Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Blumenschein, Raquel Naves | pt_BR |
dc.contributor.author | Albernas, Joaquin Lucca Bastos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-13T20:29:46Z | - |
dc.date.available | 2025-02-13T20:29:46Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-18 | - |
dc.identifier.citation | ALBERNAS, Joaquin Lucca Bastos. Avaliação de espaço escolar: um scorecard com base na neuroarquitetura.. 2024. 281 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51549 | - |
dc.description.abstract | A dissertação explora a inter-relação entre neurociência e arquitetura escolar, enfatizando como o ambiente construído afeta o aprendizado, o bem-estar e o desenvolvimento cognitivo. Baseado no método hipotético-dedutivo, o estudo analisa espaços educacionais sob a ótica da neuroarquitetura, abordando categorias como qualidade ambiental do espaço escolar, inovação em design e neuroarquitetura. A pesquisa destaca a importância de ambientes escolares bem planejados, que integram saúde mental, interação social e eficiência pedagógica. O trabalho propõe a criação de uma ferramenta de certificação para avaliar o bem-estar nos espaços escolares, alinhando critérios de neuroarquitetura às demandas contemporâneas. Foram realizados estudos de caso nas escolas classe 308 sul e escola parque 307/308 sul, comparando aspectos de desempenho e design arquitetônico. A análise revelou conformidades parciais em critérios como flexibilidade, iluminação e conexão com a natureza, mas apontou desafios significativos, como ausência de acessibilidade universal e soluções sustentáveis. A pesquisa destaca a relevância de alinhar a preservação patrimonial à inovação arquitetônica, propondo soluções criativas que respeitem a história e atendam às demandas atuais. Critérios de inovação em design e neuroarquitetura foram utilizados para identificar lacunas e sugerir melhorias no espaço escolar, enquanto critérios de qualidade ambiental do espaço escolar foram utilizados para identificar se os espaços atendem a requisitos mínimos de desempenho com ambientes saudáveis, inclusivos e propícios ao aprendizado. A pesquisa conclui que o ambiente escolar transcende sua função pedagógica, desempenhando papel essencial na saúde, criatividade e interação social dos estudantes. Propostas como a adoção de texturas naturais, iluminação adaptável e estímulos sensoriais visam criar espaços educativos mais inclusivos, saudáveis e dinâmicos. Ao final, o trabalho apresenta uma ferramenta de certificação baseada na neuroarquitetura, contribuindo para o planejamento e avaliação de ambientes escolares que atendam às necessidades contemporâneas, alinhados às metas globais de desenvolvimento sustentável. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação de espaço escolar : um scorecard com base na neuroarquitetura | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquitetura escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bem-estar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biofilia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design instrucional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design sensorial | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The dissertation explores the interrelationship between neuroscience and school
architecture, emphasizing how the built environment affects learning, well-being, and
cognitive development. Based on the hypothetical-deductive method, the study
analyzes educational spaces through the lens of neuroarchitecture, addressing
categories such as the environmental quality of school spaces, design innovation, and
neuroarchitecture. The research highlights the importance of well-designed school
environments that integrate mental health, social interaction, and pedagogical
efficiency.
The study proposes the creation of a scorecard to evaluate well-being in school
spaces, aligning neuroarchitecture criteria with contemporary demands. Case studies
were conducted at Escola Classe 308 Sul and Escola Parque 307/308 Sul, comparing
aspects of performance and architectural design. The analysis revealed partial
compliance with criteria such as flexibility, lighting, and connection to nature but also
identified significant challenges, such as the absence of universal accessibility and
sustainable solutions.
Design innovation and neuroarchitecture criteria were used to identify gaps and
suggest improvements to school spaces, while environmental quality criteria were
applied to assess whether the spaces meet minimum performance requirements for
healthy, inclusive, and learning-conducive environments. The research also
emphasizes the importance of aligning heritage preservation with architectural
innovation, proposing creative solutions that respect historical context while
addressing current demands.
The study concludes that the school environment transcends its pedagogical function,
playing a vital role in students’ health, creativity, and social interaction. Proposals such
as the adoption of natural textures, adaptable lighting, and sensory stimuli aim to create
more inclusive, healthy, and dynamic educational spaces. Finally, the scorecard
presented in this research, based on neuroarchitecture principles, contributes to the
planning and evaluation of school environments that meet contemporary needs and
align with global sustainable development goals. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|