la década de 1970. Desde 1966, es posible encontrar menciones a la construcción de la Escuela Normal de Brasilia en el periódico Correio Braziliense, señalando la existencia de una guardería, un jardín de infantes y una unidad de guardería. Poco se sabe sobre estos espacios a partir de estudios que se centraron en la historia de la educación en Brasilia desde la constitución de la capital en 1960. Al comparar publicaciones científicas, desde la perspectiva de la Historia Cultural, y documentos oficiales, noticias en el periódico y rastros de prácticas que también aparecen en los cuadernos de los niños que estuvieron inscritos en este jardín, es posible señalar un diálogo entre las prácticas docentes en el Jardín de la ENB y los que circularon en manuales dirigidos a docentes de preescolar durante el período. |
Résumé: | Dans cet article, l’accent est mis sur la constitution de l’école maternelle rattachée à l’Escola Normal de Brasília (ENB) pour les pratiques engendrées par les enseignants dans les années 1970. Depuis 1966, il est possible de trouver mention de la construction de l’Escola Normal de Brasília. dans le journal Correio Braziliense, soulignant l’existence d’une garderie, d’un jardin d’enfants et d’une crèche. Ces espaces sont peu connus à travers les études qui se sont concentrées sur l’histoire de l’éducation à Brasilia depuis la constitution de la capitale en 1960. À travers la comparaison des publications scientifiques, du point de vue de l’Histoire culturelle, et des documents officiels, des informations dans les journaux, et des traces de pratiques qui apparaissent également dans les cahiers des enfants inscrits dans cette école maternelle, il est possible de signaler un dialogue entre les pratiques pédagogiques de l’école maternelle ENB et celles qui circulaient dans les manuels destinés aux enseignants du préscolaire au cours de cette période. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença: | (CC BY) |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.