Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moraes, Gabriela Garcia Batista Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferraço, André Augusto Giuriatto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-13T20:36:51Z | - |
dc.date.available | 2025-02-13T20:36:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-12 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-21 | - |
dc.identifier.citation | FERRAÇO, André Augusto Giuriatto. UM MODELO JURÍDICO-ANALÍTICO DA APLICAÇÃO DA INTEGRAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUPERAÇÃO DE DESAFIOS ESTRUTURAIS E REGULATÓRIOS NA GOVERNANÇA DA ÁGUA BRASILEIRA. 2024. 255 f. Tese (Doutorado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51557 | - |
dc.description.abstract | A tese propõe um modelo jurídico-analítico da aplicação do conceito de Integração Ambiental
na gestão de crises hídricas no Brasil como um mecanismo que contribui para superar desafios
estruturais e regulatórios e promover a gestão sustentável da água. Diante desse objetivo geral,
os capítulos da tese foram organizados conforme três objetivos específicos: identificar e analisar
os principais obstáculos estruturais e regulatórios para a gestão sustentável da água; investigar
a natureza jurídica da Integração Ambiental como um princípio constitucional brasileiro; e
desenvolver um modelo jurídico de análise da aplicação da Integração Ambiental. Esses
objetivos foram analisados a partir dos marcos teóricos que giram em torno das categorias de
análise Integração Ambiental e Crises Hídricas, bem como das Teorias do Direito Reflexivo e
do Modelo Relacional de Análise de Políticas Públicas, os quais foram direcionados para a
análise de Casos de Gerenciamento, Crises e Conflitos Hídricos no Brasil. A pesquisa é
qualitativa, exploratória e utiliza o método hipotético-dedutivo, com revisão doutrinária,
jurisprudencial, normativa e estudo de casos exemplificativos. O recorte da pesquisa é dado em
razão dos atores públicos, instrumentos jurídicos e normas aplicadas ao gerenciamento hídrico.
Como resultados desta pesquisa, no primeiro capítulo, identificou-se entre os principais
desafios a serem superados pela Integração Ambiental: a ausência de coerência nas políticas
públicas ambientais, resultante da duplicidade e sobreposição regulatória; a setorização, que
prejudica a integração das políticas públicas, ao criar lacunas na governança e intensificar
conflitos de interesse entre os setores; a fragmentação, que, ao priorizar limites políticoadministrativos sobre fronteiras naturais, compromete a eficácia da gestão integrada e agrava
conflitos pelo uso da água entre atores, entes e setores. Foi proposto que a pesquisa sobre a
Integração Ambiental pode: contribuir para sua consolidação como um princípio jurídico
autônomo, distinto do Desenvolvimento Sustentável, com um papel normativo essencial na
formulação, implementação e avaliação de Políticas Públicas ambientais; oferecer um ponto de
partida para futuras investigações no campo do Direito Ambiental; e fornecer um modelo
jurídico-analítico que sirva como suporte prático e teórico para a análise de políticas ambientais.
O segundo capítulo apresentou a Integração Ambiental como um princípio constitucional
implícito, embasado no art. 170, VI, da Constituição Federal de 1988. A sistematização dos
efeitos decorrentes da sua eficácia jurídica permitiu afirmar que se trata de um princípio político
conformador e impositivo, com caráter programático e modalidades de eficácia negativa,
vedativa de retrocesso e interpretativas, além de apresentar efeitos práticos procedimental e
substantivo. Ademais, a Integração Ambiental foi classificada como uma norma Reflexiva e,
no campo da gestão hídrica, defendeu-se que o Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos
é uma decorrência procedimental desse princípio. O terceiro capítulo apresentou um modelo
jurídico-analítico da aplicação da Integração Ambiental na Governança da Água composto por
três elementos principais: a Governança da Água com base em Funções, Mecanismos e
Resultados; as Dimensões da Integração Ambiental; e as Manifestações da Integração
Ambiental. Por fim, a utilidade do modelo foi demonstrada a partir da sua aplicação no caso de
gestão da crise hídrica na Bacia do Ribeirão Pipiripau – DF. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um modelo jurídico-analítico da aplicação da integração ambiental para a superação de desafios estruturais e regulatórios na governança da água brasileira | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Integração ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos hídricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crise hídrica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governança ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The thesis proposes a legal-analytical model for applying the concept of Environmental
Integration in the management of water crises in Brazil, as a mechanism that contributes to
overcoming structural and regulatory challenges and promoting sustainable water management.
To achieve this objective, the chapters of the thesis are structured around three main specific
goals: identifying and analyzing the main structural and regulatory obstacles to sustainable
management; investigating the legal nature of Environmental Integration as a Brazilian
constitutional principle; and developing a legal model for analyzing the application of
Environmental Integration. These objectives were examined based on theoretical frameworks
revolving around the categories of Environmental Integration, Water Crises, as well as the
Theories of Reflexive Law and the Relational Model of Public Policy Analysis, which were
directed toward analyzing Case Studies on Water Management, Crises, and Conflicts in Brazil.
As for the methodology employed, research adopts a qualitative and exploratory approach,
rooted in the hypothetical-deductive method. Research techniques included doctrinal,
jurisprudential, normative reviews, and exemplary case studies. The scope of the research
focuses on public actors, legal instruments, and norms applied to water management. The
findings of this research in the first chapter identified, among the key challenges to be addressed
by Environmental Integration: the lack of coherence in environmental public policies,
stemming from regulatory duplication and overlap; sectorization, which hinders policy
integration by creating governance gaps and intensifying conflicts of interest between sectors;
and fragmentation, which prioritizes political-administrative boundaries over natural frontiers,
compromising the effectiveness of integrated management and exacerbating water use conflicts
among actors, entities, and sectors. It was proposed that research on Environmental Integration
could help consolidate it as an autonomous legal principle, distinct from Sustainable
Development, with an essential normative role in the formulation, implementation, and
evaluation of environmental public policies; provide a starting point for future research in the
field of Environmental Law; and that a legal-analytical model offers practical and theoretical
support for analyzing environmental policies. The second chapter presented Environmental
Integration as an implicit constitutional principle, grounded in Article 170, VI, of the 1988
Federal Constitution. The systematization of its legal effectiveness effects affirmed it as a
political, normative, and binding principle, with a programmatic nature and modalities of
negative efficacy, anti-regression, and interpretative effects, in addition to presenting practical
procedural and substantive outcomes. Furthermore, Environmental Integration was classified
as a Reflexive Norm, where, in the field of water management, Integrated Water Resources
Management is a procedural outcome of this principle. Based on this understanding, the third
chapter presented a legal-analytical model for applying the principle of Environmental
Integration to Brazilian Water Governance, structured around three main elements: Water
Governance based on Functions, Mechanisms, and Results; the Dimensions of Environmental
Integration; and the Manifestations of Environmental Integration. Finally, the utility of the
legal-analytical model for Environmental Integration was demonstrated through the case study
of water crisis management in the Ribeirão Pipiripau Basin – Federal District. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Direito (FD) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|