Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Rita de Cássia | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Luciano Lourenço da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-17T16:25:42Z | - |
dc.date.available | 2025-02-17T16:25:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luciano Lourenço da. Análise de Sinistros de Trânsito e as Contramedidas da Metodologia iRAP: Estudo de Caso para um Projeto de Concessão Rodoviária no Estado do Paraná. 2024. 129 f. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51596 | - |
dc.description.abstract | Este estudo investiga a aplicação da metodologia iRAP (International Road Assessment
Programme) em um projeto de concessão rodoviária no Paraná, Brasil, e tem como objetivo
geral avaliar a eficácia e a viabilidade econômica dos investimentos em segurança viária,
tomando como base o plano de investimentos, o número de acidentes e a previsão de gastos
com sinistros. A concessão de rodovias à iniciativa privada tem sido uma solução adotada pelo
Poder Público para aprimorar a gestão, conservação e segurança viária, especialmente diante
de restrições orçamentárias. A metodologia iRAP, reconhecida por seu rigor na classificação
de risco e recomendação de intervenções, foi aplicada em um trecho de 500 km de rodovias,
selecionado com base em critérios como relevância logística, volume de tráfego e histórico de
sinistros. A análise consistiu na codificação das características da infraestrutura para gerar a
classificação por estrelas, permitindo prever os riscos aos usuários e projetar cenários de análise
custo-benefício das medidas propostas. Utilizando o teste Qui-Quadrado de Pearson, foi
possível identificar correlações significativas entre as áreas classificadas como de alto risco
pela iRAP e a frequência de sinistros. Os resultados indicam que os sinistros ocorrem mais
frequentemente em locais de alto risco e que as contramedidas sugeridas, como instalação de
barreiras físicas, melhorias na sinalização e adequação dos acostamentos, são eficazes na
redução da frequência e severidade dos sinistros. Essas medidas estão alinhadas ao conceito de
"rodovias que perdoam", que está associado à ideia de que a infraestrutura rodoviária deve ser
capaz de atenuar ou até mesmo reverter as consequências negativas dos erros dos condutores.
A análise financeira evidenciou que os investimentos em segurança viária, conforme propostos
pela metodologia iRAP, geram benefícios econômicos substanciais a longo prazo, superando
os custos das intervenções. Além disso, a pesquisa ressalta a importância da qualidade dos
dados utilizados, pois a eficácia das contramedidas depende diretamente da precisão das
informações sobre as condições viárias e histórico de sinistros. Assim, o estudo propõe uma
modelagem econômica de contratos de concessão mais assertiva e a incorporação de critérios
de segurança no Programa de Exploração da Rodovia (PER), viabilizando um modelo
replicável e autossustentável em projetos de concessão de infraestrutura no Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise de sinistros de trânsito e as contramedidas da metodologia iRAP : estudo de caso para um Projeto de Concessão Rodoviária no Estado do Paraná | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Segurança viária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologia iRAP | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contramedidas de Engenharia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concessão rodoviária | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study investigates the application of the iRAP (International Road Assessment
Programme) methodology in a highway concession project in Paraná, Brazil. Its primary
objective is to evaluate the effectiveness and economic feasibility of road safety investments,
based on the investment plan, the number of accidents, and the projected costs of claims. The
concession of highways to private initiatives has been adopted by the public sector as a solution
to improve management, maintenance, and road safety, especially in the context of budget
constraints. The iRAP methodology, recognized for its rigor in risk classification and
intervention recommendations, was applied to a 500 km stretch of highways, selected based on
criteria such as logistical relevance, traffic volume, and accident history. The analysis consisted
of coding infrastructure characteristics to generate star ratings, allowing for risk prediction and
the projection of cost-benefit scenarios for proposed measures. Using the Pearson Chi-Square
test, significant correlations were identified between high-risk areas classified by iRAP and
accident frequency. The results indicate that accidents occur more frequently in high-risk areas
and that the suggested countermeasures, such as the installation of physical barriers,
improvements in signage, and adjustments to road shoulders, are effective in reducing the
frequency and severity of accidents. These measures are aligned with the concept of "forgiving
roads," which is associated with the idea that road infrastructure should be capable of mitigating
or even reversing the negative consequences of driver errors. The financial analysis showed
that investments in road safety, as proposed by the iRAP methodology, generate substantial
long-term economic benefits, outweighing the costs of the interventions. Additionally, the
research emphasizes the importance of the quality of the data used, as the effectiveness of
countermeasures directly depends on the accuracy of information about road conditions and
accident history. Thus, the study proposes a more assertive economic modeling of concession
contracts and the incorporation of safety criteria into the Highway Development Program
(PER), enabling a replicable and self-sustaining model for infrastructure concession projects in
Brazil. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|