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SaskiaVossenaarBrito_DISSERT.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPorto, Juliana Barreirospt_BR
dc.contributor.authorBrito, Sáskia Vossenaarpt_BR
dc.date.accessioned2024-12-27T14:39:44Z-
dc.date.available2024-12-27T14:39:44Z-
dc.date.issued2024-12-27-
dc.date.submitted2024-05-29-
dc.identifier.citationBRITO, Sáskia Vossenaar. Redesenho do trabalho de aproximação e evitação: evidências de validade da escala, desenvolvimento e teste de uma intervenção. 2024. 151 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51260-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral desta dissertação foi contribuir para aplicação no Brasil da perspectiva teórica de aproximação-evitação de redesenho do trabalho. Para tanto, o Artigo 1 teve como objetivo adaptar e coletar evidências iniciais de validade da Escala de Redesenho do Trabalho de Aproximação-Evitação (ERTAE), que une as duas principais perspectivas teóricas. Foram conduzidas as etapas de tradução e adaptação, coleta de evidências de validade interna e por meio de comparações com medidas externas. Participaram 260 trabalhadores. Diferindo da teoria subjacente de 8 fatores, a análise fatorial exploratória resultou em uma estrutura bifatorial: Aproximação (α = 0,88) e Evitação (α = 0,82), com 33 itens. A nova escala apresentou evidências de validade convergente e de critério. A dimensão Aproximação correlacionou-se positivamente com engajamento (r = 0,56) e desempenho (r = 0,51), enquanto Evitação não demonstrou associações significativas com os resultados. O Artigo 2 teve como objetivo desenvolver e testar uma nova intervenção de acordo com a perspectiva teórica de aproximação-evitação. Participantes foram convidados a pensar em como aumentar recursos e reduzir demandas tendo como base cada dimensão da teoria seminal (tarefas, relações, percepção). Visou-se aumentar comportamentos de aproximação, engajamento e desempenho e diminuir comportamentos de evitação em três sessões, totalizando 6 horas. O grupo intervenção foi composto por 25 trabalhadores e o controle por 27. A coleta ocorreu em três tempos. Após a intervenção, não houve aumento significativo em nenhuma das variáveis. No entanto, as avaliações de reação foram positivas, sugerindo que melhorias podem ser implementadas, como maior tempo de intervenção.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRedesenho do trabalho de aproximação e evitação: evidências de validade da escala, desenvolvimento e teste de uma intervençãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRedesenho do trabalhopt_BR
dc.subject.keywordRedesenho de aproximaçãopt_BR
dc.subject.keywordRedesenho de evitaçãopt_BR
dc.subject.keywordValidação de escalapt_BR
dc.subject.keywordIntervenção organizacionalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The overarching goal of this dissertation is to contribute to the application of the approachavoidance job crafting theoretical perspective within the Brazilian context. Paper 1 aimed to adapt and collect initial validity evidence of the Approach-Avoidance Job Crafting Scale, which unites the two main theoretical perspectives. The phases of translation and adaptation were carried out, along with the collection of internal validity evidence and comparisons with external measures. 260 workers participated. Unlike the subjacent 8-factor theory, findings from exploratory factor analysis demonstrated that the most suitable structure was composed of two factors (α = .82 for Avoidance and α = .88 for Approach) and 33 items. The new scale showed evidence of convergent and criterion validity. Approach crafting was positively correlated with engagement (r = .56) and performance (r = .51), while Avoidance did not show a significant association with the outcomes. Paper 2 aimed to develop and test a new intervention based on approach-avoidance job crafting theoretical perspective. Participants were invited to think about how to increase resources and reduce demands based on each dimension of the seminal theory (tasks, relationships, perception). The purpose was to increase approach crafting behaviors, engagement and job performance and decrease avoidance crafting. The intervention group had 25 workers, while the control group had 27. There were three sessions, totaling 6 hours. Measurements took place in three stages. The intervention did not significantly change any variables. However, evaluations of the course were positive, indicating that improvements can be effective, such as longer intervention times.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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