http://repositorio.unb.br/handle/10482/51388
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JailsonAraujoCarvalho_TESE.pdf | 8,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Habitação do corpo por meio do Teatro de Animação na escola |
Autor(es): | Carvalho, Jailson Araújo |
Orientador(es): | Brochado, Izabela Costa |
Assunto: | Teatro de animação Sala de aula invertida Educação básica Aprendizagem |
Data de publicação: | 16-Jan-2025 |
Data de defesa: | 14-Out-2024 |
Referência: | CARVALHO, Jailson Araújo. Habitação do corpo por meio do Teatro de Animação na escola. 2024. 197 f., il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar as possibilidades do Teatro de Animação aliado à Sala de Aula Invertida como perspectivas pedagógicas para o ensino de Artes Cênicas no Terceiro Ciclo de Aprendizagem em uma escola da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. O Teatro de Animação pode ser entendido como o ato de oportunizar a ideia de “vida” a elementos inanimados, tais como: bonecos, personagens de sombras, entre outros. Já a Sala de Aula Invertida é vista como uma extensão da sala de aula presencial, em que o estudante realiza um estudo prévio dos conceitos estabelecidos pelo professor. Como viés metodológico, faz-se uso do estudo de caso, de cunho exploratório qualitativo, desenvolvido no Centro de Ensino Fundamental 101, localizado na Região Administrativa do Recanto das Emas, Distrito Federal, com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: uma Proposta Pedagógica contendo 80 aulas distribuídas em quatro anos (20 aulas para cada ano – 6º, 7º, 8º e 9º) sobre teatro de sombras, boneco de luva e boneco de animação direta; utilização da Sala de Aula Invertida; registro em Diário de Bordo (pelos estudantes); registro audiovisual das aulas de teatro; e aplicação de três questionários online. Para os apoios teóricos, têm-se as ideias de: Dewey (2010) e Larrosa (2022), sobre experiência na arte; Bergmann e Sams (2018), sobre Sala de Aula Invertida; Ausubel (2000) e hooks (2017), sobre aprendizagem e socialização na escola; Carvalho (2015), sobre o Terceiro Ciclo; Amaral (2002, 2007, 2011), sobre teatro de animação, Amorós e Paricio (2005), artigos da Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animada e da revista Fantoche – Arte de los Títeres. Observou-se que o processo de habitação do corpo aconteceu de forma significativa ao longo do processo de experiência com a utilização do Teatro de Animação aliado a Sala de Aula Invertida. |
Abstract: | This study aims to analyze the possibilities of Puppet Theater combined with the Flipped Classroom as pedagogical perspectives for teaching Performing Arts in the Third Cycle of Learning in a government-run school, of the State Department of Education of the Federal District. Puppet Theater can be understood as the act of providing the idea of “life” to inanimate elements, such as puppets, shadow characters, among others. The Flipped Classroom is seen as an extension of the classroom, in which the student carries out a prior study of the concepts established by the teacher. This methodology uses a qualitative exploratory case study, developed at the Basic Education Center of the 101st Block, located in the Administrative Region of Recanto das Emas, Federal District, with students from the 6th to the 9th grade of Basic Education. The following methodological procedures were used: a Pedagogical Proposal containing 80 classes distributed over four years (20 classes for each year – 6th, 7th, 8th and 9th) on shadow theater, glove puppets and direct animation puppets; use of the Flipped Classroom; registration in a Logbook (by the students); audiovisual recording of theater classes; and administration of three online questionnaires. For theoretical support, we used the ideas of: Dewey (2010) and Larrosa (2022), on experience in art; Bergmann and Sams (2018), on Flipped Classroom; Ausubel (2000) and Hooks (2017), on learning and socialization at school; Carvalho (2015), on the Third Cycle; Amaral (2002, 2007, 2011), on puppet theater; Amorós and Paricio (2005), in articles from the Móin-Móin Journal of Studies on Puppet Theater and the Fantoche Magazine – Art of Puppets. It was observed that the process of dwelling of the Body happened significantly throughout the experience process with the use of the Animation Theater combined with the Flipped Classroom. |
Resumen: | Este estudio tiene como objetivo analizar las posibilidades del Teatro de Títeres combinado con el Aula Invertida como perspectivas pedagógicas para la enseñanza de las Artes Escénicas en el Tercer Ciclo de Aprendizaje en una escuela pública, de la Secretaría de Educación del Estado del Distrito Federal. El teatro de títeres puede entenderse como el acto de dotar la idea de “vida” a elementos inanimados, como títeres, personajes de sombras, entre otros. El Aula Invertida se plantea como una extensión del aula, en la que el alumno realiza un estudio previo de los conceptos establecidos por el profesor. Esta metodología utiliza un estudio de caso exploratorio cualitativo, desarrollado en el Centro de Educación Básica del Bloque 101, ubicado en la Región Administrativa de Recanto das Emas, Distrito Federal, con estudiantes del 6º al 9º grado de Educación Básica. Se utilizaron los siguientes procedimientos metodológicos: una Propuesta Pedagógica que contiene 80 clases distribuidas en cuatro años (20 clases por año – 6to, 7mo, 8vo y 9no) sobre teatro de sombras, títeres de guante y títeres de animación directa; uso del aula invertida; registro en un Cuaderno de Registro (por parte de los estudiantes); grabación audiovisual de clases de teatro; y administración de tres cuestionarios en línea. Como sustento teórico utilizamos las ideas de: Dewey (2010) y Larrosa (2022), sobre la experiencia en el arte; Bergmann y Sams (2018), sobre el Aula Invertida; Ausubel (2000) y Hooks (2017), sobre el aprendizaje y la socialización en la escuela; Carvalho (2015), sobre el Tercer Ciclo; Amaral (2002, 2007, 2011), sobre el teatro de títeres; Amorós y Paricio (2005), en artículos de la Revista Móin-Móin de Estudios sobre Teatro de Títeres y de la Revista Fantoche – El Arte de los Títeres. Se observó que el proceso de habitar el cuerpo ocurrió significativamente a lo largo del proceso de vivencia con el uso del Teatro de Animación combinado con el Aula Invertida. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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