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Título: O Ensino Superior chinês no contexto da globalização
Autor(es): Luz, Victor Junqueira
Orientador(es): Martins, Carlos Benedito de Campos
Assunto: Globalização
China - educação
Ensino superior
Educação superior
Data de publicação: 27-Dez-2024
Referência: LUZ, Victor Junqueira. O Ensino Superior chinês no contexto da globalização. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A presente dissertação de mestrado realizou uma análise das transformações no ensino superior chinês durante o período de 2000 a 2020, inserindo e analisando essas mudanças no contexto da globalização do ensino superior. Neste cenário, destaca-se a rápida expansão do sistema de ensino superior na China, que passou por uma transformação significativa adotando um modelo massificado no acesso ao ensino e elitizado, no acesso ao ensino de qualidade de padrão mundial. Desta forma, o presente trabalho realiza uma análise da ascensão de algumas universidades chinesas nos rankings globais de classificação internacional, indicando uma busca pelo destaque internacional por parte de algumas universidades selecionadas. Para tanto, a presente dissertação examina as políticas governamentais implementadas para impulsionar o ensino superior na China, com ênfase nos planos estratégicos 211 e 985. Diferenciando-se dos modelos adotados por países ocidentais, como por exemplo nos Estados Unidos e na Inglaterra, o governo chinês adotou uma abordagem "top-down", impondo políticas de cima para baixo e concentrando investimentos em um grupo selecionado de universidades. Essas instituições, conhecidas como C9, foram alvo de investimentos visando alcançar o status de universidades de padrão mundial, alinhando-se com modelos de sucesso em países ocidentais. O estudo conclui que a China foi capaz de incrementar sua produção bem como a classificação, nos rankings internacionais, de algumas de suas universidades selecionadas. Porém, conclui, também, que estas instituições não foram capazes de atingir o status de padrão mundial que almejavam, uma vez que ainda enfrentam o problema da falta de liberdade acadêmica, pressuposto de uma universidade de padrão mundial.
Abstract: The present master's dissertation conducted an in-depth analysis of the transformations in Chinese higher education from 2000 to 2020, examining and contextualizing these changes within the framework of global higher education. In this scenario, the rapid expansion of the higher education system in China stands out, undergoing a significant transformation by adopting a massified model for access to education while maintaining an elitist approach to accessing world-class quality education. This work analyzes the ascent of some Chinese universities in global international rankings, indicating a pursuit of international prominence by selected institutions. To achieve this, the dissertation examines government policies implemented to boost higher education in China, with a focus on the strategic plans 211 and 985. Diverging from the autonomous models adopted by Western countries, such as the United States and England, the Chinese government employed a "top-down" approach, imposing policies from the top and concentrating investments in a selected group of universities. These institutions, known as the C9, were the target of massive investments to attain the status of world-class universities, aligning with successful models in Western countries. The study concludes that China has been successful in increasing production and the international ranking of some selected universities. However, it also suggests that these institutions have not been able to achieve the status of a world-class university they aspired to, as they still face issues related to the lack of academic freedom, a prerequisite for a world-class university.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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