Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Abbad, Gardênia da Silva | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Sérgio Ricardo de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-20T16:23:47Z | - |
dc.date.available | 2024-12-20T16:23:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-25 | - |
dc.identifier.citation | TORLIG, Sérgio Ricardo de Castro. Training contribution to organizational innovation. 2022. 299 f., il. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51236 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta tese é analisar a contribuição das atividades de treinamento para a inovação
organizacional. A tese está estruturada em quatro estudos sequenciais apresentados como
artigos interdependentes. O Estudo 1 objetiva propor uma agenda de pesquisa sobre como os
treinamentos contribuem para a inovação organizacional com base em lacunas do estado do
conhecimento. O Estudo 2 propõe um framework teórico-metodológico sobre a contribuição de
treinamento para inovação organizacional. Propõe-se um modelo conceitual e um referencial
teórico-metodológico. O Estudo 3 objetiva descrever um programa de inovação organizacional
para avaliar o quanto seu componente de treinamento tem características de desenho e entrega
favoráveis à transferência de aprendizagem relacionada à inovação. Foram identificados
indicadores de efeitos, componentes do programa e relações estabelecidas. As características
do desenho e entrega do treinamento prepararam os treinandos para melhorar efetivamente os
processos. O Estudo 4 objetiva relatar o desenvolvimento, evidências de validade psicométrica
e discriminante, e confiabilidade da escala Training Contribution to Organizational Innovation
in Public Sector (TCOIPS). Análises fatoriais descritivas, de confiabilidade, exploratórias e
confirmatórias foram realizadas para obter uma estrutura empírica unifatorial construída para
avaliar o grau de contribuição do treinamento para o desenvolvimento de habilidades
individuais de inovação organizacional. A TCOIPS apresentou evidências de validade e pode
ser utilizada para identificar o desenvolvimento de habilidades relacionadas à inovação
organizacional e compreender a contribuição do treinamento para os resultados da inovação nas
organizações do Setor Público. Esta tese avalia os resultados da inovação organizacional de
forma inovadora e avança na literatura ao propor a escala TCOIPS para avaliar a contribuição
do treinamento para a inovação por meio do desenvolvimento de habilidades específicas. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Training contribution to organizational innovation | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação organizacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processos - inovação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Treinamento - efetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenho instrucional - avaliação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This main goal of this thesis is to analyze the contribution of training activities to organizational
innovation. This thesis is structured in four sequential studies presented as interdependent
articles. Study 1 aims to propose a research agenda about how training contribute to
organizational innovation, based on an integrative and systematic literature review. New
research avenues based on state of knowledge research gaps are presented. Study 2 aims to
propose a theoretical methodological framework about training contribution to organizational
innovation. It is proposed a conceptual model and a theoretical methodological framework.
Study 3 aims to describe an organizational innovation program to evaluate how much its
training component has design and delivery characteristics favorable to innovation related
transfer of learning. Effects indicators, program components and established relationships were
identified. Training component design and delivery characteristics prepared training
participants to effectively improve processes. Study 4 aimed to report development,
psychometric and discriminant validity evidence, and reliability of the Training Contribution
to Organizational Innovation in Public Sector (TCOIPS) scale. Descriptive, reliability,
exploratory, and confirmatory factorial analysis were conducted to obtain a one-factor
empirical structure constructed to assess the degree of training contribution to the development
of organizational innovation individual skills in public sector. TCOIPS presented validity
evidence and can be used to identify the development of organizational innovation-related skills
and understand the contribution of training to innovation results. This thesis evaluates
organizational innovation outcomes in an innovative way and advances literature as it proposes
the use of TCOIPS scale to assess the contribution of training to innovation through the
development of specific individual skills. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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