Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lima, Diana Vaz de | - |
dc.contributor.author | Santos, Graziele Almeida dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-10T17:20:27Z | - |
dc.date.available | 2025-02-10T17:20:27Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Graziele Almeida dos. Gestão da dívida ativa como medida de resiliência fiscal em governos locais brasileiros. 2024. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51510 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta dissertação é analisar como a gestão da Dívida Ativa pode ser usada como
medida de resiliência fiscal em governos estaduais, realizando-se, para isso, um estudo de caso
em estados da região Centro-Oeste. O estudo se fundamenta no constructo de resiliência fiscal
e tem como base de análise os indicadores de gestão pública e fiscal utilizados no Governo
brasileiro. Para tratar a questão de pesquisa, criou-se uma metodologia de avaliação da
capacidade de gestão da Dívida Ativa (Cageda) a partir da metodologia adotada no setor público
brasileiro para analisar a capacidade de pagamento (Capag) e apurar a situação fiscal dos entes
federados locais que pleiteiam contrair novos empréstimos com a garantia da União. A proposta
deste estudo está em considerar que medidas de resiliência fiscal, como a Cageda, sejam
incluídas no cálculo da Capag, seguindo o entendimento de que arrecadar mais e de forma
eficiente ‘pode contribuir para que os entes federados locais enfrentem suas vulnerabilidades
financeiras com certo grau de equilíbrio fiscal. A metodologia de criação da Cageda envolveu
três etapas, quais sejam: (i) a condução de uma Análise de Componentes Principais (ACP), que
simplifica a complexidade dos dados ao reduzir o número de variáveis sem perder muita
informação importante, para verificar a melhor forma de arranjo dos aspectos relacionados à
capacidade de gestão da Dívida Ativa levantados na literatura para a formulação da metodologia
Cageda; (ii) a realização de uma análise descritiva, crítica e histórica das variáveis que
compõem a Cageda, com vistas a verificar o comportamento desses aspectos ao longo do
tempo; e (iii) a verificação da aplicabilidade da Cageda e o impacto que esta promoveria na
classificação dos entes na Capag. Como resultados encontrados, constatou-se que todos os
Estados analisados obtiveram uma classificação ruim (C) ou péssima (D) em sua capacidade de
gestão da Dívida Ativa, revelando um problema não só em relação à recuperabilidade desses
recebíveis, mas também no que tange à sua capacidade de reaver os recebíveis como um todo,
necessitando de medidas urgentes de intervenção e/ou revisão das políticas e práticas dos entes
no que tange a sua forma de recuperação de valores dessa natureza. Por fim, como produto
técnico tecnológico (PTT), a metodologia da Cageda se apresenta como um novo processo que
permite analisar a capacidade dos entes em manter a estabilidade de suas finanças públicas e
cumprir com suas obrigações fiscais através da ótica das receitas e do seu recebimento. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Gestão da dívida ativa como medida de resiliência fiscal em governos locais brasileiros | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dívida ativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Setor público - Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The objective of this dissertation is to analyze how the management of Outstanding Debt can
be used as a measure of fiscal resilience in state governments, conducting a case study in states
from the Central-West region. The study is based on the construct of fiscal resilience and relies
on public and fiscal management indicators used by the Brazilian government. To address the
research question, a methodology to evaluate Outstanding Debt Management Capacity
(Cageda) was developed, inspired by the methodology adopted in the Brazilian public sector to
assess payment capacity (Capag) and determine the fiscal status of local federated entities
seeking to obtain new loans backed by the federal government.The proposal of this study is to
consider that fiscal resilience measures, such as Cageda, could be included in the Capag
calculation, based on the understanding that increasing revenue efficiently can help local
federated entities manage their financial vulnerabilities with a certain degree of fiscal balance.
The development of the Cageda methodology involved three stages, as follows: (i) conducting
a Principal Component Analysis (PCA), which simplifies data complexity by reducing the
number of variables without significant loss of information, to determine the best arrangement
of aspects related to Outstanding Debt Management Capacity found in the literature for
formulating the Cageda methodology; (ii) carrying out a descriptive, critical, and historical
analysis of the variables that comprise Cageda, aimed at examining the behavior of these
aspects over time; (iii) assessing the applicability of Cageda and the impact it would have on
the Capag classification of these entities. The results showed that all analyzed states received a
poor (C) or very poor (D) rating for their outstanding debt management capacity, revealing
issues not only in terms of the recoverability of these receivables but also in their overall ability
to reclaim such receivables. This indicates a need for urgent intervention or revision of policies
and practices regarding debt recovery. Finally, as a technical technological product (PTT), the
Cageda methodology presents itself as a new process for analyzing the capacity of entities to
maintain the stability of their public finances and meet their fiscal obligations through the lens
of revenue and receivables. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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