Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fleischer, Soraya Resende | pt_BR |
dc.contributor.author | Araújo, João Paulo Siqueira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-15T18:55:43Z | - |
dc.date.available | 2025-01-15T18:55:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
dc.date.submitted | 2024-08-15 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, João Paulo Siqueira de. Educação Contextualizada da Escuta: Uma etnografia da formação de psicólogos-psicoterapeutas a partir do Sankofa, grupo de estágio e serviço de psicoterapia para universitários negros. 2024. 213 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51366 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo compreender a formação de psicólogos-psicoterapeutas
para o atendimento de demandas raciais na clínica psicológica. A partir de uma etnografia
posicionada junto ao Sankofa, um grupo de estágio e serviço de psicoterapia para
universitários negros, em funcionamento numa universidade do centro-oeste brasileiro,
conjugo teorias, documentos, observação participante, entrevistas e o diário de campo para
caracterizar a história, funcionamento e as estratégias formativas do grupo. Com trabalho de
campo entre abril e dezembro de 2023, discuto documentos que orientaram a formação
institucional vivida pelas interlocutoras, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para os
cursos de graduação em psicologia (DCN), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), ementas e
currículo, delineadas e aplicadas por um quadro docente composto por mais de 90% de
pessoas brancas sem expertise nas relações étnico-raciais, o que esculpiu uma formação
descontextualizada socioculturalmente, e, portanto, desracializada, em termos
ontoepistêmicos e praxiológicos. Na observação participante das reuniões de supervisão,
grupo de estudos e atividades do Sankofa, foram frequentes os obstáculos impostos pela
Clínica-Escola para o seu pleno funcionamento, instituição na qual o grupo funcionava. Os
obstáculos identificados se deram nos termos de vigilância, deslisura e arbitrariedades que
culminaram no encerramento do grupo de estágio pela segunda vez em sua história,
indicativo do racismo institucional. Fricções essas que sinalizaram sobre a intencionalidade
da Instituição e das pessoas que a fazem, denotando suas concepções sobre Ciência, Saúde,
Racismo, Cuidado e Ética. Ao mesmo tempo, na conjunção das entrevistas, foi possível
caracterizar os itinerários formativos propostos pelo Sankofa para formar profissionais
atentos à demanda racial em psicoterapia, através da paridade racial, do letramento racial e
das supervisões, como um processo de educação da escuta respondente às demandas
materiais e simbólicas da maioria da sociedade brasileira, consoante à ética profissional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação contextualizada da escuta : uma etnografia da formação de psicólogos-psicoterapeutas a partir do Sankofa, grupo de estágio e serviço de psicoterapia para universitários negros | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Antropologia da ciência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Antropologia da saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviço de saúde | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this research was to understand the training of psychologists-psychotherapists to
meet racial demands in the psychological clinic. From an ethnography positioned at Sankofa,
an internship group and psychotherapy service for black university students, operating at a
university in central-western Brazil, I combine theories, documents, participant observation,
interviews and a field diary to characterize the history, functioning and training strategies of
the group. With fieldwork between April and December 2023, I discuss documents that
guided the institutional training experienced by the interlocutors, such as the National
Curriculum Guidelines for undergraduate courses in psychology (DCN), the Course
Pedagogical Project (PPC), syllabuses and curriculum, outlined and applied by a teaching
staff made up of more than 90% white people with no expertise in ethnic-racial relations,
which sculpted a socioculturally decontextualized and therefore de-racialized education in
onto-epistemic and praxeological terms. During participant observation of supervision
meetings, study groups and Sankofa activities, the obstacles imposed by the Clínica-Escola,
the institution in which the group worked, were frequent. The obstacles identified were in
terms of surveillance, misconduct and arbitrariness that culminated in the closure of the
internship group for the second time in its history, indicative of institutional racism. These
frictions signaled the intentionality of the institution and the people who make it up, denoting
their conceptions of science, health, racism, care and ethics. At the same time, in the
conjunction of the interviews, it was possible to characterize the training itineraries proposed
by Sankofa to train professionals who are attentive to racial demands in psychotherapy,
through racial parity, racial literacy and supervisions, as a process of listening education that
responds to the material and symbolic demands of the majority of Brazilian society, in line
with professional ethics. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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