http://repositorio.unb.br/handle/10482/51595
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LeonardoDeOliveiraSantana_DISSERT.pdf | 6,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Estimativa paramétrica de custos de construção de pistas de pousos e decolagens |
Autor(es): | Santana, Leonardo de Oliveira |
Orientador(es): | Silva, Francisco Gildemir Ferreira da |
Assunto: | Pista de pouso e decolagem Estimativa paramétrica Regressão linear múltipla Avaliação de Viabilidade |
Data de publicação: | 17-Fev-2025 |
Data de defesa: | 21-Jun-2024 |
Referência: | SANTANA, Leonardo de Oliveira. ESTIMATIVA PARAMÉTRICA DE CUSTOS DE CONSTRUÇÃO DE PISTAS DE POUSOS E DECOLAGENS. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este estudo propõe o desenvolvimento de um modelo paramétrico para prever os custos de construção ou expansão de um elemento chada da infraestrutura aeroportuária, notadamente a pista de pouso e decolagem (PPD). Inicialmente, destaca-se a importância estratégica dos aeroportos para o desenvolvimento econômico e social, especialmente no contexto brasileiro, onde a gestão privada tem ganhado relevância. Além disso, enfatiza-se a singularidade deste trabalho, que aborda de maneira especializada as complexidades da infraestrutura aeroportuária, preenchendo uma lacuna na literatura devido à necessidade de especificidade de estudos nesse campo somada a natureza sigilosa dos custos envolvidos. Adicionalmente, a importância de estimativas precisas de custos é discutida, destacando sua influência nas decisões gerenciais e na viabilidade de projetos de infraestrutura aeroportuária. Para o desenvolvimento do modelo, optou-se pelo método paramétrico devido às suas vantagens comparativas em relação a outras metodologias, com destaque para a possível simplicidade e transparência. Utilizando a técnica de regressão linear múltipla, são desenvolvidos modelos que consideram variáveis como área da pista, classificação do pavimento e localização do aeroporto. Os custos associados às obras de expansão e construção de PPDs foram obtidos a partir de dados da estatal brasileira de gestão aeroportuária (INFRAERO) e de orçamentos dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para o programa de concessões de aeroportos brasileiros. Cabe destacar que esses dados frequentemente são não consolidados, incompletos ou não aplicáveis, exigindo uma análise extensa e criteriosa no processo de tratamento e seleção das informações. Os resultados do estudo demonstram a eficácia e viabilidade dos modelos propostos para prever os custos envolvidos na construção ou expansão de PPDs, com coeficiente de determinação (R²) acima de 0,9 para alguns casos. No entanto, alguns serviços específicos, como terraplenagem e sinalização, enfrentaram desafios significativos em sua modelagem, devido, principalmente, à limitação de dados disponíveis. A contribuição deste estudo para a compreensão e aprimoramento da gestão e desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária é representativa. |
Abstract: | This study proposes the development of a parametric model to predict the costs of constructing or expanding a key element of airport infrastructure, notably the runway. Initially, the strategic importance of airports for economic and social development is highlighted, especially in the Brazilian context, where private management has become increasingly relevant. Additionally, the uniqueness of this word is emphasized, as it addresses the complexities of airport infrastructure in a specialized manner, filling a gap in the literature due to the need for specificity in studies in this field combined with the confidential nature of the costs involved. Furthermore, the importance of accurate cost estimates is discussed, emphasizing their influence on managerial decisions and the viability of airport infrastructure projects. For the development of the model, the parametric method was chosen due to its comparative advantages over other methodologies, particularly its potential simplicity and transparency. Using multiple linear regression technique, models are developed considering variables such as runway area, pavement classification, and airport location. The costs associated with runway construction and expansion were obtained from data provided by the Brazilian airport management state agency (INFRAERO) and budgets from Technical, Economic, and Environmental Feasibility Studies for the Brazilian airport concessions program. It is worth noting that these data are often unconsolidated, incomplete, or not applicable, requiring extensive and careful analysis in the process of data treatment and information selection. The study results demonstrate the effectiveness and feasibility of the proposed models in predicting the costs involved in the construction or expansion of runways, with coefficients of determination (R²) above 0.9 for some cases. However, some specific services, such as earthworks and signaling, faced significant challenges in their modeling, mainly due to the limitation of available data. The contribution of this study to the understanding and improvement of airport infrastructure management and development is significant. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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