Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Severo, Ricardo Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Weller, Wivian | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-06T15:55:56Z | - |
dc.date.available | 2025-01-06T15:55:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-05 | - |
dc.identifier.citation | SEVERO, Ricardo Gonçalves; WELLER, Wivian. Socialização política de jovens no ensino médio. Revista Cocar, [S. l.], v.18, n.36, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5758. Acesso em: 06 jan. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51281 | - |
dc.description.abstract | O artigo analisa a relevância do ambiente escolar nos processos de socialização política e de
construção de um ethos democrático entre estudantes do ensino médio. Com esse objetivo,
realizou-se um estudo comparado entre as redes de ensino estadual, federal e privada do ensino
médio, que teve como base a aplicação de um survey junto a 2.169 estudantes de 19 escolas
localizadas em três municípios do Rio Grande do Sul. Os resultados da pesquisa revelam a
centralidade do ambiente escolar no processo de socialização política dos jovens em todas as redes
de ensino. No entanto, quando analisadas separadamente, observam-se diferenças significativas
entre as redes no que diz respeito ao interesse pelo debate e participação política. A rede federal de
ensino apresenta índices mais elevados em relação ao tema, enquanto a rede estadual apresenta os
índices mais baixos nos mesmos quesitos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Socialização política de jovens no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Political socialization of young people in high school | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Socialização política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Juventude | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.rights.license | A Revista COCAR esta Licenciada com Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. (CC BY). Fonte: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5758. Acesso em: 06 jan. 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The article analyzes the school environment importance in the processes of political socialization
and the construction of a democratic ethos among high school students. To this end, a comparative
study between state, federal, and private high school networks was conducted, based on the
application of a survey to 2,169 students from 19 schools located in three municipalities of Rio
Grande do Sul. The research results reveal the centrality of the school environment in the process of
political socialization of young people in all education networks. However, when analyzed
separately, significant differences are observed among the networks with regard to interest in
political debate and participation. The federal network shows higher indexes in relation to the
theme, while the state network shows the lowest indexes in the same items. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8413-7159 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-1450-2004 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade Federal do Rio Grande | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
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