Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Veloso, Jorge das Graças | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Wily da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-16T18:09:48Z | - |
dc.date.available | 2025-01-16T18:09:48Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-03 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Wily da Silva. Bloco Vai-Quem-Quer: adentrando a fresta e refazendo a festa no carnaval de rua da Cidade Ocidental-GO. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51395 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem por objetivo compreender as espetacularidades do bloco de carnaval
de rua “Vai-Quem-Quer” de Cidade Ocidental - GO, a partir da noção transdisciplinar da
Etnocenologia, buscando o diálogo com as Relações Étnico-Raciais. Esses diálogos estão
contribuindo para um maior aprofundamento sobre o sentimento coletivo de pertença e para o
fortalecimento da territorialidade cultural no município de Cidade Ocidental (GO), entorno
periférico goiano do Distrito Federal. Para isso, lanço mão da Etnocenologia para perceber o
movimento espetacular em sua dimensão estética, considerando primordialmente o
reconhecimento dos aspectos pluriculturais e as singularidades dessa manifestação cultural. A
pesquisa evidencia que o município é parte resultante das exclusões socioespaciais provocadas
pela construção da Capital Federal, que gerou a relação antagônica entre centro e periferia. A
falta de acesso a espaços culturais, educação e saúde de qualidade, bem como a ausência do
carnaval ocidentalense na avenida, impulsionou os moradores da cidade a criarem, em 2014,
um bloco carnavalesco em que se constituíram aspectos éticos-estéticos singulares que
expressam suas identidades enquanto sujeitos da periferia geográfica brasiliense. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Bloco Vai-Quem-Quer : adentrando a fresta e refazendo a festa no carnaval de rua da Cidade Ocidental-GO | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Etnocenologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Carnaval de rua | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La presente disertación tiene como objetivo comprender las espectacularidades del grupo de
carnaval callejero “Vai-Quem-Quer” de Cidade Ocidental - GO, desde la perspectiva
transdisciplinaria de la Etnocenología, en diálogo con las Relaciones Étnico-Raciales. Estos
diálogos están contribuyendo para una comprensión más profunda del sentimiento colectivo de
pertenencia y para el fortalecimiento de la territorialidad cultural en la ciudad de Cidade
Ocidental (GO), el entorno periférico del Distrito Federal de Goiás. Para ello, hago uso de la
Etnocenología, para percibir el movimiento espectacular en su dimensión estética,
considerando principalmente el concepto de alteridad, que reconoce los aspectos pluriculturales
y las singularidades de cada manifestación cultural. La investigación muestra que el municipio
es parte de las exclusiones socioespaciales provocadas por la construcción de la Capital Federal,
que generó la relación antagónica entre centro y periferia. La falta de acceso a espacios
culturales, educativos y de salud de calidad, así como la ausencia del carnaval occidental en la
avenida, impulsó a los habitantes de la ciudad a crear, en 2014, una manzana carnavalesca en
la que se constituyeron singulares aspectos ético-estéticos que expresan sus identidades como
sujetos de la periferia geográfica de Brasilia. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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