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Título: Práticas discursivas e sociais na relação família-escola-comunidade : da realidade da adolescência ao discurso legal no Brasil
Autor(es): Moreira, Miguel Ângelo
Orientador(es): Silva, Denize Elena Garcia da
Assunto: Representação linguístico-discursiva
Adolescência
Relação família-escola
Data de publicação: 3-Fev-2025
Referência: MOREIRA, Miguel Ângelo. Práticas discursivas e sociais na relação família-escola-comunidade: da realidade da adolescência ao discurso legal no Brasil. 2015. 305 f. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo central é investigar representações linguístico-discursivas, contidas em textos escritos por adolescentes e em dispositivos legais, sobre as práticas de socialização presentes na relação família-escola-comunidade. O enfoque teórico é balizado pela triangulação entre a proposta de Fairclough (2001, 2003), associada à perspectiva da LSF de Halliday (1985, 1994, 2004, 2014) e ao Sistema de Avaliatividade, desenvolvido por Martin e White (2005). A abordagem fairclougheana voltada para a análise de discurso textualmente orientada constitui o caminho teórico-metodológico básico que me permite adentrar o mundo da experiência dos adolescentes, o qual se encontra materializado em textos (relatos de vida de adolescentes). A Linguística Sistêmico-Funcional e o Sistema de Avaliatividade configuram instrumentos paralelos de análise (con)textual. A intenção é buscar sempre o equilíbrio tão almejado, em termos de análise linguístico-discursiva, entre a interioridade da linguagem (gramática) e o lado social (discurso). Esse equilíbrio confere relevo a uma pesquisa de natureza essencialmente qualitativa, além de permitir que se alcancem os objetivos operacionais traçados no seu projeto inicial. Os dados empíricos, gerados em oficinas de letramento com estudantes do Ensino Médio, foram obtidos junto a uma instituição da rede pública de ensino de Santa Maria, no Distrito Federal. Soma-se a esses dados, a análise documental de dispositivos legais que envolvem direitos voltados a crianças e adolescentes, sobretudo o direito à convivência familiar e à proteção integral. A natureza dos dados levou-me a buscar o auxílio da ferramenta computacional WordSmith Tools (SCOTT, 2015), o que me permitiu fazer o levantamento dos vocábulos mais recorrentes, os quais envolveram as temáticas família, professor e rua. As temáticas estão associadas aos principais espaços de socialização dos adolescentes, o que me levou a analisar as principais práticas discursivas e sociais responsáveis pela socialização desses jovens. Os resultados mostram que a relação dos adolescentes com a família de origem sugere um momento de instabilidade familiar, quase sempre associado ao rompimento de laços de convivência entre pais e filhos. Para esses jovens, a ação “trabalhar” [fora do âmbito doméstico], quando envolve o ator “pais” (ou a “mãe solteira”), gera uma série de consequências, entre elas, a rearticulação dos agentes de socialização. Por um lado, a rearticulação é caracterizada aqui como a “entrega” dos filhos para os cuidados de outros. Os adolescentes apontam dois agentes principais: a escola e as ruas. Na escola, a figura do professor é reconhecida por meio de suas ações (ou atitudes), as quais definem um novo papel social próximo a uma espécie de “paternalização docente”, por entender que o posicionamento atitudinal desse ator social sugere o exercício de três funções: oferta de afetividade, apoio moral e educação de qualidade. Por outro lado, as ruas são representadas como um ambiente perigoso por estar inserido num contexto de acessibilidade a drogas e a situações de violência urbana. A tríade instabilidade familiar, violência e drogas são categorias que nasceram dos dados desta pesquisa. A recorrência a essas categorias discursivas mostrou fenômenos que apontam para uma condição de risco ao mesmo tempo em que caminha em direção contrária às normas de proteção integral previstas por leis como o Estatuto da Criança e do Adolescente. Por se tratar de uma pesquisa, realizada com pessoas em situação de menoridade, a tese ora apresentada teve aprovação do Comitê de Ética da UnB, o que contribui para apoiar os procedimentos éticos assumidos. Esta tese significa uma contribuição para a causa da adolescência, sobretudo, daqueles em condição de risco, de maneira que se despertem estudos futuros. Dar “voz” a adolescentes tornou-se o primeiro passo na tentativa de fortalecer a identidade de um grupo massacrado pela violência urbana, pelas drogas e pela ineficácia das leis.
Abstract: The main objective is to delve into linguistic-discursive representations of texts written by teenagers and examine legal provisions with regard to socialization practices present in the family-school-community relationship. The theoretical approach is marked by the triangulation between the assumptions proposed by Fairclough (2001, 2003), coupled up with Halliday’ Functional Grammar (FG), (1985, 1994, 2004, 2014) and the Appraisal System, developed by Martin and White (2005). Fairclough’s approach toward textually oriented discourse analysis is the basic theoretical and methodological approach that allows me to enter the world of experience of adolescents, which is materialized in texts (adolescents’ life stories). The Systemic Functional Linguistics and the Appraisal System configure (con) textual parallel instruments of analysis. The intention is to achieve the so-desired linguistic and discursive balance between the interiority of the language (grammar) and its social function (discourse). Such balance highlights the qualitative nature of the research, and enables the achievement of the operational objectives outlined in its initial design. The empirical data generated in literacy workshops with high school students were obtained in a public institution located in Santa Maria, in the Federal District. Besides the aforementioned data, the documentary analysis of legal provisions involving the rights of children and adolescents were considered, especially the right to family life and full protection. The nature of the data led me to seek aid from WordSmith Tools (SCOOT, 2015), a computational tool which allowed me to analyze the most common words, which involved themes such as family, teacher and street. These themes are associated with the main socialization spaces pertaining adolescents, which led me to study the main discursive and social practices responsible for the socialization of these young people. The results show that the relationship of adolescents with their family suggests a time of family instability, often associated with the disruption between parents and children’s coexistence ties. For these young people, the action “to work” [outside the domestic sphere], when it involves the actor “parents” (or “single mother”), generates a series of consequences, including the re-articulation of the agents of socialization. On the one hand, such re-articulation is characterized by the “delivery” of the children to the care of others. Thus, teenagers point to two key agents: the school and the streets. At school, the teacher is recognized through his/her actions (or attitudes), which define a new social role similar to a kind of “teacher’s parenting”, in that the attitude and position of this social actor suggests three functions: the offer of affection, moral support and quality education. On the other hand, the streets represent a hazardous environment for being inserted in a context of drug accessibility and urban violence. The triad family instability, violence and drugs are categories that resulted from this study. The recurrence of these discursive categories showed facts which point to risky situations as well as disagreements with the rules of strict protection provided by the laws, such as the Brazilian Child and Adolescent Statute. Once this research was conducted with people in minority situation, this thesis was approved by the University of Brasilia’s Ethics Committee, which constituted the ethical procedures assumed throughout this paper. This thesis means a contribution to the cause of adolescence, especially to those at risky situations, so as to encourage future studies. To give “voice” to teenagers became the first step in trying to strengthen the identity of a group massacred by urban violence, drugs and the ineffectiveness of the laws.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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