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ARTIGO_SocializacaoPoliticaJovens.pdf529,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorSevero, Ricardo Gonçalves-
dc.contributor.authorWeller, Wivian-
dc.date.accessioned2025-01-06T15:55:56Z-
dc.date.available2025-01-06T15:55:56Z-
dc.date.issued2023-06-05-
dc.identifier.citationSEVERO, Ricardo Gonçalves; WELLER, Wivian. Socialização política de jovens no ensino médio. Revista Cocar, [S. l.], v.18, n.36, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5758. Acesso em: 06 jan. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51281-
dc.description.abstractO artigo analisa a relevância do ambiente escolar nos processos de socialização política e de construção de um ethos democrático entre estudantes do ensino médio. Com esse objetivo, realizou-se um estudo comparado entre as redes de ensino estadual, federal e privada do ensino médio, que teve como base a aplicação de um survey junto a 2.169 estudantes de 19 escolas localizadas em três municípios do Rio Grande do Sul. Os resultados da pesquisa revelam a centralidade do ambiente escolar no processo de socialização política dos jovens em todas as redes de ensino. No entanto, quando analisadas separadamente, observam-se diferenças significativas entre as redes no que diz respeito ao interesse pelo debate e participação política. A rede federal de ensino apresenta índices mais elevados em relação ao tema, enquanto a rede estadual apresenta os índices mais baixos nos mesmos quesitos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da UEPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSocialização política de jovens no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativePolitical socialization of young people in high schoolpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSocialização políticapt_BR
dc.subject.keywordJuventudept_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.rights.licenseA Revista COCAR esta Licenciada com Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. (CC BY). Fonte: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5758. Acesso em: 06 jan. 2025.pt_BR
dc.description.abstract1The article analyzes the school environment importance in the processes of political socialization and the construction of a democratic ethos among high school students. To this end, a comparative study between state, federal, and private high school networks was conducted, based on the application of a survey to 2,169 students from 19 schools located in three municipalities of Rio Grande do Sul. The research results reveal the centrality of the school environment in the process of political socialization of young people in all education networks. However, when analyzed separately, significant differences are observed among the networks with regard to interest in political debate and participation. The federal network shows higher indexes in relation to the theme, while the state network shows the lowest indexes in the same items.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8413-7159pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1450-2004pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade Federal do Rio Grandept_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
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