Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Alice Melo | pt_BR |
dc.contributor.author | Anjos, Lusmar Gomes de Oliveira dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-11T17:36:27Z | - |
dc.date.available | 2025-02-11T17:36:27Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-11 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-27 | - |
dc.identifier.citation | ANJOS, Lusmar Gomes de Oliveira dos. Ensino do sistema nervoso sensitivo por meio de uma abordagem investigativa: uma análise sobre o ensino por investigação no ensino de biologia.. 2024. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51533 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho buscou associar a metodologia de ensino por investigação com o tema sobre constituição e funcionamento do sistema nervoso sensitivo. O ensino por investigação foi utilizado para propor uma metodologia de ensino alternativa e capaz de despertar o interesse dos estudantes junto com o conhecimento do sistema nervoso, que, por muitas vezes, é considerado extenso e complexo de entender. A pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem do tipo qualitativa e buscou a análise do desenvolvimento dos estudantes durante uma sequência didática investigativa sobre como funciona a interpretação do sentido da dor pelo sistema nervoso. Inicialmente, foi proposto um questionário a fim de coletar as concepções iniciais dos estudantes sobre o ensino por investigação em aulas de Biologia, depois foi desenvolvida uma sequência didática investigativa onde foram propostas questões problemas aos estudantes, que levantaram hipóteses para essas questões, posteriormente, os estudantes realizaram pesquisas a fim de comprovarem suas hipóteses. Ao final, foi pedido aos estudantes para desenvolverem uma forma de divulgação de todo o processo realizado por eles durante a pesquisa. A coleta dos dados da pesquisa foi feita através de diário de bordo e para a análise foi utilizada a técnica de Bardin. Foi possível observar que a sequência didática utilizando o ensino por investigação obteve êxito em fazer com que os estudantes produzissem conhecimento sobre o funcionamento do sentido da dor, também foi possível observar que é necessário que o sistema de ensino tenha uma atenção maior com essa temática tão importante no cotidiano das pessoas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino do sistema nervoso sensitivo por meio de uma abordagem investigativa : uma análise sobre o ensino por investigação no ensino de Biologia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema Nervoso Sensorial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aimed to associate the inquiry-based teaching methodology with the theme
of the constitution and functioning of the sensitive nervous system. Inquiry-based teaching
was used to propose an alternative teaching methodology capable of arousing students'
interest, along with knowledge of the nervous system, which is often considered extensive
and complex to understand. The research was conducted with a qualitative approach and
sought to analyze the development of students during an investigative didactic sequence on
how the interpretation of the sense of pain by the nervous system works. Initially, a
questionnaire was proposed to collect students' initial conceptions about pain functioning.
Then, an investigative didactic sequence was developed where problem questions were
proposed to the students, who formulated hypotheses for these questions. Subsequently, the
students conducted research to verify their hypotheses. To conclude the investigation, students
were asked to develop a means of disseminating the entire process they conducted during the
research. Finally, a group discussion was held to seek information and sharing among the
students about their learning regarding the sense of pain and their impressions of inquirybased teaching. Data collection for the research was done through a logbook, and a qualitative
analysis of the data was conducted. It was possible to conclude that, based on the changes
from initial conceptions to final conclusions, through students' participation in the research
stages and through reports in the final group discussion, the didactic sequence using inquirybased teaching succeeded in enabling students to produce knowledge about the functioning of
the sense of pain. It was also observed that there is a need for the education system to pay
greater attention to this important theme in people's daily lives. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|