Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tenenblat, Nitza | pt_BR |
dc.contributor.author | Pimenta, Fernanda Dias de Freitas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-16T18:09:43Z | - |
dc.date.available | 2025-01-16T18:09:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-30 | - |
dc.identifier.citation | PIMENTA, Fernanda Dias de Freitas. Subversivas: palhaçarias feministas. 2024. 282 f., il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51386 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo investigou os modos pelos quais a palhaçaria feminina responde e contesta
imposições de gênero demandadas às mulheres, consolidando-se como instrumento para
criações dramatúrgicas cômicas feministas. A proposta foi refletir sobre a palhaçaria criada e
vivenciada por mulheres e suas relações com pensamentos/atitudes/ideias dos feminismos.
Investigações sobre a mulher na palhaçaria, a comicidade e os diversos feminismos são pontos
de partida para esta análise, que se desdobra em entrevistas com palhaças da
contemporaneidade, abarcando também montagens cômicas de cenas e espetáculos
brasileiros. Esta pesquisa buscou mapear discursos, narrativas e dramaturgismos feministas
presentes nas palhaçarias contemporâneas, em seus diversos estilos: as (estrategicamente)
binaristas, as decoloniais e as queers. Contou também com a criação e análise procedimental
de um espetáculo solo vivenciado e montado por mim, palhaça-pesquisadora. A atuação na
palhaçaria é uma ação que promove mudanças na sociedade. Por meio da palhaçaria e da
comicidade, defendo que podemos provocar reflexões sobre nossa condição de mulher,
trazendo para o cerne da cena dramaturgias que evidenciam opressões de gênero. Numa
cultura sexista e patriarcal, engendrada, como pode a construção social da mulher servir de
base ao processo dramatúrgico e criativo das palhaças? E como se materializam as decisões
dramatúrgicas das palhaças que abordam questões femininas, feministas e de gênero? A
metáfora cômica da palhaça parte de questões pessoais e íntimas para tocar em sistemas
sociais engendrados e universais, de modo a, primeiramente, denunciar e, consequentemente,
minimizar os prejuízos da desigualdade entre gêneros. Ao longo do trabalho, os principais
diálogos são estabelecidos com a psicóloga Valeska Zanello, com a pesquisadora de gênero
Judith Butler, e com a autora decolonial María Lugones, além das palhaças Daiani Brum, Ana
Borges, Karla Cordeiro, Melissa Caminha e u pesquisadore e palhace Manu Cardoso. E,
embora a pesquisa contemple os elementos responsáveis pela criação em palhaçaria, seu foco
primordial é a recente renovação de suas dramaturgias cômicas por meio de um viés feminino,
feminista e subversivo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Subversivas : palhaçarias feministas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Palhaço | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feminismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Palhaçarias femininas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subversão | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study investigated the ways in which female clowning responds to and challenges gender
impositions demanded of women, consolidating itself as an instrument for feminist comedic
dramaturgical creations. The proposal was to reflect on the clowning created and experienced
by women and its relations with feminist thoughts/attitudes/ideas. Investigations into women
in clowning, comedy, and the various feminisms are starting points for this analysis, which
unfolds in interviews with contemporary clowns, also encompassing comedic productions of
Brazilian scenes and shows. This research sought to map feminist discourses, narratives, and
dramaturgisms present in contemporary clowning, in its various styles: the (strategically)
binary, the decolonial, and the queer. It also included the creation and procedural analysis of
a solo show experienced and put together by me, a clown-researcher. Acting in clowning is
an action that promotes changes in society. Through clowning and comedy, I argue that we
can provoke reflections on our condition as women, bringing to the center of the scene
dramaturgies that highlight gender oppressions. In an engendered sexist and patriarchal
culture, how can the social construction of women serve as a basis for the dramaturgical and
creative process of female clowns? And how do the dramatic decisions of female clowns that
address feminine, feminist and gender issues materialize? The comedic metaphor of the
female clown starts from personal and intimate issues to touch on engendered and universal
social systems, in order to first denounce and, consequently, minimize the harm of gender
inequality. Throughout the work, the main dialogues are established with psychologist
Valeska Zanello, gender researcher Judith Butler, and decolonial author María Lugones, in
addition to the clowns Daiani Brum, Ana Borges, Karla Cordeiro, Melissa Caminha and
researcher and clown Manu Cardoso. And, although the research contemplates the elements
responsible for the creation of clownery, its primary focus is the recent renewal of its comic
dramaturgies through a feminine, feminist and subversive bias. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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