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Título: A (auto)poieses do cerrado brasileiro : uma pesquisa artística, pela fenomenologia natural
Autor(es): Carvalho, Daniel Mira de
Orientador(es): Camargo, Denise Conceição Ferraz de
Assunto: Processo artístico
Deslocamento
Autopoiese
Fenomenologia natural
Cerrados
Comunidades tradicionais
Data de publicação: 10-Jan-2025
Referência: CARVALHO, Daniel Mira de. A (auto)poieses do cerrado brasileiro: uma pesquisa artística, pela fenomenologia natural. 2024. 755 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho aborda possibilidades de reconexão nas relações entre humanos e a natureza, para promover uma reformulação (re)generativa das formas de pensar e agir. Procura-se, por meio da pesquisa de processo artístico, responder como a experiência da fenomenologia natural, desenvolvida por Johann Wolfgang von Goethe no final do século XVIII, contribui para a compreensão da poiésis como uma forma de pensamento. Considera-se, para isso, o poder das linguagens artísticas de ampliar imaginários, os princípios naturais e a sabedoria sensível, poética, de comunidades tradicionais como: ameríndios, aborígenes, xintoístas e, principalmente, aquelas do cerrado (sertanejos, geraizeiros, quilombolas, indígenas, vazanteiros, caiçaras e veredeiros). Em um primeiro momento, além de Goethe, estudam-se pensadores como os pré-socráticos, os de linha Zen Budista e os inspirados por Baruch Spinoza. Com a finalidade (re) integrar as dimensões humanas e as linguagens que se expressam no Cerrado, para as experienciar a partir da poética pela premissa conceitual da autopoiesis de Francisco Varela e de Humberto Maturana. Para tanto, tem-se, como guias, as comunidades tradicionais e os cientistas naturalistas do Cerrado.
Abstract: This work addresses the possibilities of reconnecting the relationship between humans and nature in order to promote a (re)generative reformulation of ways of thinking and acting. Through artistic process research, it seeks to answer how the experience of natural phenomenology, developed by Johann Wolfgang von Goethe at the end of the 18th century, contributes to understanding poiésis as a way of thinking. To this end, we consider the power of artistic languages to expand imaginaries, natural principles and the sensitive, poetic wisdom of traditional communities such as: Amerindians, Aborigines, Shintoists and, above all, those of the cerrado (sertanejos, geraizeiros, quilombolas, indigenous people, vazanteiros, caiçaras and veredeiros). At first, in addition to Goethe, we studied thinkers such as the pre-Socratics, Zen Buddhists and those inspired by Baruch Spinoza. The aim is to (re)integrate the human dimensions and languages that are expressed in the Cerrado, in order to experience them through poetics based on the conceptual premise of autopoiesis by Francisco Varela and Humberto Maturana. To this end, traditional communities and naturalist scientists from the Cerrado are used as guides.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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