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MarcelaFonsecaSilva_DISSERT.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMachado, Liliane Campospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Marcela Fonsecapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-07T17:26:56Z-
dc.date.available2025-01-07T17:26:56Z-
dc.date.issued2025-01-07-
dc.date.submitted2024-05-23-
dc.identifier.citationSILVA, Marcela Fonseca. Contribuição do pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) no processo de assessoria/formação dos professores do Ensino Fundamental - anos iniciais em uma escola pública do distrito federal (2022-2024). 2024. 158 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51299-
dc.descriptionDissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho busca apresentar as intervenções realizadas pelo pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) no processo de formação dos professores. Inicialmente trazemos a seguinte problematização: Como as intervenções construídas pelo pedagogo da EEAA de Assessoria/Formação coletiva aos Professores podem contribuir em uma escola pública do Ensino Fundamental - Anos Iniciais do Distrito Federal? Nesse sentido, o objetivo da investigação nesta pesquisa fundamenta-se na análise das intervenções construídas pelo pedagogo da EEAA de Assessoria/Formação coletiva aos Professores e como elas podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem na Escola Classe em que se realizou a pesquisa, unidade pública que leciona anos iniciais do Ensino Fundamental no Distrito Federal. O percurso metodológico contempla estudo de caso, observação das devolutivas da EEAA junto aos professores em um conselho de classe, entrevista semiestruturada com o pedagogo da Equipe, grupo focal com professores, revisão bibliográfica e análise documental da orientação pedagógica que norteia a atuação da Equipe. A análise ancora-se na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. O referencial teórico orientou a análise de documentos existentes na SEEDF sobre o serviço da EEAA, a fim de permitir a compreensão das demandas do objeto de estudo. Os eixos da pesquisa articulam-se com contribuições de autores referenciados, como Apple (2006), André (2008), Bardin (1977), Creswell (2010), Cury (2018), Duarte (2016), Frigotto (2010), Gamboa (2007), Gatti (2005), Imbernón (2011), Libâneo (1996), Sacristán (2000), Saviani (2005, 2011), Silva (1999), Zahar (1993). Com base nos documentos da Secretaria de Educação, o pedagogo da EEAA busca ações preventivas que contribuam no processo de ensino e aprendizagem, que favoreçam o desenvolvimento do conhecimento com estratégias colaborativas e que oportunizem a valorização das individualidades e potencialidades dos estudantes. Como produto técnico, propomos uma Sequência Didática, apresentada por meio de um e-book, contendo estratégias de ações da Assessoria/Formação da EEAA junto aos professores, sob a égide da perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleContribuição do pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) no processo de assessoria/formação dos professores do Ensino Fundamental - anos iniciais em uma escola pública do Distrito Federal (2022-2024)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEquipe especializada de apoio à aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordPedagogospt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The work seeks to present the interventions carried out by the pedagogue of the Learning Support Specialization Team (EEAA) within the scope of the State Department of Education of the Federal District (SEEDF) in the teacher training process. Initially, we raise the following question: How can the interventions created by the EEAA pedagogue for Collective Advice/Training for Teachers contribute and favor the teaching and learning process in a public elementary school - Early Years in the Federal District? In this sense, the objective of the investigation in this research is based on the analysis of the interventions constructed by the EEAA pedagogue of Collective Advice/Training for Teachers and how they can contribute and favor the teaching and learning process at Escola Classe 14, a public unit that teaches initial years of Elementary School in the Federal District. The methodological path includes a case study, observation of EEAA feedback with teachers in a class council, semi-structured interview with the Team's pedagogue, focus group with teachers, bibliographic review and documentary analysis of the pedagogical guidelines that guide the Team's actions. The analysis is anchored in the perspective of Historical-Critical Pedagogy. The theoretical framework guided the analysis of existing SEEDF documents about the EEAA service, in order to allow understanding the demands of the object of study. The research axes are articulated with contributions from referenced authors, such as Apple (2006), André (2008), Bardin (1977), Creswell (2010), Cury (2018), Duarte (2016), Frigotto (2010), Gamboa (2007), Gatti (2005), Imbernón (2011), Libâneo (1996), Sacristán (2000), Saviani (2005, 2011), Silva (1999), Zahar (1993). Based on documents from the Department of Education, the EEAA pedagogue seeks preventive actions that contribute to the teaching and learning process, that favor the development of knowledge with collaborative strategies and that provide opportunities for valuing students' individualities and potential. As a technical product, we propose a Didactic Sequence, presented through an e-book, containing action strategies of the EEAA Advisory/Training with teachers, under the auspices of the perspective of Historical-Critical Pedagogy.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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