Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Marcela Fonseca | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-07T17:26:56Z | - |
dc.date.available | 2025-01-07T17:26:56Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-07 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcela Fonseca. Contribuição do pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) no processo de assessoria/formação dos professores do Ensino Fundamental - anos iniciais em uma escola pública do distrito federal (2022-2024). 2024. 158 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51299 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho busca apresentar as intervenções realizadas pelo pedagogo da Equipe Especializada
de Apoio à Aprendizagem (EEAA) no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito
Federal (SEEDF) no processo de formação dos professores. Inicialmente trazemos a seguinte
problematização: Como as intervenções construídas pelo pedagogo da EEAA de
Assessoria/Formação coletiva aos Professores podem contribuir em uma escola pública do
Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Distrito Federal? Nesse sentido, o objetivo da
investigação nesta pesquisa fundamenta-se na análise das intervenções construídas pelo
pedagogo da EEAA de Assessoria/Formação coletiva aos Professores e como elas podem
contribuir no processo de ensino e aprendizagem na Escola Classe em que se realizou a
pesquisa, unidade pública que leciona anos iniciais do Ensino Fundamental no Distrito Federal.
O percurso metodológico contempla estudo de caso, observação das devolutivas da EEAA junto
aos professores em um conselho de classe, entrevista semiestruturada com o pedagogo da
Equipe, grupo focal com professores, revisão bibliográfica e análise documental da orientação
pedagógica que norteia a atuação da Equipe. A análise ancora-se na perspectiva da Pedagogia
Histórico-Crítica. O referencial teórico orientou a análise de documentos existentes na SEEDF
sobre o serviço da EEAA, a fim de permitir a compreensão das demandas do objeto de estudo.
Os eixos da pesquisa articulam-se com contribuições de autores referenciados, como Apple
(2006), André (2008), Bardin (1977), Creswell (2010), Cury (2018), Duarte (2016), Frigotto
(2010), Gamboa (2007), Gatti (2005), Imbernón (2011), Libâneo (1996), Sacristán (2000),
Saviani (2005, 2011), Silva (1999), Zahar (1993). Com base nos documentos da Secretaria de
Educação, o pedagogo da EEAA busca ações preventivas que contribuam no processo de ensino
e aprendizagem, que favoreçam o desenvolvimento do conhecimento com estratégias
colaborativas e que oportunizem a valorização das individualidades e potencialidades dos
estudantes. Como produto técnico, propomos uma Sequência Didática, apresentada por meio
de um e-book, contendo estratégias de ações da Assessoria/Formação da EEAA junto aos
professores, sob a égide da perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Contribuição do pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) no processo de assessoria/formação dos professores do Ensino Fundamental - anos iniciais em uma escola pública do Distrito Federal (2022-2024) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equipe especializada de apoio à aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The work seeks to present the interventions carried out by the pedagogue of the Learning
Support Specialization Team (EEAA) within the scope of the State Department of Education
of the Federal District (SEEDF) in the teacher training process. Initially, we raise the following
question: How can the interventions created by the EEAA pedagogue for Collective
Advice/Training for Teachers contribute and favor the teaching and learning process in a public
elementary school - Early Years in the Federal District? In this sense, the objective of the
investigation in this research is based on the analysis of the interventions constructed by the
EEAA pedagogue of Collective Advice/Training for Teachers and how they can contribute and
favor the teaching and learning process at Escola Classe 14, a public unit that teaches initial
years of Elementary School in the Federal District. The methodological path includes a case
study, observation of EEAA feedback with teachers in a class council, semi-structured
interview with the Team's pedagogue, focus group with teachers, bibliographic review and
documentary analysis of the pedagogical guidelines that guide the Team's actions. The analysis
is anchored in the perspective of Historical-Critical Pedagogy. The theoretical framework
guided the analysis of existing SEEDF documents about the EEAA service, in order to allow
understanding the demands of the object of study. The research axes are articulated with
contributions from referenced authors, such as Apple (2006), André (2008), Bardin (1977),
Creswell (2010), Cury (2018), Duarte (2016), Frigotto (2010), Gamboa (2007), Gatti (2005),
Imbernón (2011), Libâneo (1996), Sacristán (2000), Saviani (2005, 2011), Silva (1999), Zahar
(1993). Based on documents from the Department of Education, the EEAA pedagogue seeks
preventive actions that contribute to the teaching and learning process, that favor the
development of knowledge with collaborative strategies and that provide opportunities for
valuing students' individualities and potential. As a technical product, we propose a Didactic
Sequence, presented through an e-book, containing action strategies of the EEAA
Advisory/Training with teachers, under the auspices of the perspective of Historical-Critical
Pedagogy. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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