Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Laros, Jacob Arie | pt_BR |
dc.contributor.author | Azevêdo, Joelson Severo dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-27T14:39:42Z | - |
dc.date.available | 2024-12-27T14:39:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-27 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-27 | - |
dc.identifier.citation | AZEVÊDO, Joelson Severo dos Santos. Análise de diagnóstico cognitivo dos concluintes do Ensino Médio utilizando o ENEM. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51254 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação é essencial para o progresso social, capacitando alunos com habilidades vitais
para seu desenvolvimento e sucesso. A transição do ensino médio para o superior é um marco
importante, refletindo as competências adquiridas pelos alunos e sua preparação para desafios
acadêmicos e sociais. Este estudo investigou em que medida o ensino médio prepara
adequadamente os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), considerando a
influência de fatores socioeconômicos no desempenho dos estudantes. Utilizando o modelo de
diagnóstico cognitivo Generalized Deterministic Inputs, Noisy "And" Gate Model (GDINA), o estudo
identificou uma discrepância entre as competências esperadas pelo ENEM e as habilidades
efetivamente desenvolvidas pelos estudantes ao final do ensino médio, particularmente em
participantes de baixa renda. Este estudo utilizou o questionário socioeconômico do ENEM para criar
uma medida de nível socioeconômico, analisando diferenças de aprendizado entre grupos. Após a
Análise Fatorial Exploratória (AFE) e a exclusão de itens com baixas cargas fatoriais, uma Análise
Fatorial Confirmatória (AFC) confirmou a estrutura fatorial, com índices de ajuste satisfatórios (CFI =
0,980, TLI = 0,978, RMSEA = 0,067 e SRMR = 0,068). O instrumento contendo 23 itens apresentou um
coeficiente de fidedignidade (λ2) de 0,91. Os escores fatoriais gerados foram usados para categorizar
candidatos em quartis socioeconômicos, revelando diferenças substanciais de aprendizado entre os
níveis mais altos e mais baixos. Em geral, a pesquisa revelou correlações muito altas entre as
competências, indicando unidimensionalidade das áreas do conhecimento avaliadas. Entretanto, a
segunda competência de Ciências da Natureza (CN2) merece uma investigação adicional devido às
suas baixas correlações com as demais competências de área. Além disso, o estudo apontou que a
escolha da língua estrangeira no ENEM está associada à probabilidade de domínio das competências,
com variações notáveis baseadas no nível socioeconômico. Mais ainda, de um modo geral, o estudo
concluiu que os estudantes demonstram uma maior probabilidade de dominar competências nas
áreas de Ciências Humanas e Linguagens, em comparação com as competências associadas às
Ciências Exatas. Por fim, os resultados indicaram um bom ajuste do modelo GDINA, que se mostrou
eficaz para avaliar o domínio de competências dos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise de diagnóstico cognitivo dos concluintes do Ensino Médio utilizando o ENEM | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diagnóstico cognitivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | ENEM | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competências Educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Nível Socioeconômico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Competências cognitivas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise socioeconômica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Education is essential for social progress, equipping students with skills vital to their
development and success. The transition from secondary to higher education is an important
milestone, reflecting the skills acquired by students and their preparation for academic and social
challenges. This study investigated the extent to which secondary education adequately prepares
students for the National Secondary Education Examination (ENEM), considering the influence of
socioeconomic factors on student performance. Using the Generalized Deterministic Inputs, Noisy
"And" Gate Model (GDINA) cognitive diagnostic model, the study identified a discrepancy between
the skills expected by ENEM and the skills actually developed by students at the end of high school,
particularly in low-income participants. This study used the ENEM socioeconomic questionnaire to
create a measure of socioeconomic level, analyzing differences in learning between groups. After
applying an Exploratory Factor Analysis (EFA) and excluding items with low factor loadings, a
Confirmatory Factor Analysis (CFA) confirmed the unidimensional factor structure, with satisfactory
fit indices (CFI = 0.980, TLI = 0.978, RMSEA = 0.067 and SRMR = 0.068). The instrument consisting of
23 items presented a reliability coefficient (λ2) of 0.91. The factor scores generated were used to
categorize candidates into socioeconomic quartiles, revealing substantial differences in learning
between the highest and lowest levels. In general, the research revealed very high correlations
between competencies, indicating unidimensionality of the areas of knowledge assessed. However,
the second Natural Sciences competency (CN2) deserves additional investigation due to its low
correlations with the other area competencies. Furthermore, the study points out that the choice of
a foreign language in ENEM is associated with the probability of mastering the skills, with notable
variations based on socioeconomic level. Furthermore, in general, the study concluded that students
demonstrate a greater probability of mastering skills in the areas of Human Sciences and Languages,
compared to skills associated with Exact Sciences. Finally, the results indicated a good adjustment of
the GDINA model, which proved to be effective in assessing students' mastery of skills. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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