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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVeloso, Jorge das Graçaspt_BR
dc.contributor.authorSantos, Adailson Costa dospt_BR
dc.date.accessioned2025-01-16T18:09:41Z-
dc.date.available2025-01-16T18:09:41Z-
dc.date.issued2025-01-16-
dc.date.submitted2024-07-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Adailson Costa dos. Salve a aldeia Tabokagrande: percepções etnocenológicas sobre os bonecos gigantes em Taquaruçu - TO. 2024. 234 f., il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51383-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, 2024.Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, 2024.pt_BR
dc.description.abstractTudo está em movimento. Este trabalho, este texto, este resumo, a cultura e nossas identidades. Este trabalho faz, sob a afetação metodológica da Etnocenologia, um estudo sobre a Aldeia TabokaGrande, Distrito de Taquaruçu / Tocantins. O intuito deste estudo é compreender as atividades que ocorrem neste centro cultural e artísticos com a proposta de tese de que: a aldeia seja uma tradição inventada a partir da necessidade de pertencimento de seus fazedores. Dentro da viagem proposta no trabalho a primeira parada é na TabokaGrande com sua história, personagens e participantes. Através da proposição da Poética das Andanças apresento os caminhos que levaram até o aparecimento da tradição. A segunda parada da viagem se debruça sobre a categoria do pertencimento, partindo de pressupostos teóricos acerca das noções de identidade e identificação. Posteriormente, a última para trata dos apontamentos sobre o que vem a ser cultura, como ela se inventa e o que determina que uma tradição deve ser intitulada desta forma. Por fim, e possível perceber a Aldeia como uma tradição criada a partir da transculturação, conceito caro a Etnocenologia, com a finalidade de orientar as identidades e identificações dos participantes. Este movimento cria o que é chamado de espaço de pertencimento.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSalve a aldeia Tabokagrande : percepções etnocenológicas sobre os bonecos gigantes em Taquaruçu - TOpt_BR
dc.title.alternativeLong live to the aldeia Tabokagrande: ethnocenological perceptions on the giant puppets in Taquaruçu - TOpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEtnocenologiapt_BR
dc.subject.keywordAldeias indígenaspt_BR
dc.subject.keywordPertencimentopt_BR
dc.subject.keywordTradição inventadapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Everything is in movement. This work, this text, this abstract, culture and our identities. Under the methodological affectation of Ethnocenology, this paper studies the Aldeia TabokaGrande, in the district of Taquaruçu / Tocantins. The aim of this study is to understand the activities that take place in this cultural and artistic center with the thesis proposal that: the Aldeia is a tradition invented from the need for belonging of its makers. On the journey proposed in the work, the first stop is at TabokaGrande, with its history, characters and participants. Through the proposition of the Poetics of Wanderings, I present the paths that led to the emergence of the tradition. The second stop of the journey looks at the category of belonging, based on theoretical assumptions about the notions of identity and identification. The last one deals with what culture is, how it is invented and what determines that a tradition should be called that. Finally, it is possible to perceive the Aldeia as a tradition created from transculturation, a concept dear to Ethnocenology, with the aim of guiding the identities and identifications of the participants. This movement creates what is called a space of belonging.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Cênicas (IdA CEN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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