Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fernandez, Yamilka Rabasa | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Pollyana Pires Aranha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-06T19:59:27Z | - |
dc.date.available | 2025-01-06T19:59:27Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Pollyana Pires Aranha. A cultura do aluno no livro didático cercanía joven: uma contribuição multirrede-discursiva para o ensino-aprendizagem de Espanhol. 2023. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51289 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Globalização é um fenômeno de proporções mundiais que facilita e reforça os encontros
culturais, os quais não estão isentos de conflitos (Rodrigues; Rabasa, 2023). Hoje esses
encontros são mais evidentes na sala de aula de línguas, daí a necessidade de se considerar
as culturas presentes na mesma, cuja abordagem às vezes segue uma pauta eurocentrada e se
sustenta na invisibilidade das relações de poder que atravessam a sociedade, o discurso
pedagógico e os materiais didáticos. A visão de educação com que estou comprometida se
volta para a formação do cidadão crítico e para a libertação das consciências ao dar voz às
culturas silenciadas, dentre elas, as culturas dos estudantes. Movida por uma postura
interculturalmente crítica e decolonial (Walsh, 2010; Matos, 2020) e em diálogo com a
Proposta Multirrede-Discursiva (MR-D) de Serrani ([2005]2010, 2014, 2020), de ancoragem
discursiva e que preza pelo estabelecimento de pontes culturais, me proponho como objetivos:
1) analisar os conteúdos culturais de um capítulo da coleção Cercanía Joven (Coimbra;
Chaves, 2016), no intuito de verificar como levam em conta a cultura do aprendiz na
experiência de ensino-aprendizagem de espanhol para uma formação intercultural crítica, e 2)
propor uma complementação às atividades desse livro didático no sentido de trabalhar com a
cultura do aluno em aula de língua espanhola. Para dar resposta a esses objetivos, desenvolvo
uma pesquisa qualitativa de tipo analítico-documental (Lüdke; André, 1986 e Sá-Silva et al.,
2009) e mobilizo na análise os componentes Intercultural e de Práticas de Linguage(ns) em
Oficinas Multirrede-Discursivas, da referida Proposta MR-D. Observei queo Cercanía Joven
leva em conta a cultura do aluno, mas cada contexto de ensino precisa de ajustes e
reformulações, e aqui discuto uma proposta nesse sentido. Espero que tanto a análise criteriosa
do capítulo, como as discussões e propostas encetadas ofereçam um caminho promissor para
o docente na sua relação com o livro didático e o planejamento de materiais. O capítulo
selecionado aborda a cultura nacional e propõe atividades que privilegiam a voz do aprendiz
e a construção identitária no que diz respeito à sua visão de mundo e à sua realidade. Seguindo
esse viés, a complementação, nos moldes multirrede-discursivos, utilizou a cultura do aluno
e suas vivências como ponto de partida para a aprendizagem da língua espanhola por meio da
temática da identidade negra, a partir de uma proposta Suleada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A cultura do aluno no livro didático cercanía joven : uma contribuição multirrede-discursiva para o ensino-aprendizagem de Espanhol | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos - linguagem e línguas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua espanhola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes - cultura | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Globalization is a worldwide phenomenon that facilitates and reinforces cultural encounters,
which are not free from conflict (Rodrigues; Rabasa, 2023). Today such encounters are more
evident in the language classroom, hence the need to consider the cultures present there, the
approach of which sometimes follows a Eurocentric agenda, and is based on the invisibility
of power relations that permeate society, the pedagogical discourse and teaching materials.
The vision of education to which I am committed focuses on the formation of discerning
citizens and on the liberation of consciences by giving voice to otherwise silenced cultures,
among them, the very cultures of the students. Driven by an interculturally critical and
decolonial stance (Walsh, 2010; Matos, 2020) and in dialogue with Serrani's Discursivemultinetwork Proposal (MR-D) ([2005]2010, 2014, 2020) of discursive anchoring, which
values the establishment of cultural bridges, I propose the followingobjectives: 1) analyze the
cultural contents of a chapter of the Cercanía Joven collection (Coimbra; Chaves, 2016), in
order to verify whether (and how) they take into account the learner's culture in the experience
of Spanish teaching-learning for a critical intercultural formation, and 2) recommend a
complement to the activities in this textbook in order to work with the student's culture in
Spanish language classes. So as to respond to these objectives, I develop an analyticaldocumentary qualitative survey (Lüdke; André, 1986 and Sá-Silva et al., 2009), and mobilize,
in the analysis, the Intercultural and Language Practice components of the referred MR-D
proposal in Discursive Multi-Network Workshops. I haveobserved that Cercanía Joven takes
into account the student's culture, but each teaching context needs adjustments and
reformulations, and here I discuss a proposal in this regard. I hope that the careful analysis of
the chapter, as well as the discussions and proposals initiated will offer a promising path for
teachers in their relationship with the textbook and the planning of materials. The selected
chapter addresses the national culture and proposes activities that privilege the learners' voice
and the construction of identity with regard to their view of the world and reality. Following
this approach, the complementation, in a discursive-multinetwork model, uses the students'
culture and their experiences as a starting point for learning the Spanish language by means
of the theme of black identity, based on a Suleada proposal. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La globalización es un fenómeno mundial que facilita y refuerza los encuentros culturales, que
no están exentos de conflictos (Rodrigues; Rabasa, 2023). Hoy en día estos encuentrosson
más evidentes en el aula de idiomas, de ahí la necesidad de considerar las culturas presentes en
el aula, cuyo enfoque a veces sigue una agenda eurocéntrica y se sustenta en la invisibilidad de
las relaciones de poder que impregnan la sociedad, el discurso pedagógico y los materiales
didácticos. La visión de la educación con la que estoy comprometida se centra en la formación
de ciudadanos críticos y en la liberación de las conciencias dando voz a las culturas silenciadas,
entre ellas la de los estudiantes. Motivada por una postura interculturalmente crítica y
decolonial (Walsh, 2010; Matos, 2020) y en diálogo con laPropuesta Multired-Discursiva (MRD) de Serrani ([2005]2010, 2014, 2020), que tiene un anclaje discursivo y valora el
establecimiento de puentes culturales, me planteo los siguientes objetivos 1) analizar el
contenido cultural de un capítulo de la colección Cercanía Joven (Coimbra; Chaves, 2016),
para comprobar como tienen en cuenta la cultura del alumno en la experiencia de enseñanzaaprendizaje del español para la formación intercultural crítica, y 2) proponer un complemento
a las actividades de este libro de texto para trabajar con la cultura del aprendiz en el aula de
español. Para cumplir estos objetivos, he llevado a cabo una investigación cualitativa analíticodocumental (Lüdke; André, 1986 y Sá-Silva et al., 2009) y he movilizado en mi análisis los
componentes Prácticas Interculturales y Prácticas Lingüísticas en Talleres MultiredDiscursivos de la citada Propuesta MR-D. He observado que el Cercanía Joven tiene en cuenta
la cultura del estudiante, pero cada contexto deenseñanza requiere ajustes y reformulaciones, y
aquí discuto una propuesta en esta línea. Espero que tanto el minucioso análisis del capítulo
como las discusiones y propuestas planteadas ofrezcan un camino prometedor a los profesores
en su relación con el libro de texto y en la planificación de los materiales. El capítulo
seleccionado trata de la cultura nacional y propone actividades que favorecen la voz del alumno
y la construcción de su identidad en términos de su visión de mundo y su realidad. En esta línea
de pensamiento, la complementación, en la perspectiva multired-discursiva, utilizó la cultura y
las vivencias del alumno como punto de partida para el aprendizaje del español a través del
tema de laidentidad negra, a partir de una propuesta de Suleada. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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