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Título: Desempenho no âmbito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios : fatores individuais, contextuais, organizacionais e efetividade do modelo de gestão
Autor(es): Oliveira, Andréia Soares de
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Administração pública
Poder Judiciário
Desempenho organizacional
Data de publicação: 10-Fev-2025
Referência: OLIVEIRA, Andréia Soares de. Desempenho no âmbito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios: fatores individuais, contextuais, organizacionais e efetividade do modelo de gestão. 2024. 169 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A ênfase no elemento humano no ambiente de trabalho inspira políticas e práticas organizacionais, especialmente na Nova Administração Pública, com foco na eficácia e excelência na prestação de serviços à sociedade. Contudo, muitas organizações públicas enfrentam desafios na gestão de pessoas devido à priorização das tarefas cotidianas em detrimento do planejamento estratégico. No Poder Judiciário, a gestão de desempenho apresenta desafios específicos, pois sua mensuração está ligada à atividade-fim, que se refere ao número de processos baixados (CNJ). Nesse contexto, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) implementou, em 2021, o Programa de Gestão de Desempenho por Competências (PRISMA), visando melhorar o desenvolvimento profissional e a qualidade dos serviços. No entanto, a avaliação do desempenho nas áreas não judiciárias é mais complexa devido à predominância de funções administrativas, o que dificulta a pactuação de metas, especialmente no nível de equipes. Assim, torna-se essencial investigar a percepção dos gestores e servidores dessas unidades e dos envolvidos no planejamento do modelo de gestão do desempenho do TJDFT sobre o PRISMA, buscando aprimorar a gestão pública. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou descrever a influência de fatores individuais, contextuais e organizacionais, no PRISMA, segundo a percepção de integrantes de unidades não judiciárias e do Núcleo de Desempenho e Orientação em Gestão de Pessoas (NUDEO) do TJDFT, e como a efetividade e maturidade do referido modelo de gestão do desempenho são percebidas por gestores e servidores dessas unidades intermediárias. O referencial teórico adotado aborda o modelo de gestão de desempenho de equipes, focando na avaliação e gerenciamento do desempenho como ações essenciais para a melhoria da organização, inclusive na Administração Pública. A pesquisa científica é mista, aplicada, descritiva e explicativa, com recorte transversal e utilização de dados primários e secundários. A abordagem qualitativa envolve análise documental, entrevistas semiestruturadas com gestores e integrantes do NUDEO e uma pergunta aberta para todos os participantes sobre sua percepção geral acerca do PRISMA. A abordagem quantitativa consiste em uma análise estatística descritiva dos dados do PRISMA dos ciclos 2021-2023, survey com servidores para medir a percepção da efetividade do modelo, e questionários para avaliar a maturidade do PRISMA, direcionado a gestores, e a influência de fatores associados à gestão de desempenho, para todos os públicos investigados. A pesquisa revela percepções variadas sobre o PRISMA, frequentemente visto como uma formalidade desconectada da realidade operacional. Os achados indicam uma lacuna entre a teoria e a prática, com o PRISMA enfrentando desafios como a pandemia, limitações técnicas, e falta de recursos e de apoio institucional, o que compromete sua implementação e utilidade. As entrevistas destacam a necessidade de aprimorar a capacitação em gestão de desempenho e adaptar as ferramentas às necessidades de cada setor, tornando o sistema mais relevante e menos burocrático. A formalidade percebida e a falta de integração ao cotidiano das unidades enfatizam a importância de revisar o modelo de implementação do PRISMA. A resistência de servidores e a percepção de que o sistema não reflete os méritos individuais reforçam a necessidade de uma estratégia mais personalizada e flexível. A análise SWOT identifica barreiras como a falta de alinhamento estratégico e a necessidade de maior investimento em capacitação. Como produtos técnico-tecnológicos da pesquisa, apresenta-se um relatório técnico conclusivo, com recomendações para a melhoria do programa e a proposta de um curso de formação profissional autoinstrucional sobre gestão de desempenho, com enfoque na ferramenta PRISMA, direcionado para gestores e para subordinados, considerando suas especificidades e visando promover o desempenho de excelência.
Abstract: The emphasis on the human element in the workplace inspires organizational policies and practices, particularly in the context of New Public Management, focusing on effectiveness and excellence in service delivery to society. However, many public organizations face challenges in people management due to the prioritization of daily tasks over strategic planning. In the Judiciary, performance management presents specific challenges, as its measurement is tied to the core activity, referring to the number of cases resolved (CNJ). In this context, the Federal District and Territories Court of Justice (TJDFT) implemented, in 2021, the Performance Management Program by Competencies (PRISMA) to improve professional development and service quality. Nonetheless, performance evaluation in non-judiciary areas is more complex due to the predominance of administrative functions, which complicates the setting of goals, especially at the team level. Thus, it becomes essential to investigate the perception of managers and employees in these units, as well as those involved in the planning of the TJDFT's performance management model, regarding PRISMA, aiming to enhance public management. In this regard, the present study aimed to describe the influence of individual, contextual, and organizational factors on PRISMA, according to the perception of members of non-judiciary units and the Performance and People Management Guidance Unit (NUDEO) of the TJDFT, and how the effectiveness and maturity of this performance management model are perceived by managers and employees in these intermediate units. The adopted theoretical framework addresses the performance management model for teams, focusing on performance evaluation and management as essential actions for organizational improvement, including in public administration. The research is mixed-method, applied, descriptive, and explanatory, with a cross-sectional approach and the use of primary and secondary data. The qualitative approach involves document analysis, semi-structured interviews with managers and NUDEO members, and an open-ended question for all participants about their general perception of PRISMA. The quantitative approach consists of a descriptive statistical analysis of PRISMA data from the 2021-2023 cycles, surveys with employees to measure the perceived effectiveness of the model, and questionnaires to assess PRISMA's maturity, targeted at managers, and the influence of factors associated with performance management, aimed at all investigated audiences. The research reveals varied perceptions of PRISMA, often seen as a formality disconnected from operational reality. The findings indicate a gap between theory and practice, with PRISMA facing challenges such as the pandemic, technical limitations, and a lack of resources and institutional support, which compromise its implementation and utility. The interviews highlight the need to improve training in performance management and adapt the tools to the needs of each sector, making the system more relevant and less bureaucratic. The perceived formality and lack of integration into the units' daily routines underscore the importance of revising PRISMA's implementation model. Employee resistance and the perception that the system does not reflect individual merits reinforce the need for a more personalized and flexible strategy. The SWOT analysis identifies barriers such as the lack of strategic alignment and the need for greater investment in training. As technical-technological outputs of the research, a conclusive technical report is presented with recommendations for program improvement and the proposal of a self-paced professional training course on performance management, focusing on the PRISMA tool, aimed at managers and subordinates, considering their specificities and aiming to promote excellence in performance.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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