http://repositorio.unb.br/handle/10482/51534
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
MarcosBrunoReisDaSilva_DISSERT.pdf | 9,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O diverso universo das plantas ensinado com metodologias ativas e TIC |
Autor(es): | Silva, Marcos Bruno Reis da |
Orientador(es): | Gomes, Sueli Maria |
Assunto: | Cegueira botânica Diversidade biológica Impercepção botânica Jogos didáticos Sequência didática Tecnologia da informação e da comunicação |
Data de publicação: | 11-Fev-2025 |
Data de defesa: | 29-Ago-2024 |
Referência: | SILVA, Marcos Bruno Reis da. O diverso universo das plantas ensinado com metodologias ativas e TIC. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | As plantas são organismos imprescindíveis para a vida na Terra tal como conhecemos hoje. Sua importância é vista em ciclos biogeoquímicos do planeta, na alimentação humana e de outros animais, no equilíbrio da temperatura, na fitoterapia e muito mais. Contudo, a maior parte da sociedade não atribui o devido valor para estas formas de vida. A chamada impercepção (cegueira) botânica tem causado muitos impactos negativos na sociedade brasileira, pois ela tem sido um empecilho para que seja dada a devida importância para esses seres fotossintetizantes. A utilização de metodologias ativas associadas à tecnologia da informação e comunicação (TIC) poderá cativar a atenção e o interesse dos alunos, sendo uma boa estratégia para levar informações e o conhecimento a respeito desses seres incríveis. Posto isto, a presente pesquisa teve como objetivo propalar o conhecimento associado ao diverso universo das plantas, visando combater a impercepção botânica por meio de sequências didáticas ativas, investigativas e experimentais e com o uso de TIC. A pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética e constou da elaboração de material didático original, seguido de sua aplicação e avaliação pelos alunos. Como resultado, foi obtido um guia digital em formato de ebook contendo atividades dinâmicas e lúdicas, objetivando estimular o interesse dos alunos para os assuntos referentes à morfologia e classificação das plantas. Atividades investigativas e experimentais foram elaboradas, a fim de instigar os discentes a serem construtores de sua aprendizagem, valorizando o protagonismo estudantil. Dentro de uma sequência didática investigativa, foram aplicados um estudo dirigido online, palavra-cruzada online, ambos elaborados no software Hot Potatoes, além de um jogo online elaborado no site Wordwall. A avaliação foi feita por meio de um questionário online, que foi aplicado ao término do projeto para os alunos. Infere-se que a utilização das metodologias ativas e TIC, além de otimizar o tempo e a compreensão de Botânica, pode também estimular os alunos a se envolverem no processo de construção do conhecimento, despertando-lhes interesse, possibilitando-lhes refletir sobre o ensino no qual estão inseridos e exercer seu protagonismo. |
Abstract: | Plants are essential organisms for life on Earth as we know it today. Their importance is seen in the planet's biogeochemical cycles, in human and other animal nutrition, in temperature regulation, in phytotherapy and much more. However, most of society does not attribute due value to these forms of life. The so-called botanical blindnesshas caused many negative impacts on Brazilian society, as it has been an obstacle to giving due importance to these photosynthetic beings. The use of active methodologies associated with information and communication technology (ICT) can capture the attention and interest of students, being a good strategy for providing information and knowledge about these incredible beings.Thus, the present research aimed to spread knowledge associated with the diverse universe of plants, with the goal of combating botanical blindnessthrough active, investigative teaching sequences and the use of ICT. The research was approved by the Ethics Committee and consisted of the preparation of original teaching material, followed by its application and evaluation by the students. As a result, a digital guide was created in ebook formatcontaining dynamic and playful activities,designed to stimulate students' interest in topics related to the morphology and classification of plants. Investigative and experimental activities were designed in order to encourage students to be builders of their learning, valuing student protagonism. Within an investigative didactic sequence, an online directed study, an online crossword, both prepared using the Hot Potatoes software, were applied, as well as an online game prepared on the Wordwall website. The methodology was evaluated using an online questionnaire, which was administered to the students at the end of the project. It is inferred that the use of active methodologies and ICT, in addition to optimizing time and understanding of Botany, can also encourage students to get involved in the process of knowledge construction, arousing their interest, enabling them to reflect onthe teaching environment in which they are immersed, thereby exercising their leadership roles. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Biológicas (IB) Departamento de Biologia Celular (IB CEL) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.