http://repositorio.unb.br/handle/10482/51551
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LarissaTeixeiraAnguethDeAraujo_DISSERT.pdf | 8,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Otimização multiobjetivo para a obtenção de um zero energy building : aplicação de diretrizes bioclimáticas em edifício educacional |
Autor(es): | Araujo, Larissa Teixeira Angueth de |
Orientador(es): | Silva, Caio Frederico e |
Assunto: | Balanço energético nulo Campus universitário Simulação computacional Edifícios escolares Otimização multiobjetivo |
Data de publicação: | 13-Fev-2025 |
Data de defesa: | 25-Nov-2024 |
Referência: | ARAUJO, Larissa Teixeira Angueth de. Otimização multiobjetivo para a obtenção de um zero energy building: Aplicação de diretrizes bioclimáticas em edifício educacional. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Os campi universitários podem ser comparados a pequenas cidades, devido ao tamanho dos edifícios, ao grande número de usuários e à diversidade de funções que desempenham. Fatores diversos como, por exemplo, o tipo de ensino, a área de ocupação, envoltória da edificação, contribuem para uma elevada demanda energética das instituições de ensino superior. Assim, observa-se o potencial dos campi para atender às suas necessidades energéticas próprias, por meio da implementação de medidas de eficiência e de geração de energia renovável. Sob essa ótica, os Zero Energy Buildings (ZEB) são uma estratégia promissora para a otimização do consumo energético, uma vez que são edificações eficientes e geram sua própria energia, ao passo que asseguram boas condições de conforto para os usuários dos campi universitários. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa consiste em determinar o impacto de diretrizes bioclimáticas para a obtenção de um ZEB, por meio de uma otimização multiobjetivo, a partir de um edifício educacional existente, em Brasília-DF. O método desse trabalho baseia-se em uma otimização cujos objetivos são minimizar as horas de desconforto e reduzir o gasto de energia com iluminação artificial, por meio de um sistema de automação. Nesse sentido, as simulações foram divididas em três etapas. A primeira desenvolve-se por meio de algoritimo evolutivo para encontrar as soluções ótimas de conforto térmico. A segunda faz novos processos de otimização, sem algoritimo. Essa etapa analisa o conforto visual das salas de aula e, ainda, inclui o uso de ar-condicionado, para suprir as horas em desconforto por calor e servir como parâmetro comparativo para o consumo de energia dos cenários ótimos. Por fim, promove-se a simulação da geração de energia fotovoltaica e a análise do balanço energético do cenário ótimo. Os resultados da pesquisa mostraram que a implementação de estratégias bioclimáticas associadas ao uso de máquinas de condicionamento de ar eficientes e à integração de recursos de automação para os sistemas de iluminação colaboraram para o avanço do desempenho da edificação. O cenário ótimo encontrado contribuiu para uma melhoria de 50% do percentual de horas de conforto anual e de 51% na demanda de energia, além de promover os níveis adequados de iluminância, sem ofuscamento. A combinação desses fatores conduziu o edifício em direção ao balanço energético nulo, com um uma possível extrapolação dos resultados para o campus. |
Abstract: | University campuses can be compared to small towns due to their substantial building sizes, the large number of users, and the diversity of functions they perform. Various factors, such as the type of teaching, the area of occupation, and the building envelope, contribute to the high energy demand of higher education institutions. As a result, campuses have the potential to meet their own energy needs by implementing efficiency measures and generating renewable energy. From this perspective, Zero Energy Buildings (ZEBs) are a promising strategy for optimizing energy consumption, since they are efficient buildings and generate their own energy, while ensuring good comfort conditions for users of university campuses. In this context, the aim of this research is to determine the impact of bioclimatic guidelines for obtaining a ZEB, by means of multi-objective optimization, from an existing educational building in Brasília, DF. The method of this work is based on an optimization whose objectives are to minimize the hours of discomfort and reduce energy expenditure on artificial lighting, through an automation system. The simulations were conducted in three stages. The first uses an evolutionary algorithm to find optimal thermal comfort solutions. The second stage uses new optimization processes, without an algorithm. This stage analyzes the visual comfort of the classrooms and also includes the use of air conditioning to compensate for the hours of heat discomfort and compare the energy consumption of the optimal scenarios. Finally, photovoltaic energy generation is simulated, and the energy balance of the optimal scenario is analyzed. The results of the research showed that the implementation of bioclimatic strategies associated with the use of efficient air conditioning systems and the integration of automation resources for the lighting systems contributed to improving the building's performance. The optimum scenario found improved the annual Performance of Occupant Comfort (POC) by 50% and energy demand by 51%, as well as promoting adequate illuminance levels without glare. The combination of these factors led the building towards achieving a zero energy balance, with a positive extrapolation of the results to the campus. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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