Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Alfinito, Solange | - |
dc.contributor.author | Viana, Mayra Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T19:39:21Z | - |
dc.date.available | 2025-02-03T19:39:21Z | - |
dc.date.issued | 2025-02 | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Mayra Monteiro. The dimensions of food citizenship: a consumer-oriented approach. 2022. 235 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51448 | - |
dc.description.abstract | As escolhas alimentares dos indivíduos impactam o planeta e a sociedade, mas apenas uma
parcela dos consumidores se preocupa com os aspectos relacionados à alimentação. A
cidadania alimentar emerge quando as pessoas se mobilizam para ter acesso a alimentos
saudáveis, sustentáveis e justos. Esse fenômeno é um exercício de direitos e deveres em relação
ao sistema alimentar, que viabiliza movimentos e iniciativas que mitigam as preocupações
individuais sobre os problemas dos modelos tradicionais de acesso aos alimentos. A presente
tese, composta por três estudos complementares apresentados na estrutura de artigos, contribui
para a compreensão da cidadania alimentar no nível individual, ou seja, como comportamento
do consumidor. No Estudo 1, uma escala de cidadania alimentar é desenvolvida e testada com
consumidores brasileiros (n=329), utilizando análise fatorial exploratória e envolvendo
achados empíricos sobre o comportamento estudado. No Estudo 2, o modelo de mudança
comportamental baseado em informação, motivação e habilidades (IMB, na sigla em inglês)
foi utilizado para subsidiar a busca de fatores que determinam a cidadania alimentar nos
indivíduos. Esta investigação exploratória fez uso de uma técnica projetiva com consumidores
(n=207) previamente introduzidos no conceito de cidadania alimentar. No Estudo 3, o mesmo
modelo IMB permitiu compreender os antecedentes da participação dos indivíduos em um
arranjo produtivo mobilizado pelos cidadãos alimentares: a Comunidade que Sustenta a
Agricultura (CSA). Foram 17 entrevistas em profundidade, que geraram uma classificação
hierárquica decrescente para cada um dos construtos de interesse – informação, motivação e
habilidades comportamentais. Os resultados revelaram que os fatores Ações e Crenças (Estudo
1) compõem a medida de cidadania alimentar com 15 itens. Esses fatores permitiram a investigação de algumas relações significativas, demonstrando o potencial da escala para
pesquisas futuras. Além disso, foram exploradas as 34 variáveis (Estudo 2) que integram as
informações, motivações e habilidades comportamentais que determinam a cidadania
alimentar, e as 15 variáveis (Estudo 3) que antecedem a participação de indivíduos em uma
CSA, ambos no escopo dos três construtos do modelo IMB. Teoricamente, esta pesquisa
contribui para o avanço da compreensão da cidadania alimentar no nível do consumidor e
amplia o uso do modelo IMB no contexto alimentar. Este modelo de mudança comportamental
é promissor não somente para explicar comportamentos, mas também para apoiar propostas de
intervenção. Do ponto de vista gerencial e social, há contribuições para políticas públicas e
movimentos ou iniciativas de cidadania alimentar, pois os estudos ampliam a compreensão
sobre como engajar mais pessoas em seus propósitos. Por fim, apresentando um panorama dos
estudos e caminhos futuros, são delineados dois modelos unificados e apresentada uma agenda
de pesquisa com 20 questões a serem estudadas, sob seis temas distintos. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | The dimensions of food citizenship : a consumer-oriented approach | pt_BR |
dc.title.alternative | As dimensões da cidadania alimentar : uma abordagem orientada para o consumidor | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidadania alimentar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motivação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes Alimentares Alternativas (RAA) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Individuals' food choices impact the planet and society, but only a portion of consumers is
concerned with food-related aspects. Food citizenship emerges when people mobilize to access
healthy, sustainable, and equitably produced food. This phenomenon is an exercise of rights
and duties regarding the food system, which enables movements and initiatives that mitigate
individual concerns about problems caused by traditional models of food provision. The
present thesis, composed of three complementary studies presented in the structure of papers,
contributes to understanding food citizenship at the individual level, i.e., as consumer behavior.
In Study 1, a measure of food citizenship is developed and tested with Brazilian consumers
(n=329), using an exploratory factor analysis, adding empirical insights into the studied
behavior. In Study 2, the behavior change model based on information, motivation, and skills
(IMB model) was used to support the search for factors that determine food citizenship in
individuals. This exploratory investigation implemented a projective technique with consumers
(n=207) after they were after they were familiarized with the concept of food citizenship. In
Study 3, the same model (IMB model) allowed us to understand the antecedents of the
individual's participation in a productive arrangement mobilized by food citizens: The
Community-Supported Agriculture (CSA). In addition, we conducted 17 in-depth interviews,
which generated a descending hierarchical classification for each of the constructs of interest -
information, motivation, and behavioral skills. The results revealed that the factors of Actions
and Beliefs (Study 1) compose the food citizenship measure with 15 items. Those factors
allowed the investigation of some meaningful relationships, demonstrating the potential of the
scale for future research. In addition, we explored the 34 variables that integrate the information, motivations, and behavioral skills determining food citizenship (Study 2), and the
15 variables that precede the participation of individuals as part of a CSA (Study 3), both within
the scope of the three constructs of the IMB model. Theoretically, this research contributes to
advancing the understanding of food citizenship at the consumer level and expands the use of
the IMB model in the food context. This behavior change model is promising not only to
explain behaviors but also to support intervention proposals. From a managerial and social
perspective, there are contributions to public policies and food citizenship movements or
initiatives, as the studies increase the understanding of engaging more people in their purposes.
Finally, providing an overview of the studies and future paths, two unified models are outlined,
and a research agenda with 20 questions to be studied, under six different themes, is presented. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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