Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coelho Junior, Francisco Antonio | - |
dc.contributor.author | Rezende, Regina Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-03T16:42:52Z | - |
dc.date.available | 2025-02-03T16:42:52Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-26 | - |
dc.identifier.citation | REZENDE, Regina Rodrigues. Fatores associados às redistribuições efetivadas pelo Ministério da Educação: é o real interesse da administração pública levado em conta. 113 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51444 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo avaliou o instituto da redistribuição de cargos entre Instituições Federais de
Ensino (IFEs) brasileiras, um assunto ainda pouco estudado no setor público. Definiu-se como
objetivo geral da pesquisa descrever o perfil dos pedidos de redistribuição de cargos entre IFEs
encaminhados ao Ministério da Educação (MEC) desde a publicação, em março de 2023, da
Portaria que regulamenta a matéria, até 31 de dezembro de 2023, para, com base nos resultados
obtidos, identificar se o interesse da Administração vem sendo justificado em tais pedidos. Os
objetivos específicos do estudo foram: identificar o comportamento dos processos e o perfil de
servidores e de instituições envolvidas nos pedidos de redistribuição; categorizar e classificar
as justificativas utilizadas para fundamentar tais pedidos; analisar a caracterização do interesse
público nesses pedidos; e propor minuta de ato regulatório sobre o assunto. A pesquisa foi
baseada em uma abordagem qualitativa. A estratégia utilizada foi o estudo de caso. Os dados
foram coletados dos processos encaminhados pelas IFEs ao MEC, com pedidos de
redistribuição de cargos, no decorrer desses 10 meses. Ao todo, 1.142 processos foram
analisados, sendo 256 que não ensejaram redistribuição de cargos e 886 que ensejaram
redistribuições. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo.
Os resultados encontrados sugerem, a partir da linha de investigação conduzida na pesquisa,
que o interesse público vem sendo atendido nos processos dessa natureza. Como produto
técnico-tecnológico, foi elaborada uma minuta de portaria de alteração da Portaria SEGRT/MGI
nº 619/2023, de forma a tornar o procedimento mais ágil e eficiente. A relevância deste trabalho
está na contribuição que ele poderá oferecer a estudos sobre temáticas relacionadas à
movimentação de servidores públicos. Do ponto de vista prático, a pesquisa reuniu informações
que poderão servir de base para tomada de decisões estratégicas por gestores do Ministério da
Educação e das próprias instituições de ensino, sobre o assunto. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Fatores associados às redistribuições efetivadas pelo Ministério da Educação : é o real interesse da administração pública levado em conta | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituições federais de ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interesse público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rotatividade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study evaluated the redistribution of positions between Brazilian Federal
Educational Institutions (IFEs), a subject still little studied in the public sector. The general
objective of the research was defined as describing the profile of requests for redistribution of
positions between IFEs sent to the Ministry of Education (MEC) since the publication, in March
2023, of the Ordinance that regulates the matter, until December 31, 2023, to, based on the
results obtained, identify whether the Administration's interest has been justified in such
requests. The specific objectives of the study were: to identify the behavior of the processes and
the profile of employees and institutions involved in requests for redistribution; categorize and
classify the justifications used to support such requests; analyze the characterization of the
public interest in these requests; and propose a draft regulatory act on the subject. The research
was based on a qualitative approach. The strategy used was the case study. Data were collected
from processes sent by IFEs to the MEC, with requests for redistribution of positions, over the
course of these 10 months. In total, 1,142 processes were analyzed, 256 of which did not lead
to redistribution of positions and 886 that led to redistribution. Data analysis was carried out
using the content analysis technique. The results found suggest, based on the line of
investigation conducted in the research, that the public interest has been served in processes of
this nature. As a technical-technological product, a draft ordinance amending SEGRT/MGI
Ordinance No. 619/2023 was prepared, in order to make the procedure more agile and efficient.
The relevance of this work lies in the contribution it can offer to studies on topics related to the
movement of public servants. From a practical point of view, the research gathered information
that could serve as a basis for strategic decision-making by managers from the Ministry of
Education and the educational institutions themselves, on the subject. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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